segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividades Artes 9 A, prof. Vanessa Bracci


Roteiro de Estudo: E.E. Célia Keiko




. Dias 04/05 a 08/05


. Disciplina: Artes
. Professor: Vanessa Bracci
. Ano/série/turma: 9 A
. Período: Manhã


. Atividade: Desafio: O Silêncio não existe, tente encontra lo.
A) Evite produzir qualquer tipo de som e simplesmente percebam tudo que puderem ouvir durante 2 ou 3 minutos;
B) Esgotado o tempo, você deverá anotar no seu caderno os sons ouvidos;
C) Liste os sons relatados. Podendo eliminar o máximo de sons internos, ou seja, sons que possam ser controlados por vc. Por exemplo, se ouvem o ventilador, o que acontece se desligarmos? E se fechar a porta? Paramos de bater os pés? Respirarmos suavemente? Ao interromper algum som na sua sala, quarto..., podem ouvir novos sons antes imperceptíveis no ambiente externo? Repita a experiência. Os sons ouvidos são música? Relacione o conceito de organização de sons e intencionalidade musical e veja o vídeo:
A partitura de John Cage contém três movimentos. Após a entrada no palco e os aplausos, o músico deve colocar se em posição de execução e permanecer assim durante toda a duração da obra (quatro minutos e trinta e três segundos). Nesta peça o executante senta se diante do piano e toca notas silenciosas. O objetivo é problematizar a noção de música, a expectativa do som do instrumento que abre o canal tradicional da audição para ouvir os sons do mundo. Reflita: isso é música? Qual foi a intenção do compositor?
D) Para exemplificar o conceito de ruído, vocês vão interferir com seus próprios sons na paisagem sonora ouvida. Por exemplo, façam barulho ao mesmo tempo coloquem música, amassem papel entre outros ruídos, mas tudo ao mesmo tempo. Vocês conseguem compreender o significado do que dizem? Quantos sons suaves e naturais deixamos de ouvir no momento em que ouvimos sons fortes e tecnológicos? Reflitam e anotem em seus cadernos, sobre o momento do silêncio. Quando o professor pede silêncio, a aula é prejudicada? Interessa a noção de ruído como algo que atrapalha a intenção sonora de um determinado momento. Se um aluno arrasta a cadeira enquanto alguém fala é um ruído? O som da cadeira arrastada é necessariamente ruído ou pode ser musical?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...