Professor: Vanessa Salgado Bracci
Turma: 9A
Música - Jogos musicais com percussão corporal: percepção de ritmo –
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ter contato com diversas manifestações de música corporal, através da observação de vídeos.
Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal.
Criar uma grafia para os sons corporais listados.
Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio de exercícios de percepção rítmica.
Explorar possibilidades de timbres diversos de sons corporais.
Duração das atividades
2 aulas
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Estratégias e recursos da aula
A aula tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando o corpo como recurso sonoro. Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Esta aula é uma introdução , as quais apresentarão jogos com música corporal, de forma mais sistemática.
Grupo Barbatuques
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
Atividade 1 – Exibição de vídeos de percussão/música corporal
Observem os sons produzidos em todas as práticas musicais. É desejável que os alunos tenham em mãos um caderno para anotações que considerarem interessantes. Durante as exibições, contextualize as práticas e faça questionamentos que instiguem ainda mais a observação e análise crítica por parte dos alunos, como:
1) Quais os sons corporais predominantes na música “x”?
2) De que maneira os sons são produzidos?
3) Quantos timbres foram apresentados com a mesma parte do corpo (por exemplo, mãos)?
4) As apresentações são compostas apenas de sons (você deverá falar sobre outros aspectos importantes que compõem o espetáculo, como iluminação, movimentação, cena, figurino etc.)?
É importante ressaltar que existem vários estilos de música/percussão corporal em todo o mundo, que refletem aspectos culturais dos locais onde são praticados. Como exemplo, cite o caso do grupo brasileiro Barbatuques, que utilizam gêneros musicais brasileiros como o maracatu, o baião, o samba, entre outros.
Sugerimos os seguintes vídeos, que apresentam diferenças quanto à utilização do corpo:
Barbatuques – “Barbapapa’s groove” http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw
International Body Music Festival (vários estilos) http://www.youtube.com/watch?v=BJp7SlE6R2s
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion / Clogging Trades http://www.youtube.com/watch?v=B2AyPVvW8uU
Body Tjak http://www.youtube.com/watch?v=kNOSo85kNTM&feature=related
Atividade 2 – Levantamento de sons corporais
Após assistirem aos vídeos, escreva em seu caderno os sons corporais mais recorrentes, criando nomenclaturas para os mesmos. Como exemplo para os diferentes tipos de palmas que possam surgir, sugerimos as seguintes denominações:
1) "Palma concha" – as duas mãos batem uma na outra, em formato côncavo, semelhante a uma concha, produzindo um som grave.
2) "Palma estrela" – as duas mãos batem uma na outra, esticadas e com os dedos separados uns do outros, produzindo um som agudo.
Outras nomenclaturas para sons corporais: "estalo de língua"; "palma de boca" (mão que percute na cavidade bucal aberta, produzindo sons graves e agudos, conforme a abertura da boca); "mãos no peito"; "mãos na coxa", entre outros.
Atividade 3 – Criação de grafia para os sons
Como desdobramento da Atividade 2, crie, junto à turma, símbolos que representem os sons corporais listados, incorporando-os à lista escrita no quadro (ou lousa). Sugerimos alguns símbolos abaixo:
1) "Palma concha" – ( )
2) "Palma estrela" – desenho de uma estrela
3) "Palma estalada" – X
Atividade 4 – Experimentação de sons, execução e grafia
Você, com as suas anotações deverá experimentar todos os sons corporais possíveis. Você deverá fazer o papel de mediador, ou seja, deixar que os alunos descubram por conta própria.
Ao final da experimentação, você irá fazer o seguinte jogo: cada aluno deverá apresentar uma sequência de cinco sons corporais e iá gravar em um vídeo de poucos segundos, a qual deverá grafar a sequência de acordo com os símbolos previamente estabelecidos (cada aluno apresentará sua sequência de símbolos). A cada apresentação, eu, professora devo conferir se os símbolos utilizados por cada aluno e se correspondem às sequências sonoras executadas.
Recursos da aula
1) DVD player e aparelho de TV ou data show com computador com acesso à internet, para exibição dos vídeos.
Recursos Complementares
Definição para "Ostinato" - Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 1)”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22080
“MÚSICA - Percussão corporal: Composição (aula 2)”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22082
“MÚSICA - Percussão corporal: Mãos”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22056
“MÚSICA - Percussão corporal: Pés”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22078
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Site do grupo “Barbatuques”: http://br.barbatuques.com.br/
"Funky Bodypercussion Group": http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry: http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related http://www.crosspulse.com/
"Gumboot dancers" (África do sul): http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
"Slammin All-body Band": http://www.myspace.com/slamminallbodyband
"Papo Body Drummer": http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
"Symphony of Palms": http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
"MSTR Clone Quartett": http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal: http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related
Avaliação
A professora deverá avaliar se os alunos:
1) assistiram aos vídeos e responderam, de maneira satisfatória, às questões levantadas durante a exibição, evidenciando observação ativa e análise crítica, na Atividade 1;
2) participaram ativamente do levantamento de sons corporais na Atividade 2, contribuindo de forma positiva para o andamento da atividade;
3) participaram ativamente da criação de grafia para os sons listados, na Atividade 3;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...