segunda-feira, 18 de maio de 2020

Professora Vanessa Bracci, Artes, 8 A

E.E Célia Keiko
Professor: Vanessa Salgado Bracci
Tuma: 8A
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução. Compreender que qualquer objeto que produza som ou qualquer som pode ser utilizado para fazer música desde que haja intencionalidade musical. Nesta aula os alunos pesquisarão sons obtidos de objetos de uso diário para realizar uma partitura de improvisação guiada, entitulada “Batidinhas”, inspirada tanto na música eletrônica popular atual, quanto na composição “In C” de Terry Riley, que inaugurou o Minimalismo na música. Desta forma, poderão vivenciar profundamente a música de conjunto, bem como nuances de intensidade na execução e na forma musical como um todo.
Duração das atividades
2 aulas
Estratégias e recursos da aula
Conceitos
A ideia da composição entitulada de “Batidinhas” foi inspirada tanto na música eletrônica popular e em seu uso de pequenos motivos e variações deles sobre uma base rítmica, quanto na composição “In C” (“Em Dó”) de Terry Riley, onde uma pulsação constante soa no conjunto e sobre ela são executadas diferentes células melódicas, em um arco de improvisação que pede grande atenção auditiva, precisão e criatividade na execução. Essa composição inaugurou o minimalismo e mais detalhes acerca da peça, desse movimento e da aleatoriedade na música podem ser encontrados nos “Recursos Complementares” abaixo. Em “Batidinhas”, a improvisação do conjunto sobre as células rítmicas aumenta e diminui a densidade — entendida aqui como quantidade de ataques no decorrer do tempo — do discurso musical ao longo da forma.
Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula
Pesquisem um objeto do qual possam obter, no mínimo, três sons de alturas diferentes e dois sons de timbres diferentes, podendo utilizar-se de diferentes materiais para percutí-lo (dedos, mão, lápis, caneta, palito, vareta, moeda, pedrinha, etc.). Tenha à mão alguns lápis, canetas e/ou varetas de madeira (sem ponta) para que os alunos possam usar como baquetas.
Desenvolvimento da aula
Esta aula está dividida em três momentos: um de pesquisa de sonoridades e treinamento da execução, outro de apreciação musical e discussão teórica e um — que deve ficar para o final — de execução da partitura de “Batidinhas”.
Momento de pesquisa de sonoridades e treinamento da execução
Sentados no chão, cada qual com o seu material para percutí-lo (bater em algo sólido). Vocês irão anotar em seu caderno, os sons que conseguem obter dos seus objetos. Faça observações e perguntas acerca das diferenças de altura, timbre e duração dos sons. Faça observações também sobre a forma de execução e o material utilizado para executar, questionando como seria executar com outros materiais ou de outras formas. Pesquise sonoramente seu objeto, testando a forma de execução e o material utilizado para executar, e escolha três sons diferentes, com alturas variadas do grave para o agudo. Observe que é necessário ter uma certa precisão na execução a fim de obter sempre o mesmo resultado e dê um exemplo em algum dos objetos trazidos por um aluno, executando-o de forma ligeiramente diferente, mas que provoque uma significativa mudança qualitativa na sonoridade. Treinem também o toque desejado, a fim de obterem sempre o mesmo som para a mesma forma de execução do objeto. Vocês só devem ficar contentes com o resultado quando forem capazes de obter os mesmo três sons escolhidos repetidamente.
Momento de apreciação musical
Vocês irão ouvir um trecho da composição “In C” de Terry Riley. Visualizar a partitura da composição e sua forma de execução (ver link para download da partitura em “Recursos Complementares” abaixo), frisando o aspecto aleatório da execução, que será diferente a cada vez, e maleável da forma, que embora guarde um direcionamento claro, sempre se concretizará diferente. Fale sobre o Minimalismo e sua importância para a história da música contemporânea. Toque novamente o trecho ouvido anteriormente e abra a discussão sobre a composição com uma pergunta como: - Vocês acham que esse tipo de expressão musical é válido? Por quê?
Momento de execução de “Batidinhas”
1. Leiam as orientações para a performance e cada uma das células rítmicas com as alturas diferentes. È importante conseguir realizá-las corretamente para que a música tenha o efeito desejado. È de importância crucial desse elemento musical, sem o qual o conjunto estaria fadado a desmoronar e cujo resultado sonoro é um dos grandes responsáveis pela eficácia musical da composição. Tenha cuidado aos aspectos da intensidade, de seu crescendo e diminuindo ao longo da peça, e da escuta atenta ao conjunto e à execução, a fim de que possam ser seguidas as orientações da partitura para a improvisação.








2.













Recursos Complementares
Links sobre Terry Riley: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley http://es.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley http://en.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley
Link sobre Minimalismo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismo
Links sobre a composição "In C" de Terry Riley: http://www.otherminds.org/shtml/Scores.shtml - ESPECIAL ATENÇÃO para este link onde é disponibilizada a partitura da composição para download com as orientações para execução (em inglês) e um trecho de uma gravação. http://en.wikipedia.org/wiki/In_C - página sobre a composição
- vídeos no YouTube http://www.youtube.com/watch?v=OjR4QYsa9nE http://www.youtube.com/watch?v=vJSEcoeCgus http://www.youtube.com/watch?v=P7xL46igMdw
Avaliação
Os alunos serão capazes de: - ouvir atentamente a um trecho de uma performance da composição “In C” de Terry Riley acompanhando seu desenvolvimento, se possível com a partitura em mãos; - discutir acerca do Minimalismo, da aleatoriedade e de suas influências na música atual, tanto na música de concerto, quanto na música popular; - pesquisar sonoridades de três alturas diferentes nos objetos trazidos para a aula e treinar seu toque, atingindo a destreza e precisão necessárias para a realização das células rítmicas da partitura de “Batidinhas”; - improvisar e executar “Batidinhas” em conjunto, atentos às demandas da partitura.

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