Dias 04/05 a 15/05
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen
Ano/série/Turma:
7 ANO
Período:
Manhã
Atividades:
Conhecer um pouco mais
sobre os saberes indígenas, seus mitos, seus rituais e seus modos de
compreender o mundo e os seres que nele habitam permite entender que seus
cantos são muito mais do que pode parecer à primeira leitura ou escuta.
A maioria dos cantos tikmu’un faz parte de
rituais e, além de constituir uma espécie de registro de aspectos do ambiente
no qual esse povo vive há muito tempo, também faz referência a mitos, a animais
que vivem nas proximidades de suas aldeias, aos não indígenas, a
povos-espíritos e a objetos de ambientes urbanos. Com isso, sua produção
musical envolve a constante elaboração que fazem dos ambientes onde vivem e
pelos quais transitam, numa constante produção de conhecimento. Os mitos e
cantos podem ser considerados um dos meios de preservar e transmitir esses
conhecimentos. A tradução mostrada como exemplo no Sobrevoo e a que
apresentaremos a seguir, fazem parte do repertório de cantos atribuídos a um
dos 12 povos-espíritos cantores com os quais os Tikmu’un convivem em seus
diferentes rituais. Trata-se do povo-espírito chamado de xunim, que pode ser
traduzido como “morcego-espírito”. Ou seja, quem fala sobre os outros animais
nesses cantos-rituais é o morcego-espírito.
Povos-espíritos
Sujeitos não humanos com os quais os indígenas convivem em
seus rituais ou sonhos e que geralmente também são citados em seus mitos. O
conceito muitas vezes também está relacionado a algum animal e pode se referir
tanto ao animal físico como ao animal “espiritual”.
1)
No
canto acima, xunim (morcego-espírito) fala sobre o animal zabelê, uma ave que
habita as matas de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil. Lendo a letra, o que
você percebe sobre o comportamento dessa ave e sobre o ambiente onde ela vive?
2)
Que
sons de animais estão representados nesse canto?
3)
Agora
ouça a gravação do canto do pássaro zabelê:
4)
Que
diferenças e semelhanças você nota entre os cantos indígenas aqui apresentados
e outras músicas que você conhece?
5)
Qual
das características dos cantos indígenas apresentados neste bimestre mais
chamou a sua atenção?
6)
O
que você estudou nesta atividade mudou de alguma maneira seu modo de ver as
músicas indígenas? Por quê? O que esse tipo de música pode nos ensinar sobre a
relação com o ambiente?
7)
Faça
uma pesquisa sobre qual a importância dos cantos indígenas.
8)
Quais
as características das músicas maxacali?
Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será
a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo
de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.
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