DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANO / SÉRIE: 7º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
HABILIDADES:
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas
lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos
Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao
processo da expansão marítima.
(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as
reformas religiosas (Protestante e Contrarreforma Católica) e os processos
culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação
das monarquias europeias, bem como as principais características dessas
monarquias com vistas à compreensão das razões da centralização política.
AULA 01
Leia o texto abaixo:
A comunicação é um processo de
interação entre duas ou mais pessoas na transmissão de mensagens. O avanço
tecnológico, em diferentes momentos da História, possibilitou a diminuição das
barreiras de comunicação, como no caso das redes sociais, com o advento da
internet. Diante de transformações tão aceleradas em nosso cotidiano, atrelamos
o conceito de “moderno” a inovação e costumamos classificar determinados
objetos como “ultrapassados”, ou seja, “antigos”. Se hoje utilizamos Apps de
mensagens ou e-mails, houve um tempo em que se comunicar dependia da “velha”
carta – que, aliás, talvez seja a forma de interlocução e contato mais antiga
que conhecemos, mas isso não quer dizer que essa forma de comunicação não era
considerada moderna na época em que foi utilizada.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material
de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Após a leitura e a
interpretação do texto, reflita sobre as palavras “antigo” e “moderno” e
escreva seus significados com suas próprias palavras.
b) A tecnologia, da forma como
conhecemos, está presente em todas as sociedades humanas? Justifique.
c) Podemos considerar “modernas”
às sociedades que dependem da tecnologia em seu cotidiano?
AULA 02
ASSISTIR OS LINKS DE VÍDEOS POIS IRÁ AJUDAR BASTANTE NA REALIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES.
LINKS
DE VÍDEOS AULAS PARA ASSISTIR:
FILMES SUGERIDOS CASO QUEIRA
APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO TRABALHADO
AULA 03
E 04 FAZER LEITURA DO TEXTO E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO
AS CRUZADAS
As Cruzadas foram expedições
militares cristãos em sentido à Terra Santa com a finalidade de ocupá-la e mantê-la
sob domínio cristão. O entorno do ano 1000 viu o significativo crescimento das
peregrinações de cristãos a Jerusalém, pois eles acreditavam que o fim do mundo
estava próximo e, por isso, faziam sacrifícios e buscavam as terras sagradas
para evitar a eternidade no inferno. O mundo não acabou e os muçulmanos
ocuparam cada vez mais a Terra Santa, criando grandes impedimentos para o
trânsito de cristãos. A situação se agravou
no decorrer do século XI e irritou os
cristãos, que se reuniram para a primeira expedição militar que os levaria à
Terra Santa para tentar expulsar os muçulmanos da região e devolvê-la aos
cristãos. Entre os anos 1096 e 1270, muitas expedições foram organizadas para
tentar reconquistar Jerusalém, porém os muçulmanos se mantiveram firme na
região após vários conflitos. A Primeira Cruzada oficial foi convocada
pelo Papa Urbano II, que reuniu a nobreza europeia em 1095 para
combater os infiéis que ocupavam a Terra Santa. As Cruzadas foram um
fracasso em seu objetivo de conquistar a Terra Santa para os cristãos. Custaram
muito caro para a nobreza europeia e resultaram em milhares de mortes. No
entanto, essas expedições
influenciaram grandes transformações no mundo
medieval. Elas causaram o enfraquecimento da aristocracia feudal, fortaleceram
o poder real e possibilitaram a expansão do mercado. A civilização oriental
contribuiu muito para o enriquecimento cultural europeu, promovendo
desenvolvimento intelectual. Nunca mais Jerusalém foi dominada pelos cristãos,
mas as movimentações ocorridas no trajeto para a Terra Santa expandiram os relacionamentos
com o mundo conhecido na época.
O PODER DA IGREJA E A SANTA
INQUISIÇÃO:
COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E
RESPONDÊ-LAS.
ATIVIDADES:
1- Indique três fatores que marcaram a decadência e fim do
Império Romano do Ocidente.
2- O que é a chamada Idade
Média? Quais eventos marcam seu início e seu fim?
3- Qual era a instituição mais poderosa da Europa durante a
Idade Média? O que lhe conferia tanto poder?
4- Quais foram as duas dinastias que marcaram o Reino
Franco?
5- Quem foi Carlos Magno e qual sua importância para o Reino
Franco?
6- Explique o que foi a Santa Inquisição, ou Tribunal do
Santo Ofício, e quais eram seus principais objetivos.
7- O que foram as Cruzadas? O que motivou esse movimento?
8- Cite algumas consequências das Cruzadas
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