3º ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
ANO: 8º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
HABILIDADES:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo
e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de
trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(EF08HI04) Identificar e
relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e
no mundo.
(EF08HI05) Explicar as rebeliões da América Portuguesa (em especial a
Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana),
estabelecendo relações com os ideais iluministas, com as revoluções burguesas
na Europa e com a independência das Treze Colônias inglesas na América.
SEGUE ABAIXO UM
ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA PARA VOCÊS SEGUIREM ESSA SEMANA. OS CONTEÚDOS E
ATIVIDADES ESTÃO DIVIDIDOS EM 3 PARTES (AULA 1, AULA 2 E AULA 3). TAMBÉM VOU
DISPONIBILIZAR FILMES PARA VOCÊS ASSISTIREM. ESSES FILMES CONTEXTUALIZAM BEM O
PERÍODO HISTÓRICO QUE ESTAMOS ESTUDANDO. ASSISTA-OS SE ATENTANDO AOS DETALHES
COMO LUGARES, ROUPAS, COMIDAS, CONVERSAS, ACONTECIMENTOS AO LONGO DA HISTÓRIA,
TIPO DE GOVERNO, MODO DE VIDA, DIFERENÇAS SOCIAIS ETC. SEGUE ABAIXO A SEQUÊNCIA
DE ESTUDOS:
AULA 1 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR NO CADERNO OS TEXTOS SOBRE AS TEORIAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX: AS
FORMAS DE SOCIALISMO E ANARQUISMO.
AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR O TEXTO SOBRE O ANTIGO REGIME E AS ATIVIDADES NO CADERNO E RESPONDÊ-LAS.
AULA 3 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR A TABELA NO CADERNO E PREENCHÊ-LA DE ACORDO COM SUA PESQUISA.
ACESSE O LINK DA MATÉRIA DA REVISTA SUPER INTERESSANTE PARA RESPONDER.
AULA 1
A Revolução Industrial Inglesa teve
início em consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos
que ocorreram na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.
A Inglaterra
era um país unificado com uma situação política relativamente estável, livre de
tarifas alfandegárias e com sistema de seguro e infraestrutura bancária bem
estabelecidos.
No século
XVIII tornou-se uma potência econômica internacional dominante e acumulou
grandes somas de capital. Além disso, o grande número de portos naturais e rios
navegáveis, muitos ligados por novos canais significava que o consumo interno e
o internacional estavam facilmente interligados.
A existência de mão
de obra abundante e barata foi também importante para o
desenvolvimento da indústria. Desde o início do século XVIII, com a
melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade. Ao
mesmo tempo grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela
apropriação das terras por poderosos proprietários rurais, e migravam para a
cidade. A burguesia inglesa pode contar ainda com o crescente império colonial.
Na segunda metade do século XVIII, depois de vencer os franceses, a Inglaterra
passou a ter a hegemonia naval. Por essa época as atividades comerciais
comandavam o ritmo da produção.
A Revolução
Industrial Inglesa fez surgir uma classe operária, que se caracterizou por
ganhar baixos salários e por jornadas de trabalho que chegava a 16 horas. Os operários
que antes eram donos dos teares e rocas e passaram a ser submetidos aos
capitalistas (donos dos meios de produção). As condições de trabalho eram
precárias e colocavam em risco a vida e a saúde do trabalhador, levando alguns
a se rebelarem contra as máquinas e as fábricas, como o movimento ludista e
cartista.
COM BASE NO TEXTO E NO CONTEÚDO DO CADERNO, RESPONDA ÀS QUESTÕES:
1- O que foi a Primeira Revolução Industrial, onde ocorreu e quando se
iniciou?
2- Quais fatores econômicos e políticos levaram a Inglaterra a ser a
pioneira no processo de industrialização?
3- Explique o que foram os chamados cercamentos, e qual sua relação com o excedente de mão de obra
disponível nas cidades inglesas nesse período.
4- Elucide sobre as condições de trabalho nas fábricas e como era o
ambiente fabril nesse período.
5- Todos os operários, independente de sexo e idade, recebiam os
mesmos salários? Justifique.
6- Segundo o texto, quais movimentos operários surgiram primeiro na
Inglaterra?
COPIAR OS TEXTOS EM SEU CADERNO.
AULA 02
COPIAR TEXTO EM SEU CADERNO. COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E
RESPONDÊ-LAS.
AULA
03
Atualmente, a humanidade vive um momento de alarde e extrema
preocupação devido à epidemia mundial do Corona
Vírus, ou Covid-19. Ainda em estudo, profissionais de várias áreas
científicas estudam meios de combater e vencer essa pandemia. Apesar de ser a
“nossa luta atual”, ao longo da História da Humanidade outras epidemias também
se alastraram, deixando suas consequências para as gerações posteriores e para
nós, seres humanos atuais, estudarmos e aprendermos com os erros do passado
para pensar em um futuro ainda mais próspero.
É a página da revista Super Interessante, cuja matéria
intitulada AS GRANDES EPIDEMIAS AO LONGO DA HISTÓRIA, lançada no dia
16/03/2020, conta um pouco para nós das pandemias enfrentadas pela humanidade
ao longo do tempo.
Com base nas informações contidas nessa matéria, preencha a
tabela abaixo com importantes informações que você encontrará ao longo da sua
leitura.
OBS: VOCÊ PODE IMPRIMIR A TABELA PREENCHIDA E COLAR EM SEU
CADERNO OU, NA FALTA DE UMA IMPRESSORA, FAZER A TABELA COM RÉGUA E ESCREVER NO
PRÓPRIO CADERNO. ESSA ATIVIDADE SERÁ CORRIGIDA E VISTADA PELO PROFESSOR.
|
Região (onde ocorreu)
|
Período (quando ocorreu?)
|
Número de mortos
|
História
|
Contaminação
|
Sintomas
|
Tratamento
|
Peste Negra
|
|
|
|
|
|
|
|
Cólera
|
|
|
|
|
|
|
|
Tuberculose
|
|
|
|
|
|
|
|
Varíola
|
|
|
|
|
|
|
|
Gripe Espanhola
|
|
|
|
|
|
|
|
Tifo
|
|
|
|
|
|
|
|
Febre Amarela
|
|
|
|
|
|
|
|
Sarampo
|
|
|
|
|
|
|
|
Malária
|
|
|
|
|
|
|
|
Aids (HIV)
|
|
|
|
|
|
|
|
AULA 04 INDICAÇÕES
DE FILMES:
Fazer resumos dos filmes assistidos no caderno.
socorro
ResponderExcluirme ajuda pfv e muita materia
ResponderExcluirhaaaaaaaa
ResponderExcluir