Roteiro de atividades
– Módulo 4 – Ciências – 9°Ano – Problemas -
Escola:_________________________________________________________.
Pindamonhangaba,___________________________________________2020.
Nome:_________________________________
Nº______ Série: 9º Ano_____.
Profª: Sonia
Harada
#Cronograma de
estudo: 11/05 a 15/05/2020.
#Fonte de estudo:
Pesquisar no caderno e Internet.
#Habilidades:
Interpretar texto com o auxilio de recursos gráficos visuais.
#(EF09CI04) – Planejar
e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser
formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um
objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
# Obs: Os vídeos
deverão ser visualizados para melhor o desenvolvimento da aprendizagem dos
conteúdos propostos. ( Àtomos Isótopos, Isóbaros, Isótonos)
1.Um átomo possui
número atômico igual 28 e o seu número de massa igual a 45. Podemos concluir que seu número de nêutrons,
elétrons, Z,A,N é igual a:
Lembrete: A= Z+
N #
Z=p=e
2. Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número
atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números
de massa iguais a 24, 25 e 26. Os isótopos do magnésio possuem números de
nêutrons, respectivamente, iguais a: (Dado: Mg possui Z = 12).
3. O átomo X é isótopo de 20 41 Ca e isótono de 19 41K. Portanto, o seu número de massa é igual a:
4. Com
relação aos átomos abaixo:
21
X 50 22 Y 50 21 R 49
Podemos
afirmar que:
a) são
isóbaros=
b) são
isótonos=
c) são
isótopos=
5. Considere as representações fornecidas para os átomos A,
B e C:
3x+32A11x+15 5x-8B12x-2 4x+10C10x+35
Sabendo
que os átomos A e C são isóbaros, assinale a alternativa que indica
corretamente os números de massa dos átomos A, B e C.
a) 238,
238,238. b) 235, 235, 235. c) 235,235, 238. d) 235, 238, 235.
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