terça-feira, 12 de maio de 2020

6º ano - Roteiro de atividade do dia 11/05/2020 a 15/05/2020 - Arte - Profª Karen


Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

Ÿ  Dias 11/05 A 15/05
Ÿ  Disciplina: Arte
Ÿ  Professor: Karen Suellen
Ÿ  Ano/série/Turma: 6º ANO
Ÿ  Período: Tarde


Ÿ  Atividades:
Sons do Cotidiano

Entre outros trabalhos, Badi Assad produziu o álbum Cantos de casa (2014), em que as músicas tratam do cotidiano de uma criança, desde a hora de acordar até a hora de dormir. No entanto, não são apenas as letras das músicas que se inspiraram nesse cotidiano, já que os sons que acompanham as canções são os de objetos que podem ser encontrados em uma casa, como pratos, talheres, panelas e copos.
            Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aI1_Jda-_c4

1)      Depois de assistir ao vídeo responda: você percebeu que cada copo tem uma quantidade diferente de líquido? Sabe por quê?
(Experimente você também, pegue alguns copos iguais, despeje em cada um uma quantidade diferente de água e depois bata levemente na borda deles com uma colher de pau. Você perceberá que cada um produzirá um som diferente do outro.)

2)      Além dos utensílios domésticos, quais outros objetos sonoros há em sua casa?


Sons com brinquedos



                                                                 Banda Pato Fu, Música de brinquedo


1)      Observe a imagem acima. Liste os objetos que você identifica nela. Algo chama a sua atenção? O quê?

Brincar é algo que não depende de idade. Você já reparou que os adultos, quando têm a oportunidade de brincar ou participar de um jogo de que gostam, ficam muito felizes? Inclusive, há adultos que usam brinquedos sonoros para fazer música, como na imagem acima, que mostra a banda Pato Fu.
Originária de Belo Horizonte (MG), a banda é composta pelos músicos Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Lulu Camargo e Glauco Mendes.
A imagem acima foi registrada em uma apresentação do álbum Música de brinquedo (2010), em que a banda usou sons de brinquedos na composição de todas as músicas.
 
Assista ao vídeo da música apresentada: https://www.youtube.com/watch?v=XfpzsSqWWy0

2)      O que você achou da música?


Sons da água

Pense agora em um elemento presente tanto em ambientes naturais como em cidades, e até mesmo dentro de nossas casas: a água.

3)      Você já brincou de fazer sons com a água (no mar, na piscina, na banheira...)?

4)      Você já ouviu alguém usar sons de água em uma música?

O músico brasileiro Naná Vasconcelos (1944-2016) fez isso em sua música “Batuque nas águas: aquela do Milton”. Além de instrumentos musicais como flauta e violoncelo, o artista também utilizou alguns sons que produziu batucando na água. O nome da canção faz referência a outro músico brasileiro, o cantor Milton Nascimento (1942-), já apresentado no capítulo anterior e com quem Naná Vasconcelos tocou no início de sua carreira.


Essa música faz parte do álbum Sinfonia & batuques (2010). Naná Vasconcelos pesquisou e gravou sons, tocando na água da piscina de sua casa, e depois usou essas gravações em um estúdio de música, mesclando-as aos sons de outros instrumentos.


5)      Quais podem ter sido as fontes de inspiração do artista para criar sua música?

6)      Das obras musicais apresentadas nestas atividades, há alguma que você achou mais interessante ou alguma de que você não gostou? Comente.

7)      Você sentiu vontade de reproduzir alguma das sonoridades apresentadas por esses músicos? Qual?

8)      Se você decidisse fazer uma música sobre algum lugar ou som que faz parte da sua vida, quais seriam as suas escolhas?


Naná Vasconcelos

Naná Vasconcelos nasceu em Recife (PE). Seu nome era Juvenal de Holanda Vasconcelos e ganhou o apelido de Naná de sua avó, ainda na infância.
Analisando a sua obra, pode-se dizer que ele “passeou” por diferentes sons do mundo. Ele também esteve sempre muito atento aos sons do seu entorno e foi com a escuta, a curiosidade e a experimentação que desenvolveu grande parte de sua musicalidade.

Na obra do artista pernambucano, destacam-se os sons feitos com a voz, as imitações de sons de instrumentos e o uso do berimbau. Ele foi um dos primeiros músicos a utilizá-lo fora do contexto da capoeira, levando-o ao jazz e à música com orquestra. 



Berimbau Instrumento musical de origem afro-brasileira, composto por uma corda acoplada a um objeto que ressoa e amplia seu som. A tensão na corda é produzida por uma vara feita com a madeira biriba. O que amplia o som do berimbau é uma cabaça, que pode ser de vários tamanhos. Para tocá-lo utiliza-se uma baqueta de madeira e uma pedra ou dobrão (objeto de metal semelhante a uma moeda bem grande) e alguns usam também o caxixi, um pequeno chocalho feito com um pedaço de cabaça, palha de junco trançada e sementes, que é segurado na mesma mão que a baqueta.


As sonoridades e os títulos das músicas de seus discos revelam influências da música africana, de cantos indígenas, da música de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), do jazz, da música eletrônica e das músicas do Nordeste brasileiro, entre outras. Naná Vasconcelos, como outros artistas brasileiros, é mais conhecido no exterior do que dentro do nosso país. Se você achou interessante seu trabalho, pesquise mais sobre ele e ouça as suas músicas, que fazem parte da riqueza musical do Brasil.

1)      Você já conhecia esse instrumento? Já tinha escutado o som desse instrumento?

2)      Para pesquisar:
No grupo Batuqueiros do Silêncio, todos os seus integrantes têm algum tipo de deficiência auditiva. Eles tocam maracatu, ciranda, frevo e samba, e mostram que a deficiência não é um empecilho para sentir e tocar música. Mas como eles conseguem estudar música e tocar juntos?

a) O que é o som e como ele chega ao nosso corpo?
b) Como funciona o sistema auditivo?
c) De que forma os sons podem ser percebidos por deficientes auditivos? Quais outros sentidos, além da audição, podem ajudar nisso?
d) Quem não tem deficiência auditiva consegue ouvir todos os sons do mundo?

3)      Pensando no modo como Naná Vasconcelos usou sons para contar histórias e falar de lugares, que acontecimento da sua vida você narraria usando apenas sons, sem palavras? 

4)      Para falar de si mesmo e representar características de povos e culturas com as quais se identificava, Naná escolheu, entre outros, o som do berimbau. Que sons você escolheria para falar de você?


Ÿ  Avaliação:

Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.












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