segunda-feira, 11 de maio de 2020

Professora Vanessa - Artes 8 A


Roteiro de Estudos – EE célia Keiko


  • Dias 11/05 a 15/05


  • Disciplina: Arte
  • Professor: Vanessa Salgado Bracci
  • Ano/série/Turma: 8º A
  • Período: Manhã




  • Atividades:


Contar e cantar histórias tradicionais

Você vai conhecer agora um exemplo em que as tradições e histórias de um povo são transmitidas por meio da associação entre palavras, gestos, ritmos e melodias. É o que acontece no canto pansori, um tipo de canto narrativo da Coreia do Sul no qual, como em outras manifestações artísticas orientais, o artista que o realiza trabalha a música com a fala e com movimentações corporais, que ajudam a caracterizar personagens e a expressar a dramaticidade das histórias tradicionais apresentadas.
O nome desse canto vem da união de duas palavras coreanas: pan e sori. A primeira significa “lugar com muita gen - te” e a segunda, “som”. Tradicionalmente, um único cantor ou can - tora, denominado sorikkun, apresenta uma longa história na qual in - terpreta – cantando, falando e gesticulando – todos os personagens.
A apresentação de uma história inteira pode durar até nove horas. Os sorikkun, em tempos antigos, visitavam os povoados da região apresentando essas narrativas cantadas, que foram sendo passadas de geração em geração sobretudo pela transmissão oral.

Há registro de 12 histórias antigas de pansori, das quais cinco ainda costumam ser cantadas. O sorikkun geralmente explora timbres ásperos e roucos com a voz, além de sons mais agudos ou mais graves, de acordo com os personagens ou acontecimentos da história. Para dar ênfase a alguns gestos, ele também utiliza um leque. Além disso, é acompanhado por um percussionista, o gosu, que, com um tambor, ajuda a dar ritmo à narrativa e ao canto.
As histórias cantadas abordam temas relacionados à vida cotidiana e às relações sociais: valores éticos, dramas amorosos, justiça social, igualdade entre homens e mulheres ou abolição do sistema de classes, entre outros.


  1. Você já conhecia este tipo de histórias cantadas?
  2. Descreva o que você sentiu ao assistir esses vídeos.

Cantar para o sagrado

Além de narrar histórias tradicionais, os cantos também podem fazer parte de diferentes ritos sagrados, celebrando e reverenciando a relação entre os fiéis e uma divindade em que creem. Conheça agora exemplos de cantos ligados a matrizes cristãs e africanas, sobre as quais já falamos anteriormente.
Entre os cantos cristãos mais antigos, dos quais há registro escrito, destacam-se os cantos gregorianos. Eles eram cantados em igrejas católicas na Europa medieval e ainda são entoados em algumas igrejas atualmente. Suas letras louvam o deus cristão ou remetem a passagens da Bíblia. O nome desses cantos está relacionado ao papa Gregório Magno (540- 604), que coletou e publicou grande parte deles, contribuindo para sua preservação e ensino.



O gênero musical mais antigo considerado como canto gregoriano é o cantochão. Trata-se de cantos com letras em latim, inicialmente compostos por uma única melodia e que não tinham acompanhamento instrumental, só vozes. Veja abaixo transcrição da letra de um cantochão:


Benedicamus Domino ( Abençoemos o Senhor
Deo gratias Graças a Deus)


Como você pôde perceber, a letra em latim é curta e reverencia o deus cristão. Porém, a música não é tão curta quanto pode parecer, pois usam-se notas bem longas para as sílabas de cada palavra. Esse e outros cantos do tipo cantochão serviram de base para o desenvolvimento de outros tipos de músicas cantadas em igrejas e mosteiros. A partir delas, os músicos desenvolveram outras melodias, mais graves ou mais agudas, para serem cantadas simultaneamente àquele canto que serviu de base e, assim, foram criando novas formas musicais, inclusive mais parecidas com as músicas para corais feitas atualmente.


  1. Observe a imagem acima. Você já ouviu algum canto desse tipo?

  1. Você já ouviu alguma música entoada por um coral?


Assista aos vídeos:





  1. Descreva o que você sentiu ao assistir esses vídeos.


  • Avaliação: (folha separada)

Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.





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