segunda-feira, 4 de maio de 2020

Roteiro de atividadas - Módulo 3 - Ciências - 9°Ano -




Roteiro de atividades - Módulo 3 - Ciências - 9° Ano.
Escola:_________________________________________________________.
Pindamonhangaba,___________________________________________2020.
Nome:_________________________________ Nº______ Série: 9º Ano_____.
Profª: Sonia Harada

#Cronograma de estudo: 04/05 a 09/05/2020.

#Fonte de estudo: Pesquisar no caderno e Internet.

#Habilidade: Interpretar texto com o auxilio de recursos gráficos visuais.
#(EF09CI03)- Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo.

Modelos atômicos - Brasil Escola

# Exercício de Revisão: O aluno deverá realizar no primeiro momento uma leitura atenciosa e minuciosa do roteiro de atividades e depois responder a questões.


1. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
d) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.


2. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton.                    II. Thomson.                         III. Rutherford.

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.





O ÁTOMO – Modelos atômicos – Vamos Falar de Química


3. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):      # Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa.
b) contém as partículas de carga elétrica positiva.
c) contém nêutrons.
d) concentra praticamente toda a massa do átomo.

4. Com relação aos átomos abaixo:
21X50           22Y50           21R49

Podemos afirmar que:

a) Y e R são isótopos.         b) X e R são isóbaros.
c) X e R são isótonos.         d) X e R são isótopos.


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5. Considere a tabela a seguir, que fornece características de cinco átomos (I, II, III, IV e V).
https://static.mundoeducacao.bol.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/tabela-de-atomos.jpg

São isótopos entre si os átomos
a) I e I I.              b) I I. e III.               c) I, I I. e III.               d) III e IV.

6. Os elementos      1840Ar        1940K     2040Ca    são:

a) isótopos.         b) alótropos.               c) isóbaros.                    d) isótonos.

7.  São definidas quatro espécies de átomos neutros em termos de partículas nucleares:

Átomo I   – possui 18 prótons e 21 nêutrons
Átomo II  – possui 19 prótons e 20 nêutrons
Átomo III – possui 20 prótons e 19 nêutrons
Átomo IV – possui 20 prótons e 20 nêutrons

Pode-se concluir que:
a) os átomos III e IV são isóbaros;
b) os átomos II e III são isoeletrônicos;
c) os átomos II e IV são isótopos;
d) os átomos II e III possuem o mesmo número de massa.

8. Os isótopos https://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/isot,i16.gif possuem respectivamente os seguintes números de nêutrons:

a)  8, 8, 8.           b)  8, 9, 10.              c)  16, 17, 18.                d)  24, 25, 26.














Átomo | Diagrama de linus, Aulas de química e Diagrama de pauling


9. Assinale a afirmativa correta em relação aos átomos neutros : 8O16 8O17.

a) são isóbaros.b) 8O17 tem um elétron a mais que 8O16 .
c) O17tem um próton a mais que 8O16 .d) são isótopos.


10. 8 - Dados os átomos: 

26X5424Y5426Z5225W5524T52, são isótopos:       

a) X e Z; Y e T           b) X e Z; Y e W           c) X e Z; X e Y               d) Y e T; Z e W 

# IMPORTANTE:O aluno deverá fotografar as atividades realizadas e colocar no whatsapp.(o gabarito). Para ser avaliado e pontuado. Obrigada!!!!

Substâncias Químicas Puras e Misturadas | Simples e Compostas



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