Roteiro de Estudos – EE
PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias 11/05 A 15/05
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen
Ano/série/Turma:
6º ANO
Período:
Tarde
Atividades:
Sons do
Cotidiano
Entre outros
trabalhos, Badi Assad produziu o álbum Cantos de casa (2014), em que as músicas
tratam do cotidiano de uma criança, desde a hora de acordar até a hora de
dormir. No entanto, não são apenas as letras das músicas que se inspiraram
nesse cotidiano, já que os sons que acompanham as canções são os de objetos que
podem ser encontrados em uma casa, como pratos, talheres, panelas e copos.
1) Depois
de assistir ao vídeo responda: você percebeu que cada copo tem uma quantidade
diferente de líquido? Sabe por quê?
(Experimente
você também, pegue alguns copos iguais, despeje em cada um uma quantidade
diferente de água e depois bata levemente na borda deles com uma colher de pau.
Você perceberá que cada um produzirá um som diferente do outro.)
2) Além
dos utensílios domésticos, quais outros objetos sonoros há em sua casa?
Sons com brinquedos
Banda Pato Fu, Música de brinquedo
1) Observe
a imagem acima. Liste os objetos que você identifica nela. Algo chama a sua
atenção? O quê?
Brincar é
algo que não depende de idade. Você já reparou que os adultos, quando têm a
oportunidade de brincar ou participar de um jogo de que gostam, ficam muito
felizes? Inclusive, há adultos que usam brinquedos sonoros para fazer música,
como na imagem acima, que mostra a banda Pato Fu.
Originária
de Belo Horizonte (MG), a banda é composta pelos músicos Fernanda Takai, John
Ulhoa, Ricardo Koctus, Lulu Camargo e Glauco Mendes.
A imagem
acima foi registrada em uma apresentação do álbum Música de brinquedo (2010),
em que a banda usou sons de brinquedos na composição de todas as músicas.
2)
O que você achou da música?
Sons da água
Pense agora
em um elemento presente tanto em ambientes naturais como em cidades, e até
mesmo dentro de nossas casas: a água.
3)
Você já brincou de fazer sons com
a água (no mar, na piscina, na banheira...)?
4)
Você já ouviu alguém usar sons de
água em uma música?
O músico
brasileiro Naná Vasconcelos (1944-2016) fez isso em sua música “Batuque nas
águas: aquela do Milton”. Além de instrumentos musicais como flauta e
violoncelo, o artista também utilizou alguns sons que produziu batucando na
água. O nome da canção faz referência a outro músico brasileiro, o cantor
Milton Nascimento (1942-), já apresentado no capítulo anterior e com quem Naná
Vasconcelos tocou no início de sua carreira.
Assista ao vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=aGo6SEPXRB8
Essa música
faz parte do álbum Sinfonia & batuques (2010). Naná Vasconcelos pesquisou e
gravou sons, tocando na água da piscina de sua casa, e depois usou essas
gravações em um estúdio de música, mesclando-as aos sons de outros
instrumentos.
5)
Quais podem ter sido as fontes de
inspiração do artista para criar sua música?
6)
Das obras musicais apresentadas
nestas atividades, há alguma que você achou mais interessante ou alguma de que
você não gostou? Comente.
7)
Você sentiu vontade de reproduzir
alguma das sonoridades apresentadas por esses músicos? Qual?
8)
Se você decidisse fazer uma
música sobre algum lugar ou som que faz parte da sua vida, quais seriam as suas
escolhas?
Naná
Vasconcelos
Naná Vasconcelos
nasceu em Recife (PE). Seu nome era Juvenal de Holanda Vasconcelos e ganhou o
apelido de Naná de sua avó, ainda na infância.
Analisando a
sua obra, pode-se dizer que ele “passeou” por diferentes sons do mundo. Ele
também esteve sempre muito atento aos sons do seu entorno e foi com a escuta, a
curiosidade e a experimentação que desenvolveu grande parte de sua
musicalidade.
Na obra do
artista pernambucano, destacam-se os sons feitos com a voz, as imitações de
sons de instrumentos e o uso do berimbau. Ele foi um dos primeiros músicos a
utilizá-lo fora do contexto da capoeira, levando-o ao jazz e à música com
orquestra.
Berimbau
Instrumento musical de origem afro-brasileira, composto por uma corda
acoplada a um objeto que ressoa e amplia seu som. A tensão na corda é
produzida por uma vara feita com a madeira biriba. O que amplia o som do
berimbau é uma cabaça, que pode ser de vários tamanhos. Para tocá-lo
utiliza-se uma baqueta de madeira e uma pedra ou dobrão (objeto de metal
semelhante a uma moeda bem grande) e alguns usam também o caxixi, um
pequeno chocalho feito com um pedaço de cabaça, palha de junco trançada e
sementes, que é segurado na mesma mão que a baqueta.
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As
sonoridades e os títulos das músicas de seus discos revelam influências da
música africana, de cantos indígenas, da música de Heitor Villa-Lobos
(1887-1959), do jazz, da música eletrônica e das músicas do Nordeste
brasileiro, entre outras. Naná Vasconcelos, como outros artistas brasileiros, é
mais conhecido no exterior do que dentro do nosso país. Se você achou
interessante seu trabalho, pesquise mais sobre ele e ouça as suas músicas, que
fazem parte da riqueza musical do Brasil.
1)
Você já conhecia esse
instrumento? Já tinha escutado o som desse instrumento?
2)
Para
pesquisar:
No grupo Batuqueiros do Silêncio, todos os seus integrantes têm algum
tipo de deficiência auditiva. Eles tocam maracatu, ciranda, frevo e samba, e
mostram que a deficiência não é um empecilho para sentir e tocar música. Mas
como eles conseguem estudar música e tocar juntos?
a) O que é o
som e como ele chega ao nosso corpo?
b) Como
funciona o sistema auditivo?
c) De que forma os sons podem ser percebidos por deficientes auditivos?
Quais outros sentidos, além da audição, podem ajudar nisso?
d) Quem não
tem deficiência auditiva consegue ouvir todos os sons do mundo?
3)
Pensando no modo como Naná
Vasconcelos usou sons para contar histórias e falar de lugares, que
acontecimento da sua vida você narraria usando apenas sons, sem palavras?
4)
Para falar de si mesmo e
representar características de povos e culturas com as quais se identificava,
Naná escolheu, entre outros, o som do berimbau. Que sons você escolheria para
falar de você?
Avaliação:
Acompanhamento
da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro
escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe
e acesso à plataforma.
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