ROTEIRO DE ESTUDO 7º ANO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ANO: 7º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
HABILIDADES:
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais
na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas
e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
(EF07GE03A) Identificar e selecionar, em registros
histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades
remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e
caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes
lugares e tempos.
(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira,
considerando a diversidade étnico-racial e cultural (indígena, africana,
europeia, latino-americana, árabe, asiática entre outras) e relacionar com
outros indicadores demográficos tais como: renda, sexo, gênero, idade entre
outros nas regiões brasileiras.
PARTE 01
Realize a leitura do texto abaixo, analise o
mapa das zonas térmicas e responda as questões no caderno.
Zonas Térmicas da Terra.
A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação,
durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe
luz solar.
Em virtude da forma esférica do planeta Terra, os raios
solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do
planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador, ou zona
intertropical, a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular,
desse modo, automaticamente, maior a intensidade e o calor.
A partir da zona intertropical em direção aos polos, os
raios, devido à forma arredondada do planeta, incidem na superfície dessas
regiões com menor intensidade, pois atingem o planeta de maneira inclinada e,
consequentemente, as temperaturas são menores.
A partir dessa ideia, fica claro que entre dois polos existe
uma grande oscilação de temperaturas, decorrente principalmente do modo e da
intensidade com que os raios solares incidem na superfície, que determinam a
existência de elevadas, baixas e médias temperaturas dispersas em toda extensão
do planeta.
1º - Em relação à localização do Brasil quanto as zonas
térmicas ou climáticas, responda:
A) É correto afirmar que o Brasil é um país
predominantemente tropical? Por quê?
R:___________________________________________________________________________
B) Qual zona além da intertropical o Brasil faz parte?
R:__________________________________________________________________________
2º) A localização do Brasil quanto aos hemisférios. A) O
território do Brasil pode ser localizado perante os hemisférios, desta forma,
levando em consideração a linha do equador, em qual hemisfério o Brasil está
localizado?
R:__________________________________________________________________________
B) Já referente ao meridiano de Greenwich, em qual
hemisfério o Brasil se localiza?
R:__________________________________________________________________________
3º) referente a localização no continente americano, onde se
divide em América do norte, América central e América do Sul. Desta forma, onde
o Brasil está localizado?
R:__________________________________________________________________________
4º) Sobre as zonas climáticas, qual é o clima predominante
na região que vivemos? R:__________________________________________________________________________
5º) Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do
Brasil e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) O
território brasileiro está totalmente ao sul da linha do Equador, portanto, o
país pertence somente ao Hemisfério sul.
b) ( ) O
Brasil pertence ao Hemisfério ocidental, visto que o país está situado a oeste
do meridiano de Greenwich.
c) ( ) O
Trópico de Capricórnio “corta” o território brasileiro na sua porção sul.
d) ( ) cortado ao norte pela linha do Equador, o
Brasil possui 7% do seu território no Hemisfério setentrional e 93% no
Hemisfério meridional.
PARTE 02
Leia o texto e
responda corretamente:
Durante os séculos XVII e boa parte do século XVIII, a
metrópole não tinha recursos e nem pessoas suficientes para realizar a ocupação
do extenso território amazônico. Umas das alternativas para solucionar esse
problema foi permitir que as ordens religiosas se instalassem na colônia. Eles
ajudavam na conquista, pois as catequizações dos povos indígenas ajudavam no
processo de ocupação e geração de riquezas.
1. Por que as ordens religiosas vieram para a Amazônia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais ordens
religiosas vieram para Amazônia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Os missionários
ensinavam aos indígenas o que era o cristianismo, quais as obrigações dos
cristãos e tudo o que fosse necessário. Todo esse ensinamento era chamado de:
a) Adoração
b) Catequese
c) Descimento
d) Aldeamento
4. A principal função dos missionários que vieram para a
Amazônia era fazer os povos indígenas tornarem-se cristão. Como se chamava essa
prática: Marque corretamente.
a) Aldeamento
b) Converter
c) Descimento
d) catequese
5. Muitos religiosos e para quase todos os europeus, os
indígenas eram pessoas sem cultura e sem regras sociais, muitos dos seus
costumes eram considerados errados. Nesse sentido, os indígenas sofrem
aculturação? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Eram espaços nos
quais os missionários reuniam os indígenas descidos. Eram catequizados e
aprendiam a trabalhar de acordo com a cultura europeia. Vários deles foram
núcleos de onde surgiram algumas cidades da Amazônia. Como se chamava esses
espaços?
_____________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...