segunda-feira, 4 de maio de 2020

Roteiro de atividades - Módulo 3 - Ciências - 8°Ano





Roteiro de atividades - Módulo 3 - Ciências - 8° Ano -
Escola :________________________________________________________.
Pindamonhangaba,___________________________________________2020.
Nome:_________________________________ Nº______ Série: 8º Ano_____.
Profª: Sonia Harada-  Ciências

# Cronograma de estudo: 04/05 a 09/05/2020.

#Fonte de estudo: Pesquisar no caderno e Internet.

#Habilidades: Interpretar texto com o auxilio de recursos gráficos visuais.
# (9EF08CI01) – Identificar e classificar diferentes fontes renováveis e não renováveis, e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios de sustentabilidade.

# Exercício de Revisão: O aluno deverá realizar no primeiro momento uma leitura atenciosa e minuciosa do roteiro de atividades e depois responder a questões.

# Exercício de Revisão: ( Fontes e tipos de energia )
Exercícios sobre Tipos de Energia

A energia é a responsável pela produção de trabalho. Assim, quando há trabalho, afirmamos que existe energia envolvida. Além disso, existem vários tipos de energias que são usadas para diferentes trabalhos.

Existem vários tipos de energia, algumas são adquiridas por fontes renováveis outras não renováveis, mas todas elas são responsáveis pela produção de trabalho. Logo, em tudo o que está trabalhando, há energia.

Exercícios sobre tipos de energia

# Os principais tipos de energia são: 
*Energia mecânica (movimento);
*Energia térmica (calor);
*Energia elétrica (potencial elétrico);
*Energia química (reações químicas);
*Energia nuclear (desintegração do núcleo).

#Qual a importância da energia?
energia -Exercícios sobre tipos de energia
Atualmente, a energia está presente no dia a dia de várias pessoas, principalmente a energia elétrica, que é usada em chuveiros, computadores, fogões, para iluminar, entre outros aparelhos elétricos.

Os recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia. Um exemplo são as usinas hidrelétricas, nucleares e termoelétricas, pois elas recebem a fonte da natureza e a transformam em energia, sendo usada principalmente para suprir as atividades humanas. 

As fontes renováveis são consideradas como energia limpa que não cessa, já as não renováveis são uma energia suja que não se renova na natureza, o que causa diversos problemas ambientais.
.

Fontes renováveis de energia - Brasil Escola

As fontes renováveis são consideradas como energia limpa que não cessa, já as não renováveis são uma energia suja que não se renova na natureza, o que causa diversos problemas ambientais.

*Antes de fazer os exercícios sobre tipos de energia, vamos relembrar o que são fontes renováveis e fontes não renováveis.

#Fontes Renováveis
As fontes renováveis possuem a capacidade de se regenerar na natureza, por isso elas são consideradas energias limpas, já que não geram poluentes e não prejudicam o meio ambiente. Os tipos de energia renováveis são:

·         Energia Hidráulica: gerada pela força da água que vem dos rios.
·         Energia Solar: gerada pela energia do solar.
·         Energia Eólica: gerada pela força dos ventos.
·         Energia Geotérmica: gerada pelo calor do interior da terra.
·         Biomassa: gerada de matérias orgânicas.
·         Energia Gravitacional: gerada por meio da força das ondas dos oceanos.
·         Energia do Hidrogênio: gerada por meio do hidrogênio.

Fontes Não Renováveis
fontes não renováveis





As fontes não renováveis são um tipo de energia suja pois causam vários problemas ambientais, pois produzem e liberam no ambiente vários poluentes que podem causar desequilíbrios no ecossistemas e esgotar os recursos naturais. Veja alguns exemplos de tipos de energia não renováveis:
·         Combustíveis fósseis: como o petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.
·         Energia Nuclear: é gerada por meio de elementos como o urânio e tório.

Fontes renováveis de energia - Mundo Educação

#Exercícios sobre tipos de energia para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

1. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas 1termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. 

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

Matriz energética e o impacto ambiental: O Brasil e as fontes ...


2 – A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.
I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.
II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.
III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.
IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.

*Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.


3 – Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?

a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.



As Energias RenováVeis


4 – A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:
a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
b) Hidrogênio, usado como célula combustível.
c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.
e) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.

fontes-renovaveis - Minha Casa Solar

5  Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. 
Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia renováveis.
e) dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

6 – “Águas de março definem se falta luz este ano”. Esse foi o título de uma reportagem em jornal de circulação nacional, pouco antes do início do racionamento do consumo de energia elétrica, em 2001. No Brasil, a relação entre a produção de eletricidade e a utilização de recursos hídricos, estabelecida nessa manchete, se justifica porque:

a) a geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas exige a manutenção de um dado fluxo de água nas barragens.
b) o sistema de tratamento da água e sua distribuição consomem grande quantidade de energia elétrica.
c) a geração de eletricidade nas usinas termelétricas utiliza grande volume de água para refrigeração.
d) o consumo de água e de energia elétrica utilizadas na indústria compete com o da agricultura.
e) é grande o uso de chuveiros elétricos, cuja operação implica abundante consumo de água.










Alemanha investe em fontes renováveis de energia - GGN


7 – Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

a) Óleo diesel.b) Gasolina.c) Carvão mineral.         d) Gás natural.e) Vento.


Energias Renováveis - Biomassa


8 –  A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se:





a) a poluição da água por metais da usina.
b) a destruição do habitat de animais terrestres.
c) o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera.
d) o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas.
e) o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.
Consequências da destruição de habitat - Escola Kids

9. Dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
a) Solar, hidrelétrica eeólica.b) Hidráulica, lenha ebiomassa.c) Hidráulica, xisto esolar.d) Petróleo, solar e lenha.e) Álcool, eólica e solar

Energia Renovável Biomassa. - ppt carregar

10.  Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz;
b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;
c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;
e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.

# IMPORTANTE: O aluno deverá fotografar as atividades realizadas e colocar no whatsapp (o gabarito). Para ser avaliado e pontuado. Obrigada!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...