terça-feira, 12 de maio de 2020

Roteiro de atividades - Propagação de calor -7°ano- Ciências -




Escola:_________________________________________________________.
Pindamonhangaba,___________________________________________2020.
Nome:_________________________________ Nº______ Série: 7º Ano_____.
Profª: Sonia Harada    
                                               
#Cronograma de estudo: 11/05 a 15/05/2020.

#Fonte de estudo: Pesquisar no caderno e Internet.

#Habilidades: Interpretar texto com o auxilio de recursos gráficos visuais.
#(EF07CI04) – Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
#(EF07CI05) – Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências ambientais causadas pela produção e uso desses materiais e máquinas.

# - Equilíbrio Térmico -
 *O equilíbrio térmico, também chamado de equilíbrio termodinâmico, é quando dois corpos ou substâncias atingem a mesma temperatura.
Este conceito da termodinâmica está relacionado com a transferência de calor espontânea (energia térmica) que ocorre entre dois corpos em contato.
Nesse processo, o corpo mais quente transfere calor para o corpo mais frio até que ambos tenham a mesma temperatura.
Descrição: Esquema de Equilíbrio Térmico


# Esquema da transferência de calor -


A troca de energia entre dois corpos (energia calorífica) resulta na perda de energia térmica do corpo mais quente e no ganho de energia do corpo mais frio.

*Como exemplo, podemos citar a mistura de café quente com leite frio. Ainda que tenham temperaturas iniciais distintas, em pouco tempo o corpo mais quente (café) transfere energia térmica para o mais frio (leite). Assim, a mistura fica morna, resultado do equilíbrio térmico.









Supondo que o café estava a 50 °C e o leite a 20 °C, o equilíbrio térmico é atingido quando ambos estão com 35 °C.

Descrição: Equilíbrio Térmico

#Propagação de Calor -
Importante salientar que calor é a troca de energia e sua transferência pode ocorrer de três maneiras:

*Condução térmica: aumento da energia cinética;

*Convecção térmica: criação de correntes de convecção;

*Irradiação térmica: por meio de ondas eletromagnéticas.
Descrição: Propagação de Calor



#Equilíbrio térmico e vida na Terra -

equilíbrio térmico tem um papel fundamental na vida terrestre. Sem a presença dos gases estufa na atmosfera terrestre, grande parte da radiação térmica do planeta o deixaria, propagando-se para o espaço. Com o passar do tempo, isso causaria um grande resfriamento em todo o planeta, fazendo com que os oceanos congelassem-se com o passar do tempo.







Além disso, os oceanos têm um papel fundamental no equilíbrio térmico do planeta. Em virtude de sua grande massa e calor específico, os oceanos são dotados de uma enorme capacidade térmica, isto é, precisam receber enormes quantidades de calor para ter a sua temperatura alterada. Por esse motivo, são capazes de regular de maneira muito eficiente a temperatura do planeta. Regiões distantes dos oceanos e com pouca água costumam apresentar grandes amplitudes térmicas, como no caso dos desertos, que são extremamente quentes durante o dia e congelantes durante a noite.

Portanto, o equilíbrio térmico é um processo de fundamental importância para a manutenção dos processos físicos, químicos e biológicos do planeta e, dessa maneira, imprescindível para a existência da vida na Terra.

# Responda as questões abaixo:

1.Considere as afirmações a seguir:

I. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma quantidade de calor.
II. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, ambos possuem a mesma temperatura.
III. Calor é transferência de temperatura de um corpo para outro.
IV. Calor é uma forma de energia em trânsito.

Das afirmações acima, pode-se dizer que:
a) I, II, III e IV são corretas.                                     b) I, II, III são corretas.
c) I, II e IV são corretas.                                          d) II e IV são corretas.

2. Um sistema A está em equilíbrio térmico com outro B e este não está em equilíbrio térmico um outro C. Então, podemos dizer que:

a) os sistemas A e C possuem a mesma quantidade de calor.
b)a temperatura de A é diferente da de B.
c) os sistemas A e B possuem a mesma temperatura.
d) a temperatura de B é diferente da de C, mas C pode ter temperatura igual à do sistema A.

3. Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:

a) o mais quente é o que possui menor massa.
b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.
c) o mais quente fornece calor ao mais frio.
d) o mais frio fornece calor ao mais quente.

4. Dois corpos A e B, de massas mA e mB, estão inicialmente às temperaturas tA e tB, respectivamente, com tA ≠ tB. Num dado instante, eles são postos em contato térmico. Após atingir o equilíbrio térmico, teremos:

a) t’a > t’b                   b) t’a < t’b                c) t’a = t’b              d) t’a ≠ t’b             







5. Existe um processo de transferência de calor que pode ocorrer mesmo na ausência de um meio físico. O nome que se dá a esse processo é:
a) convecção.                 b) radiação.               c) evaporação.              d) vaporização.


Descrição: https://s5.static.brasilescola.uol.com.br/img/2014/08/efeito-estufa.jpg
Charge ironizando o efeito estufa e o aquecimento global   (Fonte: http://humortadela.bol.uol.com.br/charges/32892)

6. O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:

a) natural, porém intensificado pela ação humana.
b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) natural, sem relação com as práticas sociais.

7. Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera:

a) Produção de energia em hidroelétricas.     b) Utilização de fertilizantes na agricultura.
c) Atividade pecuária.                                       d) Atuação de usinas nucleares de energia.

8.  “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa -  Francisco Mendonça afirmava:
A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Troposfera / Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”.



A partir da leitura do texto, conclui-se que:
a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X.
b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa.
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera.
d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no agravamento do efeito estufa.

9.  ”Algo de concreto na mesa” de negociações sobre as mudanças climáticas: um relatório, entregue nesta terça-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostra pela primeira vez como 15 dos países mais poluidores, entre eles a China e os Estados Unidos, podem se 'descarbonizar', ou seja, reduzir a concentração de carbono de suas atividades, até 2050 […].
O balanço: em 2050, as emissões de CO2 vinculadas ao consumo de energia (que não contam com o desmatamento e outras emissões da agricultura) poderiam ser reduzidas em 45% com relação a 2010 (de 22,3 bilhões de toneladas para 12,3 bilhões de toneladas), com uma redução de 56% por habitante”.

A preocupação de reduzir-se a emissão de certos gases, com destaque para o CO2, deve-se ao fato de esses, segundo a teoria do efeito estufa:

a) intensificarem a dispersão dos raios solares antes que eles alcancem a superfície.
b) contribuírem para uma maior conservação de radiação solar na atmosfera.
c) aumentarem as temperaturas em razão da diminuição da concentração média de oxigênio no ar.
d) diminuírem as condições ideais para a manutenção de toda e qualquer forma de vida sobre a Terra.


10. Observe as manchetes abaixo e assinale a alternativa correta:

“Umidade relativa do ar abaixo dos 20% em Goiás”
Umidade do ar chega a 90% no Acre e previsão é de chuvas esta semana
(g1.globo.com, 18/11/2013).

Com base em seus conhecimentos sobre clima e elementos climáticos, podemos dizer que:
a) em Goiás a amplitude térmica tende a ser maior que no Acre.
b) no Acre as chuvas deverão ser mais curtas e brandas, enquanto em Goiás elas serão fatalmente mais fortes e intensas.
c) as temperaturas provavelmente serão semelhantes nos dois estados, pois eles encontram-se nas mesmas latitudes.
d) as secas no Centro-Oeste e as chuvas no Norte do país não são comuns nos períodos noticiados e são resultantes do aquecimento global.

# Desafio: Em um avião tinha 4 romanos e 1 inglês. Qual o nome da aeromoça?
# Obs: As atividades deverão ser postadas até dia 18/05/2020. Para serem pontuadas e fechamento do bimestre.

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