ATIVIDADES
COMPLEMENTARES – SEMANA 3 / 6 ano
|
E.E. Célia Keiko
Ikeda / Pindamonhangaba - SP
|
Língua Portuguesa –
Professora Márcia Alves
|
Atividades:
1 – Leia o texto abaixo e responda às questões.
(enviar respostas por e-mail)
O Cavalo Descontente
Sempre podemos encontrar motivos para nos sentirmos
descontentes, se quisermos. Podemos, também, encontrar argumentos para nos
considerarmos afortunados por estarmos vivos. Tudo depende da maneira como cada
um vê a existência.
Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno,
desejava o regresso da primavera. De fato, ainda que agora descansasse
tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.
– Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca
que nasce na primavera! dizia o pobre animal.
A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca,
mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.
– Quando chegará o verão? Já estou farto de passar
o dia inteiro puxando o arado! lamentava-se o cavalo.
Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor
tornou-se muito forte.
– Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do
outono! dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela estação
terminariam seus males.
Mas no outono teve que carregar lenha para que seu
dono estivesse preparado para enfrentar o inverno. E o cavalo não parava de
queixar-se e de sofrer.
Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pode
finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso tentar fugir do
momento presente e refugiar-se na quimera do futuro. Esta não é a melhor forma
de encarar a realidade da vida e do trabalho.
É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento
a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.
a) Quais palavras são desconhecidas para você? Anote e
pesquise o significado.
b) Qual o tipo e o gênero do texto apresentado? (pesquisar)
c) Quais são os personagens e o espaço?
d) Qual é a principal característica do cavalo?
e) Qual a moral da história?
2 – Podcast foi o assunto de uma das aulas do CMSP na semana
anterior.
Você conseguiu
assistir à aula? Entendeu o significado?
Que tal fazer
uma breve pesquisa sobre o tema e em seguida produzir o seu próprio Podcast?
A gravação pode
deve ser bem simples, utilizando o áudio do próprio celular.
Escreva o texto
anteriormente, isso facilitará na hora da gravação, reduzindo os erros e
esquecimentos.
Deve ter no
máximo dois minutos.
Tema: “Estudar
em casa em tempos de quarentena”
Fale sobre as
dificuldades e desafios, participação dos familiares, etc.
(enviar
o áudio pelo celular)
Sugestão para
pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...