quinta-feira, 14 de maio de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO DE HISTÓRIA 7º ANO PROFESSORA CHRISTIANE


ROTEIRO DE ESTUDO 7º ANO

DISCIPLINA: HISTÓRIA

ANO / SÉRIE: 7º ANO

PROFESSORA: CHRISTIANE

HABILIDADES:
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias europeias, bem como as principais características dessas monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política.
AULA 01
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de mensagens ou e-mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha” carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era considerada moderna na época em que foi utilizada.
 Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Após a leitura e a interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e escreva seus significados com suas próprias palavras.
b) A tecnologia, da forma como conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
c) Podemos considerar “modernas” às sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano?


AULA 02
 ASSISTIR OS LINKS DE VÍDEOS POIS IRÁ AJUDAR BASTANTE NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

 LINKS DE VÍDEOS AULAS PARA ASSISTIR: 
 NÃO DEIXEM DE ASSISTIR!

Império Carolíngio e o Feudalismo - https://www.youtube.com/watch?v=5RXRVK7L7Rs

FILMES SUGERIDOS CASO QUEIRA APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO TRABALHADO



 AULA 03 E 04 FAZER LEITURA DO TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO

AS CRUZADAS

As Cruzadas foram expedições militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la sob domínio cristão. O entorno do ano 1000 viu o significativo crescimento das peregrinações de cristãos a Jerusalém, pois eles acreditavam que o fim do mundo estava próximo e, por isso, faziam sacrifícios e buscavam as terras sagradas para evitar a eternidade no inferno. O mundo não acabou e os muçulmanos ocuparam cada vez mais a Terra Santa, criando grandes impedimentos para o trânsito de cristãos. A situação se agravou
no decorrer do século XI e irritou os cristãos, que se reuniram para a primeira expedição militar que os levaria à Terra Santa para tentar expulsar os muçulmanos da região e devolvê-la aos cristãos. Entre os anos 1096 e 1270, muitas expedições foram organizadas para tentar reconquistar Jerusalém, porém os muçulmanos se mantiveram firme na região após vários conflitos. A Primeira Cruzada oficial foi convocada pelo Papa Urbano II, que reuniu a nobreza europeia em 1095 para combater os infiéis que ocupavam a Terra Santa. As Cruzadas foram um fracasso em seu objetivo de conquistar a Terra Santa para os cristãos. Custaram muito caro para a nobreza europeia e resultaram em milhares de mortes. No entanto, essas expedições
influenciaram grandes transformações no mundo medieval. Elas causaram o enfraquecimento da aristocracia feudal, fortaleceram o poder real e possibilitaram a expansão do mercado. A civilização oriental contribuiu muito para o enriquecimento cultural europeu, promovendo desenvolvimento intelectual. Nunca mais Jerusalém foi dominada pelos cristãos, mas as movimentações ocorridas no trajeto para a Terra Santa expandiram os relacionamentos com o mundo conhecido na época.

O PODER DA IGREJA E A SANTA INQUISIÇÃO:






COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDÊ-LAS.

ATIVIDADES:
1- Indique três fatores que marcaram a decadência e fim do Império Romano do Ocidente.
2- O que é a chamada Idade Média? Quais eventos marcam seu início e seu fim?
3- Qual era a instituição mais poderosa da Europa durante a Idade Média? O que lhe conferia tanto poder?
4- Quais foram as duas dinastias que marcaram o Reino Franco?
5- Quem foi Carlos Magno e qual sua importância para o Reino Franco?
6- Explique o que foi a Santa Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, e quais eram seus principais objetivos.
7- O que foram as Cruzadas? O que motivou esse movimento?
8- Cite algumas consequências das Cruzadas

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