segunda-feira, 4 de maio de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES - ARTE- 6º ANO PROFª KAREN


Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

Ÿ  Dias 04/05 a 15/05

Ÿ  Disciplina: Arte
Ÿ  Professor: Karen Suellen
Ÿ  Ano/série/Turma: 6º ANO
Ÿ  Período: Tarde


Ÿ  Atividades:
ESCUTANDO A VIDA



                           BOUBAT, Edouard. Rémi écoutant la mer [Rémi escutando o mar, em tradução livre] 1995. Fotografia



Responda:

1)      Você já tentou ouvir o som que parece vir de dentro de uma concha? Observe a imagem anterior. O que será que esse menino está ouvindo?
2)      Agora feche os olhos, fique em silêncio e preste atenção em tudo o que você consegue escutar. Os sons vêm de dentro ou de fora de onde você está? Mais perto ou mais longe? É algo que parece estar parado ou em movimento?

Fechar os olhos e se concentrar nos sons que escutamos pode mudar a nossa percepção, levando-nos a notar sons que já estavam presentes mas aos quais não estávamos dando atenção.

Esse simples exercício pode mostrar que muitas vezes sem estar consciente disso, você ouve muitas coisas ao mesmo tempo: o som da sua própria respiração ou das suas mãos tocando o cabelo, alguém falando próximo a você, o som de um cachorro latindo ao longe, o som de alguém mexendo no caderno ou na mochila, alguém andando pela sala ou escrevendo no quadro ou, ainda, o vento balançando as folhas de uma árvore lá fora. E o silêncio? Você reparou também nele? Em relação à escuta, considerando como som tudo que é captado pela audição, não podemos deixar de falar sobre o silêncio, que prepara a escuta e que ajuda os diferentes sons a se destacarem.

Reflita sobre as seguintes questões.

1)       O que a imagem do menino ouvindo a concha e o primeiro exercício de escuta fizeram você perceber ou imaginar?
2)      Você acha que os sons e o silêncio dos ambientes interferem na sua concentração, no seu humor e nos seus sentimentos? Como?
3)      Quais são os sons mais marcantes que você escuta em sua vida cotidiana?


SONS DA VIDA

         Nesta seção, convidamos você a mapear diferentes sons da vida cotidiana e a conhecer artistas que experimentam e exploram sonoridades pouco convencionais em seus processos criativos, como percussão corporal, variados sons vocais, sons de brinquedos, de utensílios domésticos e até sons feitos com água.

Sons do corpo

Que tal começar por nós mesmos? Afinal, nosso corpo pode, além de ouvir, produzir muitos sons. Como é o som da sua respiração? E de quando você esfrega uma mão na outra? Que outros sons você produz? Será que tudo isso pode virar música?

Assista aos vídeos a seguir:  



                    Integrantes do grupo Barbatuques durante uma apresentação do álbum Ayú. Fotografia de 2015.


            O grupo é da cidade de São Paulo (SP), e foi fundado por Fernando Barboza, mais conhecido como Fernando Barba, cujo apelido deu origem ao nome Barbatuques.
            Os 15 integrantes utilizam o corpo para fazer música, explorando diversos sons e ritmos, e percorrem o mundo levando essa proposta musical, que mistura percussão corporal, vocais e sapateado, além de envolver muita improvisação.
            Além de produzir sons com as mãos, com os pés e com a voz, os músicos do grupo fazem também outros sons com a boca, que não necessariamente envolvem a voz.
            Imagine esses sons de lábios, língua e dentes sendo usados junto com a voz, pela mesma pessoa, ao cantar uma música.
            Em suas apresentações, a cantora e violonista brasileira Badi Assad (1966-) explora em seu canto alguns sons muito sutis feitos com os dentes. Como ela usa um microfone muito próximo à boca, é possível ouvir claramente todos esses sons.




Instrumento de percussão Instrumento musical com o qual se produz som a partir de técnicas de golpes ou fricção. Isso pode ser feito diretamente com as mãos ou com um acessório, como a baqueta. Também é possível produzir som com alguns desses instrumentos ao colidir uma parte na outra, como no caso dos pratos de metais ou das matracas de madeira; ou, ainda, balançando-os, como no caso dos chocalhos.
            Outro de seus recursos é cantar uma música entoando uma única sílaba, sem articular palavras, usando os lábios e a língua para fazer um acompanhamento rítmico, como um instrumento de percussão. Assim, ela chama atenção para esses sons sutis que produzimos e para outros detalhes e particularidades que geralmente passam despercebidos.

RESPONDA:

1)      Você já tinha ouvido falar dos Barbatuques? A imagem na página anterior é de uma apresentação deles, observe. O que esses artistas parecem estar fazendo? Já brincou de fazer algo parecido? Consegue imitar esses gestos ou outros semelhantes e produzir sons?

2)      Escute a música “Barbapapa’s groove”, do grupo Barbatuques, no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=eLY8zD0Yt_I. Após a escuta, escreva as suas impressões, o que você achou?

3)      Você já experimentou produzir sons só com os lábios? E estalando a língua? E com os dentes? Experimente e escreva as suas impressões.

4)      Como você imagina que seria um canto que mistura diferentes sons feitos com a boca? Que tal escolher uma música que você já conhece para cantar e brincar? Tente acrescentar alguns sons de lábios ou estalos de língua a esse canto. Se possível faça um vídeo dessa experiência.


Ÿ  Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...