Roteiro de Estudos – EE PROFª
CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias 18/05/2020 a 22/05/2020
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen
Ano/série/Turma:
7º ANO
Período:
Manhã
Atividades:
Pesquisando as
ondas do mar
Uma criação
musical pode surgir de um processo de pesquisa sobre sons da natureza e trazer
à tona algumas questões ambientais. Um exemplo é a música “Quarteto nº 2”,
também chamada de “Waves” [Ondas], de Murray Schafer (1933-).
Para essa
criação, Schafer gravou, escutou e analisou sons de ondas do mar. Ouvindo esses
registros, ele pôde perceber e anotar diversas características desses sons,
como a duração e o tempo entre a formação de uma onda e a onda seguinte. Ele
usou essas características como referência para a composição de sua música com
um quarteto de cordas.
Quarteto Grupo formado por quatro integrantes.
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Outro exemplo
de trabalho que usa o mar na criação artística é o projeto do arquiteto croata
Nikola Basic (1946-), que criou o Órgão do mar, uma obra arquitetônica musical
à beira-mar. Ao longo de um trecho de 70 metros, 35 tubos plásticos,
parcialmente submersos e fixados abaixo de uma escadaria do mar Adriático,
emitem sons que são produzidos pelo movimento das ondas e podem ser ouvidos por
quem está na orla. Observe a imagem abaixo.
BAŠIC ´, Nikola. Órgão do mar. 2005. Zadar, Croácia.
Fotografia de 2008.
O arquiteto
foi responsável pelo projeto do porto da cidade de Zadar (Croácia), onde fica o
órgão, e teve a ideia de aproveitar a energia das ondas para produzir sons.
Para isso, contou com o apoio de profissionais da área de música e, para lidar
com a força das águas, foi necessário o trabalho de um especialista em sistemas
hidráulicos.
O projeto foi
desenvolvido em seis meses e inaugurado em abril de 2005. Esse projeto do Órgão
do mar foi também uma maneira de revitalizar a orla, pouco frequentada até
então.
Órgão Instrumento musical no qual o som é
produzido por meio da passagem de ar por tubos de diferentes tamanhos, que
geralmente são feitos de metal ou madeira. O órgão possui um sistema de
retenção e compressão do ar. A emissão desse ar comprimido para cada tubo
é, em geral, acionada por meio de um teclado e de pedais tocados pelo
músico que, nesse caso, é chamado de organista. Repare que no Órgão do mar,
diferentemente, o instrumento é acionado pelo movimento das ondas.
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1)
Após conhecer o Órgão do mar, assista
o vídeo disponível no link a seguir e escute o som desse instrumento: https://www.youtube.com/watch?v=FHNLdHe8uxY
2) Que memórias ou sensações o som desse instrumento traz para você? Como
você descreveria as qualidades desse som? Você já conhecia esse instrumento? Já
tinha ouvido o som desse instrumento?
3) Dos
3 vídeos apresentados qual você gostou mais? Que memórias
ou sensações despertou em você?
Murray Schafer
O músico e compositor canadense
Murray Schafer (1933-) é o autor da música para quarteto de cordas “Quarteto nº
2”, apresentada nestas atividades.
Schafer aprendeu a tocar piano com
a mãe. Além dos estudos musicais, ele se envolveu com literatura – o que pode
ser percebido pelo cuidado que ele mostra com o texto em suas composições e também
com a sonoridade das palavras escolhidas, muitas vezes provenientes de fontes
literárias diversas.
Outra área artística com a qual
Schafer também se envolveu desde a infância foi a de artes visuais. Ele utiliza
formas e desenhos em suas partituras para ajudar a descrever características de
trechos das músicas, como no seguinte exemplo.
SCHAFER, Murray.
Trecho da partitura da composição “The black theatre of Hermes Trismegisto”
[O teatro negro de Hermes Trismegisto, em tradução livre].
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4)
Observando o desenho que Schafer
incluiu na partitura, como você imagina que é essa parte da música?
Murray
Schafer foi um dos primeiros artistas a desenvolver pesquisas sobre sons
ambientais. Ele organizou um grupo de pesquisa para medir níveis de ruído e
analisar aspectos da legislação de alguns países sobre isso, tentando
identificar também possíveis consequências desses ruídos para a saúde humana. O
projeto se iniciou na década de 1960 na Universidade Simon Fraser, no Canadá. A
pesquisa e o grupo envolvido nela se expandiram internacionalmente, dando
origem ao projeto Paisagem sonora mundial.
Os resultados
das pesquisas, além de fornecerem material para a produção de músicas, têm sido
publicados em livros e compartilhados em conferências e fóruns internacionais.
Os trabalhos
e as propostas desse grupo de artistas e pesquisadores liderados por Murray
Schafer desenvolveram o que tem sido chamado de Ecologia Acústica. Essa expressão
remete ao campo de estudo que propõe uma relação mais consciente com a
sonoridade para que possamos interagir e cuidar dos sons dos ambientes onde
vivemos, que, assim como podem ser prazerosos, também podem se tornar nocivos à
saúde.
5)
PESQUISA SONORA
DE UMA PAISAGEM
Que tal conhecer melhor os
ambientes gravando e escutando os sons? Vamos experimentar? Esta será uma
pesquisa sonora.
a) Providencie um aparelho de gravação. (celular ou máquina fotográfica
digital)
b) Escolha um local para gravar a paisagem sonora.
c) Deixe o gravador ligado o maior tempo possível para, assim, captar o
máximo de variedades sonoras do local.
d) Ouça junto a gravação que você registrou. Em seguida, respondam às
questões abaixo.
e) Quais sons é possível ouvir e identificar?
f) Há variações entre esses sons? De que tipo?
g) Alguma variação é provocada por um som que se sobrepõe aos demais?
h) Quais sons são de seres vivos e quais não são?
i)
É possível aprender algo novo
sobre o local ao ouvir sua paisagem sonora?
6)
Você já tinha pensado antes no papel dos sons
na vida dos seres vivos? O que acha disso?
7)
Nos locais que você frequenta, de
que maneira os sons interferem na vida das pessoas e de outros seres vivos?
Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa atividade e a
aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino
presencial, em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma ou envio via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar
nome, série e escola).
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