Roteiro
de Estudos – EE célia Keiko
- Dias 11/05 a 15/05
- Disciplina: Arte
- Professor: Vanessa Salgado Bracci
- Ano/série/Turma: 8º A
- Período: Manhã
- Atividades:
Contar e cantar
histórias tradicionais
Você vai conhecer agora um
exemplo em que as tradições e histórias de um povo são
transmitidas por meio da associação entre palavras, gestos, ritmos
e melodias. É o que acontece no canto pansori, um tipo de canto
narrativo da Coreia do Sul no qual, como em outras manifestações
artísticas orientais, o artista que o realiza trabalha a música com
a fala e com movimentações corporais, que ajudam a caracterizar
personagens e a expressar a dramaticidade das histórias tradicionais
apresentadas.
O nome desse canto vem da
união de duas palavras coreanas: pan
e sori.
A primeira significa “lugar com muita gen - te” e a segunda,
“som”. Tradicionalmente, um único cantor ou can - tora,
denominado sorikkun, apresenta uma longa história na qual in -
terpreta – cantando, falando e gesticulando – todos os
personagens.
A apresentação de uma
história inteira pode durar até nove horas. Os sorikkun, em tempos
antigos, visitavam os povoados da região apresentando essas
narrativas cantadas, que foram sendo passadas de geração em geração
sobretudo pela transmissão oral.
Há registro de 12 histórias
antigas de pansori, das quais cinco ainda costumam ser cantadas. O
sorikkun geralmente explora timbres ásperos e roucos com a voz, além
de sons mais agudos ou mais graves, de acordo com os personagens ou
acontecimentos da história. Para dar ênfase a alguns gestos, ele
também utiliza um leque. Além disso, é acompanhado por um
percussionista, o gosu, que, com um tambor, ajuda a dar ritmo à
narrativa e ao canto.
As histórias cantadas abordam
temas relacionados à vida cotidiana e às relações sociais:
valores éticos, dramas amorosos, justiça social, igualdade entre
homens e mulheres ou abolição do sistema de classes, entre outros.
Assista aos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Te0v1QjEeuk
- Você já conhecia este tipo de histórias cantadas?
- Descreva o que você sentiu ao assistir esses vídeos.
Cantar para o sagrado
Além de narrar histórias tradicionais, os cantos também podem
fazer parte de diferentes ritos sagrados, celebrando e reverenciando
a relação entre os fiéis e uma divindade em que creem. Conheça
agora exemplos de cantos ligados a matrizes cristãs e africanas,
sobre as quais já falamos anteriormente.
Entre os cantos cristãos mais antigos, dos quais há registro
escrito, destacam-se os cantos gregorianos. Eles eram cantados em
igrejas católicas na Europa medieval e ainda são entoados em
algumas igrejas atualmente. Suas letras louvam o deus cristão ou
remetem a passagens da Bíblia. O nome desses cantos está
relacionado ao papa Gregório Magno (540- 604), que coletou e
publicou grande parte deles, contribuindo para sua preservação e
ensino.
O gênero musical mais antigo considerado como canto gregoriano é o
cantochão. Trata-se de cantos com letras em latim, inicialmente
compostos por uma única melodia e que não tinham acompanhamento
instrumental, só vozes. Veja abaixo transcrição da letra de um
cantochão:
Benedicamus Domino
( Abençoemos o Senhor
Deo gratias
Graças a Deus)
Como você pôde perceber, a letra em latim é curta e reverencia o
deus cristão. Porém, a música não é tão curta quanto pode
parecer, pois usam-se notas bem longas para as sílabas de cada
palavra. Esse e outros cantos do tipo cantochão serviram de base
para o desenvolvimento de outros tipos de músicas cantadas em
igrejas e mosteiros. A partir delas, os músicos desenvolveram outras
melodias, mais graves ou mais agudas, para serem cantadas
simultaneamente àquele canto que serviu de base e, assim, foram
criando novas formas musicais, inclusive mais parecidas com as
músicas para corais feitas atualmente.
- Observe a imagem acima. Você já ouviu algum canto desse tipo?
- Você já ouviu alguma música entoada por um coral?
Assista aos vídeos:
- Descreva o que você sentiu ao assistir esses vídeos.
- Avaliação: (folha separada)
Acompanhamento
da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega”
registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de
WhatsApp da classe e acesso à plataforma.
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