segunda-feira, 22 de junho de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE 6º ANO - PROFª KAREN

Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

 

Ÿ  Dias 22/06/2020 à  26/06/2020

 

Ÿ  Disciplina: Arte

Ÿ  Professor: Karen Suellen dos Santos

Ÿ  Ano/série/Turma: 6º ANO

Ÿ  Período: Tarde

 

 

Ÿ  Atividades:

 

1)      Responder as atividades das páginas 7 e 8 (1 a 10) do caderno do aluno volume 2 parte 1 Arte

 

2)      Copiar o texto a seguir:

 

DANÇAS FOLCLÓRICAS

 

Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.

No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro.

No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.

Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

 

3)      Assistam os vídeos a seguir eles apresentam características dos estilos de dança e contam um pouco das danças culturais brasileiras

 

Instituto Brincante. Clipe Instituto Brincante. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA>. Acesso em: 6 nov. 2019. 

 

● Região Sudeste – Catira: Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista – Tradições de São Paulo (Ibiuna-SP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>. Acesso em: 07 nov. 2019. Este vídeo apresenta uma reportagem sobre a origem da Catira (ou Cateretê), assim como a proximidade dos passos com algumas danças indígenas (conforme estudos de Câmara Cascudo) e a possível influência desses passos na catequização dos índios por José de Anchieta.

 

● Região Norte – Carimbó: Cultura Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>. Acesso em: 18 out. 2019. Já na dança do Carimbó, os movimentos são executados com a ajuda do figurino das dançarinas, sendo o espaço bem explorado por giros e a dança em roda. Há momentos em que elas dançam sozinhas, como também em duplas ou no grupo.

 

● Região Centro-Oeste - São Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo ACESP. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJc>. Acesso em: 07 nov. 2019.  A coreografia aborda também o uso dos arcos floridos que, assim como a saia no carimbó, fazem parte da coreografia.

 

● Região Nordeste – Xaxado: Programadiversidade. Nordeste é Xaxado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>. Acesso em: 18 out. 2019. Aqui é apresentado um pequeno documentário sobre a origem do Xaxado, tanto os passos quanto o figurino, que remetem aos cangaceiros. A dança, por vezes, é apresentada individualmente, em duplas, ou em grupo, mas sempre com a arma em punho, como se ela fosse o par do dançarino. A coreografia é bem cênica, quase teatral, pois alguns passos parecem que os dançarinos estão preparando a terra para a plantação.

 

● Região Sul – Chimarrita: ENART. JuvENART 2019 – CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA>. Acesso em: 18 out. 2019. Diferente das demais danças, a Chimarrita apresenta algo mais leve e tranquilo, como se os dançarinos estivessem fazendo a “côrte” às damas. São passos mais contidos, delicados, a trilha sonora é mais melódica, assim como o figurino remete ao período colonial. 

 

4)      Após assistir aos vídeos, responder o quadro da página 9 do caderno do aluno volume 2 parte 1 Arte

 

Ÿ  Avaliação: (folha separada)

 

O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em acesso ao facebook da escola disponível no link:  https://www.facebook.com/bemviver.escolaestadual.9, envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.

Os plantões de dúvidas serão no Facebook da escola no Horário que deveria ser a nossa aula.

 

 


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