quarta-feira, 13 de maio de 2020

Roteiro de Estudo 9º ano Disciplina de História


3º ROTEIRO DE ESTUDOS  

DISCIPLINA: HISTÓRIA

ANO: 9º ANO

PROFESSORA: CHRISTIANE

HABILIDADES:
(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.
(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

SEGUE ABAIXO UM ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA PARA VOCÊS SEGUIREM ESSA SEMANA. OS CONTEÚDOS E ATIVIDADES ESTÃO DIVIDIDOS EM 3 PARTES (AULA 1, AULA 2 E AULA 3). TAMBÉM VOU DISPONIBILIZAR FILME PARA VOCÊS ASSISTIREM E TEREM UMA IDEIA DO CONTEXTO HISTÓRICO QUE ESTAMOS ESTUDANDO. 
AO ASSISTIR, PRESTEM ATENÇÃO AOS DETALHES: ONDE VIVEM, COMO SE VESTEM, COMO SE RELACIONAM, QUAIS SUAS CRENÇAS, COMO ERA O LÍDER ETC. SEGUE ABAIXO A SEQUÊNCIA:

COPIAR A TABELA E RESPONDÊ-LA COM BASE NO LINK DA MATÉRIA DA REVISTA SUPER INTERESSANTE.
AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
ASSISTIR AOS FILMES SONHOS TROPICAIS.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=fieH3FqzrZ0
COPIAR OS TEXTOS NO CADERNO.
REALIZAR A ATIVIDADE DE CRUZADINHA NO CADERNO.
REALIZAR A ATIVIDADE NO CADERNO.

Atualmente, a humanidade vive um momento de alarde e extrema preocupação devido à epidemia mundial do Corona Vírus, ou Covid-19. Ainda em estudo, profissionais de várias áreas científicas estudam meios de combater e vencer essa pandemia. Apesar de ser a “nossa luta atual”, ao longo da História da Humanidade outras epidemias também se alastraram, deixando suas consequências para as gerações posteriores e para nós, seres humanos atuais, estudarmos e aprendermos com os erros do passado para pensar em um futuro ainda mais próspero.
É a página da revista Super Interessante, cuja matéria intitulada AS GRANDES EPIDEMIAS AO LONGO DA HISTÓRIA, lançada no dia 16/03/2020, conta um pouco para nós das pandemias enfrentadas pela humanidade ao longo do tempo.

AULA 01
Com base nas informações contidas nessa matéria, preencha a tabela abaixo com importantes informações que você encontrará ao longo da sua leitura.
OBS: VOCÊ PODE IMPRIMIR A TABELA PREENCHIDA E COLAR EM SEU CADERNO OU, NA FALTA DE UMA IMPRESSORA, FAZER A TABELA COM RÉGUA E ESCREVER NO PRÓPRIO CADERNO. ESSA ATIVIDADE SERÁ CORRIGIDA E VISTADA PELO PROFESSOR NO RETORNO DAS AULAS.

Região (onde ocorreu)
Período (quando ocorreu?)
Número de mortos
História
Contaminação
Sintomas
Tratamento
Peste Negra







Cólera







Tuberculose







Varíola







Gripe Espanhola







Tifo







Febre Amarela







Sarampo







Malária







Aids (HIV)








AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
ASSISTIR AOS FILMES  SONHOS TROPICAIS.

COPIAR OS TEXTOS NO CADERNO (NÃO PRECISA DESENHAR A CARICATURA DOS PRESIDENTES):






AULA 3 (REGISTRAR NO CADERNO):
REALIZAR A ATIVIDADE DE CRUZADINHA NO CADERNO.
COM BASE NA MATÉRIA SOBRE BRASIL REPÚBLICA, OS CONTEÚDOS EM SEU CADERNO E POSSÍVEIS PESQUISAS NA INTERNET, COPIE NO CADERNO E RESPONDA CORRETAMENTE A CRUZADINHA ABAIXO.

CRUZADINHA – REPÚBLICA VELHA NO BRASIL
1) Ficaram excluídos do direito de voto pela Constituição de 1891.
2) Iniciou um Governo Provisório e baniu a família real em 1889.
3) Lei maior de um país. Determina os direitos e deveres dos cidadãos.
4) Governo de um presidente eleito. Opõe-se à Monarquia.
5) Grupo que detinha o poder econômico e político durante os primeiros anos da República.
6) Líder da comunidade de Canudos.
7) A comunidade de Canudos localizava-se no Estado da __________.
8) Produto agrícola mais cultivado no Brasil durante a Primeira República.
9) Voto determinado pelo coronel, onde os eleitores eram “guiados” a votar em seus candidatos.
10) Política na qual Minas Gerais e São Paulo se revezavam na presidência do Brasil.
AULA 4 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR E RESPONDER A ATIVIDADE NO CADERNO:
ATIVIDADES: REPÚBLICA VELHA NO BRASIL
1- O que foi a República Velha e qual período (início/fim) marca essa parte da história brasileira?
2- Qual era a principal elite da República Velha, detentora de poder econômico, político e privilégios?
3- Explique o que era o voto de cabresto e cite exemplos de fraudes eleitorais.
4- Caracterize a “política do café com leite”.
5- Durante a Primeira República, diversos conflitos de ordem político/social ou messiânico/religioso marcaram esse período. Com base nisso, pesquise e faça um resumo sobre a Guerra de Canudos.
6- O que foi a Revolta da Vacina, quando ocorreu, onde e quais fatores a motivaram.
7- Qual era a principal reinvindicação da Revolta da Chibata, liderada por João Cândido no Rio de Janeiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...