segunda-feira, 4 de maio de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE - 7º ANO - PROFª KAREN


Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

Ÿ  Dias 04/05 a 15/05

Ÿ  Disciplina: Arte
Ÿ  Professor: Karen Suellen
Ÿ  Ano/série/Turma: 7 ANO
Ÿ  Período: Manhã


Ÿ  Atividades:




               Conhecer um pouco mais sobre os saberes indígenas, seus mitos, seus rituais e seus modos de compreender o mundo e os seres que nele habitam permite entender que seus cantos são muito mais do que pode parecer à primeira leitura ou escuta.
           A maioria dos cantos tikmu’un faz parte de rituais e, além de constituir uma espécie de registro de aspectos do ambiente no qual esse povo vive há muito tempo, também faz referência a mitos, a animais que vivem nas proximidades de suas aldeias, aos não indígenas, a povos-espíritos e a objetos de ambientes urbanos. Com isso, sua produção musical envolve a constante elaboração que fazem dos ambientes onde vivem e pelos quais transitam, numa constante produção de conhecimento. Os mitos e cantos podem ser considerados um dos meios de preservar e transmitir esses conhecimentos. A tradução mostrada como exemplo no Sobrevoo e a que apresentaremos a seguir, fazem parte do repertório de cantos atribuídos a um dos 12 povos-espíritos cantores com os quais os Tikmu’un convivem em seus diferentes rituais. Trata-se do povo-espírito chamado de xunim, que pode ser traduzido como “morcego-espírito”. Ou seja, quem fala sobre os outros animais nesses cantos-rituais é o morcego-espírito.



Povos-espíritos
Sujeitos não humanos com os quais os indígenas convivem em seus rituais ou sonhos e que geralmente também são citados em seus mitos. O conceito muitas vezes também está relacionado a algum animal e pode se referir tanto ao animal físico como ao animal “espiritual”.




1)      No canto acima, xunim (morcego-espírito) fala sobre o animal zabelê, uma ave que habita as matas de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil. Lendo a letra, o que você percebe sobre o comportamento dessa ave e sobre o ambiente onde ela vive?

2)      Que sons de animais estão representados nesse canto?

3)      Agora ouça a gravação do canto do pássaro zabelê:
               https://www.youtube.com/watch?v=M85fYa7KHjM

4)      Que diferenças e semelhanças você nota entre os cantos indígenas aqui apresentados e outras músicas que você conhece?

5)      Qual das características dos cantos indígenas apresentados neste bimestre mais chamou a sua atenção?

6)      O que você estudou nesta atividade mudou de alguma maneira seu modo de ver as músicas indígenas? Por quê? O que esse tipo de música pode nos ensinar sobre a relação com o ambiente?

7)      Faça uma pesquisa sobre qual a importância dos cantos indígenas.

8)      Quais as características das músicas maxacali?


Ÿ   Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.










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