segunda-feira, 18 de maio de 2020

4 Plano de aula- AEE- Prof Paula- Atividade III


ALUNO:____________________________________________________

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE

A Cidade Cinzenta

Era uma vez um homem cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Todos os dias ele usava um terno cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas que ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam estava sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando constantes ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.
Um dia, a caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor laranja no chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele objeto, até que finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja, desenhou um enorme sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do que se sentia antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu caminho.
Enquanto caminhava com o sorriso desenhado em seu rosto, as pessoas que o olhavam acabam se assombrando e, pouco a pouco, se contagiavam e começavam a sorrir. Não demorou e toda a cidade tinha um sorriso no rosto pois um havia contagiado o outro. As nuvens cinza começaram a desaparecer e o sol surgiu, contagiando com seus raios a cidade, que começou a se tornar colorida e alegre.
(conto mexicano traduzido por Janaina Spolidorio )

Interpretação

1.    Por que o título da história é ‘A Cidade Cinzenta’?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    Como era a rotina do homem cinzento?
R:        ________________________________________________________________________


3.    Por que um simples lápis de cor foi capaz de mudar a vida na cidade?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4.    Escreva como era a cidade cinzenta antes e como ela ficou depois que foi contagiada por sorrisos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jogo do dia: STOP

Uma brincadeira popular bem antiga é a brincadeira STOP ou adedanha. Trata-se de um jogo divertido para dois ou mais participantes. Juntos testam seus conhecimentos de mundo e ampliam o vocabulário. Um jogo para fazer entre amigos e em família.
Objetivo:
O objetivo do jogo é dar respostas por letra em suas categorias ou temas. É uma forma de trabalhar vocabulário e conhecimentos gerais e específico. Também desenvolve a concentração e trabalha a memória. E, sem contar a agilidade, já que é necessário ser rápido para ganhar o jogo.
Como jogar?
Primeiro se definem os participantes. Todos devem já ter preparado o quadro com a lista de categorias a serem nomeadas. Conta-se “1, 2, e e já” ou “a – de – daaan – nha”. Uma ou outra é a forma de realizar o grito de sorteio. Nesse momento, todos mostram os dedos das mãos. Um dos participantes contam os dedos mostrados seguindo a ordem das letras do alfabeto. Aquela que corresponder ao último dedo, será a letra da rodada.
Por exemplo, imagine que o total de dedos colocados pelos participantes somem 10. Então vamos contando as letras do alfabeto até o 12: 1 = A, 2 = B, 3 = C, 4 = D, 5 = E, 6 = F, 7 = G, 8 = H, 9 = I, 10 = J, 11 = K e 12 = L. Então, responda, na primeira linha da tabela com a letra sorteada. No nosso exemplo, a letra L.
Sugestão de categorias ou temas.
Risque no papel uma tabela com as categorias a serem abordadas. Aqui sugerimos alguns temas:
  • Nome de pessoas
  • Animal
  • Carro
  • CEP (Cidade, Estado ou País)
  • Fruta
  • Alimentos
  • Objeto
  • Marca
  • Profissão
  • Time (Clube de Futebol
  • Adjetivos
  • Cores
  • Esportes
  • Personagens
  • Programas de TV
  • Desenhos Animados
  • Filmes
A última coluna da tabela deve receber o nome de TOTAL. É nesse espaço que contamos os pontos.


Segue abaixo a tabela para o jogo, também pode ser reproduzida em uma folha de caderno ou sulfite. Não se esqueça de registrar com foto e enviar para a sua professora. Bom divertimento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...