Dias 04/05 a 15/05
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen
Ano/série/Turma:
6º ANO
Período:
Tarde
Atividades:
ESCUTANDO A VIDA
BOUBAT, Edouard.
Rémi écoutant la mer [Rémi escutando o mar, em tradução livre] 1995. Fotografia
Responda:
1)
Você
já tentou ouvir o som que parece vir de dentro de uma concha? Observe a imagem
anterior. O que será que esse menino está ouvindo?
2)
Agora
feche os olhos, fique em silêncio e preste atenção em tudo o que você consegue
escutar. Os sons vêm de dentro ou de fora de onde você está? Mais perto ou mais
longe? É algo que parece estar parado ou em movimento?
Fechar os olhos e se concentrar nos
sons que escutamos pode mudar a nossa percepção, levando-nos a notar sons que
já estavam presentes mas aos quais não estávamos dando atenção.
Esse simples exercício pode mostrar
que muitas vezes sem estar consciente disso, você ouve muitas coisas ao mesmo
tempo: o som da sua própria respiração ou das suas mãos tocando o cabelo,
alguém falando próximo a você, o som de um cachorro latindo ao longe, o som de
alguém mexendo no caderno ou na mochila, alguém andando pela sala ou escrevendo
no quadro ou, ainda, o vento balançando as folhas de uma árvore lá fora. E o
silêncio? Você reparou também nele? Em relação à escuta, considerando como som
tudo que é captado pela audição, não podemos deixar de falar sobre o silêncio,
que prepara a escuta e que ajuda os diferentes sons a se destacarem.
Reflita sobre as seguintes questões.
1)
O que a imagem do menino ouvindo a concha e o
primeiro exercício de escuta fizeram você perceber ou imaginar?
2)
Você
acha que os sons e o silêncio dos ambientes interferem na sua concentração, no
seu humor e nos seus sentimentos? Como?
3)
Quais
são os sons mais marcantes que você escuta em sua vida cotidiana?
SONS
DA VIDA
Nesta
seção, convidamos você a mapear diferentes sons da vida cotidiana e a conhecer
artistas que experimentam e exploram sonoridades pouco convencionais em seus
processos criativos, como percussão corporal, variados sons vocais, sons de
brinquedos, de utensílios domésticos e até sons feitos com água.
Sons
do corpo
Que tal começar por nós mesmos? Afinal, nosso corpo
pode, além de ouvir, produzir muitos sons. Como é o som da sua respiração? E de
quando você esfrega uma mão na outra? Que outros sons você produz? Será que
tudo isso pode virar música?
Assista aos vídeos a seguir:
Integrantes do grupo Barbatuques durante uma
apresentação do álbum Ayú. Fotografia de 2015.
O
grupo é da cidade de São Paulo (SP), e foi fundado por Fernando Barboza, mais
conhecido como Fernando Barba, cujo apelido deu origem ao nome Barbatuques.
Os
15 integrantes utilizam o corpo para fazer música, explorando diversos sons e
ritmos, e percorrem o mundo levando essa proposta musical, que mistura
percussão corporal, vocais e sapateado, além de envolver muita improvisação.
Além de produzir sons com as mãos, com os
pés e com a voz, os músicos do grupo fazem também outros sons com a boca, que
não necessariamente envolvem a voz.
Imagine
esses sons de lábios, língua e dentes sendo usados junto com a voz, pela mesma
pessoa, ao cantar uma música.
Em
suas apresentações, a cantora e violonista brasileira Badi Assad (1966-)
explora em seu canto alguns sons muito sutis feitos com os dentes. Como ela usa
um microfone muito próximo à boca, é possível ouvir claramente todos esses
sons.
Instrumento de
percussão Instrumento musical com o qual se
produz som a partir de técnicas de golpes ou fricção. Isso pode ser feito
diretamente com as mãos ou com um acessório, como a baqueta. Também é
possível produzir som com alguns desses instrumentos ao colidir uma parte
na outra, como no caso dos pratos de metais ou das matracas de madeira; ou,
ainda, balançando-os, como no caso dos chocalhos.
|
RESPONDA:
1)
Você já tinha ouvido falar dos Barbatuques? A
imagem na página anterior é de uma apresentação deles, observe. O que esses
artistas parecem estar fazendo? Já brincou de fazer algo parecido? Consegue
imitar esses gestos ou outros semelhantes e produzir sons?
2)
Escute a música “Barbapapa’s groove”, do grupo
Barbatuques, no link a seguir https://www.youtube.com/watch?v=eLY8zD0Yt_I.
Após a escuta, escreva as suas impressões, o que você achou?
3)
Você já experimentou produzir sons só com os
lábios? E estalando a língua? E com os dentes? Experimente e escreva as suas
impressões.
4)
Como você imagina que seria um canto que mistura
diferentes sons feitos com a boca? Que tal escolher uma música que você já
conhece para cantar e brincar? Tente acrescentar alguns sons de lábios ou
estalos de língua a esse canto. Se possível faça um vídeo dessa experiência.
Avaliação:
Acompanhamento da realização dessa
atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito, quando retornar o
ensino presencial ou em grupo de WhatsApp da classe e acesso à plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...