quarta-feira, 13 de maio de 2020

ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA 8º ANO


3º ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA

ANO: 8º ANO

PROFESSORA: CHRISTIANE

HABILIDADES:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
 (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(EF08HI05) Explicar as rebeliões da América Portuguesa (em especial a Conjuração Mineira, a Conjuração Baiana e a Revolução Pernambucana), estabelecendo relações com os ideais iluministas, com as revoluções burguesas na Europa e com a independência das Treze Colônias inglesas na América.

SEGUE ABAIXO UM ROTEIRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA PARA VOCÊS SEGUIREM ESSA SEMANA. OS CONTEÚDOS E ATIVIDADES ESTÃO DIVIDIDOS EM 3 PARTES (AULA 1, AULA 2 E AULA 3). TAMBÉM VOU DISPONIBILIZAR FILMES PARA VOCÊS ASSISTIREM. ESSES FILMES CONTEXTUALIZAM BEM O PERÍODO HISTÓRICO QUE ESTAMOS ESTUDANDO. ASSISTA-OS SE ATENTANDO AOS DETALHES COMO LUGARES, ROUPAS, COMIDAS, CONVERSAS, ACONTECIMENTOS AO LONGO DA HISTÓRIA, TIPO DE GOVERNO, MODO DE VIDA, DIFERENÇAS SOCIAIS ETC. SEGUE ABAIXO A SEQUÊNCIA DE ESTUDOS:

AULA 1 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR NO CADERNO OS TEXTOS SOBRE AS TEORIAS SOCIAIS DO SÉCULO XIX: AS FORMAS DE SOCIALISMO E ANARQUISMO.
AULA 2 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR O TEXTO SOBRE O ANTIGO REGIME E AS ATIVIDADES NO CADERNO E RESPONDÊ-LAS.
AULA 3 (REGISTRAR NO CADERNO):
COPIAR A TABELA NO CADERNO E PREENCHÊ-LA DE ACORDO COM SUA PESQUISA. ACESSE O LINK DA MATÉRIA DA REVISTA SUPER INTERESSANTE PARA RESPONDER.

AULA 1
Revolução Industrial Inglesa teve início em consequência de uma série de fatores econômicos, sociais e políticos que ocorreram na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII.
A Inglaterra era um país unificado com uma situação política relativamente estável, livre de tarifas alfandegárias e com sistema de seguro e infraestrutura bancária bem estabelecidos.
No século XVIII tornou-se uma potência econômica internacional dominante e acumulou grandes somas de capital. Além disso, o grande número de portos naturais e rios navegáveis, muitos ligados por novos canais significava que o consumo interno e o internacional estavam facilmente interligados.
A existência de mão de obra abundante e barata foi também importante para o desenvolvimento da indústria. Desde o início do século XVIII, com a melhoria da produção agrícola, houve uma queda nas taxas de mortalidade. Ao mesmo tempo grande contingente populacional estava sendo expulso do campo, pela apropriação das terras por poderosos proprietários rurais, e migravam para a cidade. A burguesia inglesa pode contar ainda com o crescente império colonial. Na segunda metade do século XVIII, depois de vencer os franceses, a Inglaterra passou a ter a hegemonia naval. Por essa época as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.

A Revolução Industrial Inglesa fez surgir uma classe operária, que se caracterizou por ganhar baixos salários e por jornadas de trabalho que chegava a 16 horas. Os operários que antes eram donos dos teares e rocas e passaram a ser submetidos aos capitalistas (donos dos meios de produção). As condições de trabalho eram precárias e colocavam em risco a vida e a saúde do trabalhador, levando alguns a se rebelarem contra as máquinas e as fábricas, como o movimento ludista e cartista.
COM BASE NO TEXTO E NO CONTEÚDO DO CADERNO, RESPONDA ÀS QUESTÕES:
1- O que foi a Primeira Revolução Industrial, onde ocorreu e quando se iniciou?
2- Quais fatores econômicos e políticos levaram a Inglaterra a ser a pioneira no processo de industrialização?
3- Explique o que foram os chamados cercamentos, e qual sua relação com o excedente de mão de obra disponível nas cidades inglesas nesse período.
4- Elucide sobre as condições de trabalho nas fábricas e como era o ambiente fabril nesse período.
5- Todos os operários, independente de sexo e idade, recebiam os mesmos salários? Justifique.
6- Segundo o texto, quais movimentos operários surgiram primeiro na Inglaterra?
COPIAR OS TEXTOS EM SEU CADERNO.

AULA 02
COPIAR TEXTO EM SEU CADERNO. COPIAR AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDÊ-LAS.









AULA 03
Atualmente, a humanidade vive um momento de alarde e extrema preocupação devido à epidemia mundial do Corona Vírus, ou Covid-19. Ainda em estudo, profissionais de várias áreas científicas estudam meios de combater e vencer essa pandemia. Apesar de ser a “nossa luta atual”, ao longo da História da Humanidade outras epidemias também se alastraram, deixando suas consequências para as gerações posteriores e para nós, seres humanos atuais, estudarmos e aprendermos com os erros do passado para pensar em um futuro ainda mais próspero.

É a página da revista Super Interessante, cuja matéria intitulada AS GRANDES EPIDEMIAS AO LONGO DA HISTÓRIA, lançada no dia 16/03/2020, conta um pouco para nós das pandemias enfrentadas pela humanidade ao longo do tempo.
Com base nas informações contidas nessa matéria, preencha a tabela abaixo com importantes informações que você encontrará ao longo da sua leitura.
OBS: VOCÊ PODE IMPRIMIR A TABELA PREENCHIDA E COLAR EM SEU CADERNO OU, NA FALTA DE UMA IMPRESSORA, FAZER A TABELA COM RÉGUA E ESCREVER NO PRÓPRIO CADERNO. ESSA ATIVIDADE SERÁ CORRIGIDA E VISTADA PELO PROFESSOR.


Região (onde ocorreu)
Período (quando ocorreu?)
Número de mortos
História
Contaminação
Sintomas
Tratamento
Peste Negra







Cólera







Tuberculose







Varíola







Gripe Espanhola







Tifo







Febre Amarela







Sarampo







Malária







Aids (HIV)








AULA 04   INDICAÇÕES DE FILMES:

Fazer resumos dos filmes assistidos no caderno.

3 comentários:

Deixe um comentário em nosso Blog...