3º ROTEIRO DE ESTUDOS
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANO: 9º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
HABILIDADES:
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos
sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história
republicana, identificando particularidades da história local e regional até
1954.
(EF09HI05)
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira
e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
SEGUE ABAIXO UM ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA PARA VOCÊS
SEGUIREM ESSA SEMANA. OS CONTEÚDOS E ATIVIDADES ESTÃO DIVIDIDOS EM 3
PARTES (AULA 1, AULA 2 E AULA 3). TAMBÉM VOU DISPONIBILIZAR FILME PARA VOCÊS
ASSISTIREM E TEREM UMA IDEIA DO CONTEXTO HISTÓRICO QUE ESTAMOS ESTUDANDO.
AO ASSISTIR,
PRESTEM ATENÇÃO AOS DETALHES: ONDE VIVEM, COMO SE VESTEM, COMO SE RELACIONAM,
QUAIS SUAS CRENÇAS, COMO ERA O LÍDER ETC. SEGUE ABAIXO A SEQUÊNCIA:
COPIAR A TABELA E
RESPONDÊ-LA COM BASE NO LINK DA MATÉRIA DA REVISTA SUPER INTERESSANTE.
AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
ASSISTIR AOS FILMES
SONHOS TROPICAIS.
LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=fieH3FqzrZ0
COPIAR OS TEXTOS NO
CADERNO.
REALIZAR A ATIVIDADE DE CRUZADINHA NO
CADERNO.
REALIZAR A ATIVIDADE NO CADERNO.
Atualmente, a humanidade vive um momento de alarde e extrema
preocupação devido à epidemia mundial do Corona
Vírus, ou Covid-19. Ainda em estudo, profissionais de várias áreas
científicas estudam meios de combater e vencer essa pandemia. Apesar de ser a
“nossa luta atual”, ao longo da História da Humanidade outras epidemias também
se alastraram, deixando suas consequências para as gerações posteriores e para
nós, seres humanos atuais, estudarmos e aprendermos com os erros do passado
para pensar em um futuro ainda mais próspero.
É a página da revista Super Interessante, cuja matéria
intitulada AS GRANDES EPIDEMIAS AO LONGO DA HISTÓRIA, lançada no dia
16/03/2020, conta um pouco para nós das pandemias enfrentadas pela humanidade
ao longo do tempo.
AULA 01
Com base nas informações contidas nessa matéria, preencha a
tabela abaixo com importantes informações que você encontrará ao longo da sua
leitura.
OBS: VOCÊ PODE IMPRIMIR A TABELA PREENCHIDA E COLAR EM SEU
CADERNO OU, NA FALTA DE UMA IMPRESSORA, FAZER A TABELA COM RÉGUA E ESCREVER NO
PRÓPRIO CADERNO. ESSA ATIVIDADE SERÁ CORRIGIDA E VISTADA PELO PROFESSOR NO
RETORNO DAS AULAS.
|
Região (onde ocorreu)
|
Período (quando ocorreu?)
|
Número de mortos
|
História
|
Contaminação
|
Sintomas
|
Tratamento
|
Peste Negra
|
|
|
|
|
|
|
|
Cólera
|
|
|
|
|
|
|
|
Tuberculose
|
|
|
|
|
|
|
|
Varíola
|
|
|
|
|
|
|
|
Gripe Espanhola
|
|
|
|
|
|
|
|
Tifo
|
|
|
|
|
|
|
|
Febre Amarela
|
|
|
|
|
|
|
|
Sarampo
|
|
|
|
|
|
|
|
Malária
|
|
|
|
|
|
|
|
Aids (HIV)
|
|
|
|
|
|
|
|
AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
ASSISTIR AOS FILMES SONHOS TROPICAIS.
COPIAR OS TEXTOS NO CADERNO (NÃO PRECISA DESENHAR A CARICATURA DOS
PRESIDENTES):
AULA 3 (REGISTRAR NO CADERNO):
REALIZAR
A ATIVIDADE DE CRUZADINHA NO CADERNO.
COM BASE
NA MATÉRIA SOBRE BRASIL REPÚBLICA, OS CONTEÚDOS EM SEU CADERNO E POSSÍVEIS
PESQUISAS NA INTERNET, COPIE NO CADERNO E RESPONDA CORRETAMENTE A CRUZADINHA
ABAIXO.
CRUZADINHA
– REPÚBLICA VELHA NO BRASIL
1)
Ficaram excluídos do direito de voto pela Constituição de 1891.
2)
Iniciou um Governo Provisório e baniu a família real em 1889.
3)
Lei maior de um país. Determina os direitos e deveres dos cidadãos.
4)
Governo de um presidente eleito. Opõe-se à Monarquia.
5)
Grupo que detinha o poder econômico e político durante os primeiros anos da
República.
6)
Líder da comunidade de Canudos.
7)
A comunidade de Canudos localizava-se no Estado da __________.
8)
Produto agrícola mais cultivado no Brasil durante a Primeira República.
9)
Voto determinado pelo coronel, onde os eleitores eram “guiados” a votar em seus
candidatos.
10)
Política na qual Minas Gerais e São Paulo se revezavam na presidência do
Brasil.
AULA 4 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR E
RESPONDER A ATIVIDADE NO CADERNO:
ATIVIDADES:
REPÚBLICA VELHA NO BRASIL
1- O que foi a República Velha e qual período (início/fim) marca essa
parte da história brasileira?
2- Qual era a principal elite da República Velha, detentora de poder
econômico, político e privilégios?
3- Explique o que era o voto de cabresto e cite exemplos de fraudes
eleitorais.
4- Caracterize a “política do café com leite”.
5- Durante a Primeira República, diversos conflitos de ordem
político/social ou messiânico/religioso marcaram esse período. Com base nisso,
pesquise e faça um resumo sobre a Guerra de Canudos.
6- O que foi a Revolta da Vacina, quando ocorreu, onde e quais fatores
a motivaram.
7- Qual era a principal reinvindicação da Revolta da Chibata, liderada
por João Cândido no Rio de Janeiro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...