terça-feira, 12 de maio de 2020

7º ANO - Roteiro de Atividade da semana de 11/05/2020 a 15/05/2020 - Arte - Profª Karen


Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

Ÿ  Dias 11/05 a 15/05

Ÿ  Disciplina:  Arte
Ÿ  Professor: Karen Suellen
Ÿ  Ano/série/Turma: 7º ANO
Ÿ  Período: Manhã


Ÿ  Atividades:

Timbre e densidade

Na área musical, há conceitos que classificam as qualidades do som e que podem ajudar a descrever diferentes paisagens sonoras. Dois deles são: timbre e densidade.           
Você consegue diferenciar o som produzido ao se bater em um objeto de metal do som de um objeto de madeira? E o som de um piano do som de um violão?
A qualidade de cada som relacionada ao material do qual um instrumento feito é o que chamamos de timbre. Esse termo não foi usado diretamente em partes anteriores deste capítulo, mas tratamos de timbre em vários momentos, ao falar dos diferentes materiais usados para fabricar um instrumento, ao falar das inovações de Villa-Lobos nas sonoridades das composições para orquestra e ao falar de sons produzidos por diferentes animais que os Maxacali reconhecem e registram em alguns de seus cantos. Observe também que um mesmo instrumento pode sofrer variações de timbre, dependendo da técnica que for usado para tocá-lo, como é o caso dos instrumentos de corda, que podem ser tocados com a técnica de pizzicato ou com arco, alterando, assim, o timbre do som que produzem.
O termo densidade, comumente usado para se referir a qualidades de materiais líquidos, sólidos ou gasosos, também pode ser usado no contexto musical, para falar da quantidade de sons que soam ao mesmo tempo. Quanto mais sons simultâneos, maior a densidade sonora.

Assista aos vídeos:




Nestes estudos do 1º Bimestre, você pôde perceber que a interação entre a música e os ambientes pode acontecer de muitas maneiras, seja alterando diretamente a paisagem sonora, representando elementos do ambiente musicalmente ou criando instrumentos musicais. Também viu que isso pode ser feito em diferentes estilos musicais, com canções e músicas instrumentais, em diferentes culturas, como as músicas indígenas, e em diferentes linguagens artísticas. Além disso, conheceu os conceitos de timbre e densidade. Para concluir, reflita sobre as seguintes questões.




1)      Como a música interage com a paisagem?

2)      A partir do que se conheceu e experimentou nestes estudos, que novas maneiras de interagir musicalmente com as paisagens onde vivem vocês conseguem imaginar?

3)      Quais descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria de continuar aprofundando?

4)      Faça uma pesquisa sobre os parâmetros sonoros.


·         AVALIAÇÃO:

Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.



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