quarta-feira, 13 de maio de 2020

Roteiro - 6º ano Profª: Suely - Ciências


Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Ÿ Disciplina: Ciências
Ÿ Professor: Suely Anéas
Ÿ Ano/série: 6º  Ano
    Data: 12/05 á 14/05

Ÿ 

LEITURA DO TEXTO:



As soluções e o cotidiano

SOLUÇÃO é o nome dado pelos químicos para qualquer outra mistura homogênea.
Quando você coloca um pouco de açúcar na água e mexe até obter uma só fase, está fazendo uma solução. O mesmo acontece se você adicionar um pouquinho de sal de cozinha à água e misturar bem.
Em química , o verbo dissolver pode ser empregado de duas maneiras. Podemos usá-lo para nos referir ao ato praticado por uma pessoa ao fazer uma solução.` Uma frase como ( eu dissolvi o açúcar em água) exemplifica esse uso.  Outro modo de usar o verbo dissolver é aplicá-lo a uma substância a fim de expressar a propriedade que a substância tem  de misturar-se a outra, originando uma solução. Numa frase como (a água dissolve o açúcar ), temos um exemplo desse tipo no uso.
Quando uma substância é capaz de dissolver outra, costumamos chamá-lo de solvente. Assim, a água é um solvente para o açúcar , para o sal de cozinha, para o etanol (álcool comum) e para várias outras substâncias.
A substância que é    dissolvido, a num solvente, a fim de fazer uma solução, é denominado soluto.
Se uma solução é preparada com o  solvente água, dizemos que é uma solução aquosa. . Ao dissolver açúcar em água, por exemplo, obtemos uma solução aquosa a de  açúcar , na qual a água é o solvente e o açúcar é o soluto.

                                                                                                                                    



ATIVIDADES

1.  Explique com suas palavras o que é solução.

2.  Explique com suas palavras o que você é soluto.

3- Explique  com sua palavras o que é solvente .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...