ALUNO:____________________________________________________
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE
A Cidade Cinzenta
Era uma vez
um homem cinzento que morava em uma cidade cinzenta. Todos os dias ele usava um
terno cinza e fazia as mesmas coisas: ia de casa para o trabalho e do trabalho
para casa. Nunca alguém havia visto esse homem dar um sorriso. Todas as pessoas
que ali moravam eram assim, como aquele homem cinzento. A cidade onde viviam
estava sempre nublada. Enormes nuvens cinza ficavam no céu, mostrando
constantes ameaças de chuva, embora só chovesse às vezes.
Um dia, a
caminho do trabalho, o homem cinzento encontrou um lápis de cor laranja no
chão. Quando o viu, parou e ficou olhando fixamente para aquele objeto, até que
finalmente decidiu pegá-lo. Com o lápis de cor laranja, desenhou um enorme
sorriso em seu rosto e se sentiu diferente, muito melhor do que se sentia
antes. Colocou então o lápis em seu bolso e continuou seu caminho.
Enquanto
caminhava com o sorriso desenhado em seu rosto, as pessoas que o olhavam acabam
se assombrando e, pouco a pouco, se contagiavam e começavam a sorrir. Não
demorou e toda a cidade tinha um sorriso no rosto pois um havia contagiado o
outro. As nuvens cinza começaram a desaparecer e o sol surgiu, contagiando com
seus raios a cidade, que começou a se tornar colorida e alegre.
(conto
mexicano traduzido por Janaina Spolidorio )
Interpretação
1.
Por que o título
da história é ‘A Cidade
Cinzenta’?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Como era a rotina do homem cinzento?
R: ________________________________________________________________________
3.
Por que
um simples lápis de cor foi capaz de mudar a vida na cidade?
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Escreva
como era a cidade cinzenta antes e como ela ficou depois que foi contagiada por
sorrisos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Jogo do dia: STOP
Uma brincadeira
popular bem antiga é a brincadeira STOP ou adedanha. Trata-se de um jogo
divertido para dois ou mais participantes. Juntos testam seus conhecimentos de
mundo e ampliam o vocabulário. Um jogo para fazer entre amigos e em família.
Objetivo:
O objetivo do jogo
é dar respostas por letra em suas categorias ou temas. É uma forma de trabalhar
vocabulário e conhecimentos gerais e específico. Também desenvolve a
concentração e trabalha a memória. E, sem contar a agilidade, já que é
necessário ser rápido para ganhar o jogo.
Como jogar?
Primeiro se definem
os participantes. Todos devem já ter preparado o quadro com a lista de
categorias a serem nomeadas. Conta-se “1, 2, e e já” ou “a – de – daaan – nha”.
Uma ou outra é a forma de realizar o grito de sorteio. Nesse momento, todos
mostram os dedos das mãos. Um dos participantes contam os dedos mostrados
seguindo a ordem das letras do alfabeto. Aquela que corresponder ao último
dedo, será a letra da rodada.
Por exemplo,
imagine que o total de dedos colocados pelos participantes somem 10. Então
vamos contando as letras do alfabeto até o 12: 1 = A, 2 = B, 3 = C, 4 = D, 5 =
E, 6 = F, 7 = G, 8 = H, 9 = I, 10 = J, 11 = K e 12 = L. Então,
responda, na primeira linha da tabela com a letra sorteada. No nosso exemplo, a
letra L.
Sugestão de categorias ou temas.
Risque no papel uma tabela com as
categorias a serem abordadas. Aqui sugerimos alguns temas:
- Nome de pessoas
- Animal
- Carro
- CEP (Cidade, Estado ou País)
- Fruta
- Alimentos
- Objeto
- Marca
- Profissão
- Time (Clube de Futebol
- Adjetivos
- Cores
- Esportes
- Personagens
- Programas de TV
- Desenhos Animados
- Filmes
A última coluna da
tabela deve receber o nome de TOTAL. É nesse espaço que contamos os pontos.
Segue abaixo a tabela para o jogo, também pode ser reproduzida em uma folha de caderno ou sulfite. Não se esqueça de registrar com foto e enviar para a sua professora. Bom divertimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...