segunda-feira, 18 de maio de 2020

ROTEIRO ARTE 7º ANO PROFª KAREN


Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

Ÿ  Dias 18/05/2020 a 22/05/2020
Ÿ  Disciplina: Arte
Ÿ  Professor: Karen Suellen
Ÿ  Ano/série/Turma: 7º ANO
Ÿ  Período: Manhã


************ ATENÇÃO**********
Enviar todas as atividades realizadas pelo e-mail: prof.karen.artes@gmail.com



Ÿ  Atividades:
Pesquisando as ondas do mar

Uma criação musical pode surgir de um processo de pesquisa sobre sons da natureza e trazer à tona algumas questões ambientais. Um exemplo é a música “Quarteto nº 2”, também chamada de “Waves” [Ondas], de Murray Schafer (1933-).
Para essa criação, Schafer gravou, escutou e analisou sons de ondas do mar. Ouvindo esses registros, ele pôde perceber e anotar diversas características desses sons, como a duração e o tempo entre a formação de uma onda e a onda seguinte. Ele usou essas características como referência para a composição de sua música com um quarteto de cordas.




Quarteto Grupo formado por quatro integrantes.


Outro exemplo de trabalho que usa o mar na criação artística é o projeto do arquiteto croata Nikola Basic (1946-), que criou o Órgão do mar, uma obra arquitetônica musical à beira-mar. Ao longo de um trecho de 70 metros, 35 tubos plásticos, parcialmente submersos e fixados abaixo de uma escadaria do mar Adriático, emitem sons que são produzidos pelo movimento das ondas e podem ser ouvidos por quem está na orla. Observe a imagem abaixo.


                     BAŠIC ´, Nikola. Órgão do mar. 2005. Zadar, Croácia. Fotografia de 2008.

O arquiteto foi responsável pelo projeto do porto da cidade de Zadar (Croácia), onde fica o órgão, e teve a ideia de aproveitar a energia das ondas para produzir sons. Para isso, contou com o apoio de profissionais da área de música e, para lidar com a força das águas, foi necessário o trabalho de um especialista em sistemas hidráulicos.
O projeto foi desenvolvido em seis meses e inaugurado em abril de 2005. Esse projeto do Órgão do mar foi também uma maneira de revitalizar a orla, pouco frequentada até então.



Órgão Instrumento musical no qual o som é produzido por meio da passagem de ar por tubos de diferentes tamanhos, que geralmente são feitos de metal ou madeira. O órgão possui um sistema de retenção e compressão do ar. A emissão desse ar comprimido para cada tubo é, em geral, acionada por meio de um teclado e de pedais tocados pelo músico que, nesse caso, é chamado de organista. Repare que no Órgão do mar, diferentemente, o instrumento é acionado pelo movimento das ondas.











1)      Após conhecer o Órgão do mar, assista o vídeo disponível no link a seguir e escute o som desse instrumento: https://www.youtube.com/watch?v=FHNLdHe8uxY

2)      Que memórias ou sensações o som desse instrumento traz para você? Como você descreveria as qualidades desse som? Você já conhecia esse instrumento? Já tinha ouvido o som desse instrumento?

3)      Dos 3 vídeos apresentados qual você gostou mais? Que memórias ou sensações despertou em você?

Murray Schafer

O músico e compositor canadense Murray Schafer (1933-) é o autor da música para quarteto de cordas “Quarteto nº 2”, apresentada nestas atividades.
Schafer aprendeu a tocar piano com a mãe. Além dos estudos musicais, ele se envolveu com literatura – o que pode ser percebido pelo cuidado que ele mostra com o texto em suas composições e também com a sonoridade das palavras escolhidas, muitas vezes provenientes de fontes literárias diversas.
Outra área artística com a qual Schafer também se envolveu desde a infância foi a de artes visuais. Ele utiliza formas e desenhos em suas partituras para ajudar a descrever características de trechos das músicas, como no seguinte exemplo.












SCHAFER, Murray. Trecho da partitura da composição “The black theatre of Hermes Trismegisto” [O teatro negro de Hermes Trismegisto, em tradução livre].


4)      Observando o desenho que Schafer incluiu na partitura, como você imagina que é essa parte da música?

Murray Schafer foi um dos primeiros artistas a desenvolver pesquisas sobre sons ambientais. Ele organizou um grupo de pesquisa para medir níveis de ruído e analisar aspectos da legislação de alguns países sobre isso, tentando identificar também possíveis consequências desses ruídos para a saúde humana. O projeto se iniciou na década de 1960 na Universidade Simon Fraser, no Canadá. A pesquisa e o grupo envolvido nela se expandiram internacionalmente, dando origem ao projeto Paisagem sonora mundial.
Os resultados das pesquisas, além de fornecerem material para a produção de músicas, têm sido publicados em livros e compartilhados em conferências e fóruns internacionais.
Os trabalhos e as propostas desse grupo de artistas e pesquisadores liderados por Murray Schafer desenvolveram o que tem sido chamado de Ecologia Acústica. Essa expressão remete ao campo de estudo que propõe uma relação mais consciente com a sonoridade para que possamos interagir e cuidar dos sons dos ambientes onde vivemos, que, assim como podem ser prazerosos, também podem se tornar nocivos à saúde.

5)      PESQUISA SONORA DE UMA PAISAGEM
Que tal conhecer melhor os ambientes gravando e escutando os sons? Vamos experimentar? Esta será uma pesquisa sonora.
a)      Providencie um aparelho de gravação. (celular ou máquina fotográfica digital)
b)      Escolha um local para gravar a paisagem sonora.
c)      Deixe o gravador ligado o maior tempo possível para, assim, captar o máximo de variedades sonoras do local.
d)      Ouça junto a gravação que você registrou. Em seguida, respondam às questões abaixo.
e)      Quais sons é possível ouvir e identificar?
f)       Há variações entre esses sons? De que tipo?
g)      Alguma variação é provocada por um som que se sobrepõe aos demais?
h)      Quais sons são de seres vivos e quais não são?
i)        É possível aprender algo novo sobre o local ao ouvir sua paisagem sonora?

6)       Você já tinha pensado antes no papel dos sons na vida dos seres vivos? O que acha disso?
7)      Nos locais que você frequenta, de que maneira os sons interferem na vida das pessoas e de outros seres vivos?

Ÿ  Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial, em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma ou  envio via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola).









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