Roteiro de Estudos – EE PROFª
CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias 11/05 a 15/05
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen
Ano/série/Turma:
7º ANO
Período:
Manhã
Atividades:
Timbre e
densidade
Na área
musical, há conceitos que classificam as qualidades do som e que podem ajudar a
descrever diferentes paisagens sonoras. Dois deles são: timbre e densidade.
Você
consegue diferenciar o som produzido ao se bater em um objeto de metal do som
de um objeto de madeira? E o som de um piano do som de um violão?
A qualidade
de cada som relacionada ao material do qual um instrumento feito é o que
chamamos de timbre. Esse termo não foi usado diretamente em partes anteriores
deste capítulo, mas tratamos de timbre em vários momentos, ao falar dos
diferentes materiais usados para fabricar um instrumento, ao falar das
inovações de Villa-Lobos nas sonoridades das composições para orquestra e ao
falar de sons produzidos por diferentes animais que os Maxacali reconhecem e
registram em alguns de seus cantos. Observe também que um mesmo instrumento
pode sofrer variações de timbre, dependendo da técnica que for usado para
tocá-lo, como é o caso dos instrumentos de corda, que podem ser tocados com a
técnica de pizzicato ou com arco, alterando, assim, o timbre do som que
produzem.
O termo
densidade, comumente usado para se referir a qualidades de materiais líquidos,
sólidos ou gasosos, também pode ser usado no contexto musical, para falar da
quantidade de sons que soam ao mesmo tempo. Quanto mais sons simultâneos, maior
a densidade sonora.
Assista aos
vídeos:
Nestes
estudos do 1º Bimestre, você pôde perceber que a interação entre a música e os
ambientes pode acontecer de muitas maneiras, seja alterando diretamente a
paisagem sonora, representando elementos do ambiente musicalmente ou criando
instrumentos musicais. Também viu que isso pode ser feito em diferentes estilos
musicais, com canções e músicas instrumentais, em diferentes culturas, como as
músicas indígenas, e em diferentes linguagens artísticas. Além disso, conheceu
os conceitos de timbre e densidade. Para concluir, reflita sobre as seguintes
questões.
1) Como a música interage com a paisagem?
2) A partir do que se conheceu e experimentou nestes estudos, que novas
maneiras de interagir musicalmente com as paisagens onde vivem vocês conseguem
imaginar?
3) Quais descobertas você fez ao longo deste capítulo? O que você gostaria
de continuar aprofundando?
4) Faça uma pesquisa sobre os parâmetros sonoros.
·
AVALIAÇÃO:
Acompanhamento
da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro
escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe
e acesso à plataforma.
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