Roteiro de Estudos – EE PROFª
CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias 22/06/2020 à 26/06/2020
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen dos Santos
Ano/série/Turma:
6º ANO
Período:
Tarde
Atividades:
1) Responder as atividades das páginas 7 e 8 (1 a 10)
do caderno do aluno volume 2 parte 1 Arte
2) Copiar o texto a seguir:
DANÇAS
FOLCLÓRICAS
Tiveram suas
origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante
manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas
raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas
também de geração para geração.
No Brasil, o
Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças
consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro.
No estado de
São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são
exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
3) Assistam os vídeos a seguir eles apresentam
características dos estilos de dança e contam um pouco das danças culturais
brasileiras
Instituto Brincante. Clipe
Instituto Brincante. 2014. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=EX8aUTyw2gA>. Acesso em: 6 nov.
2019.
● Região Sudeste – Catira:
Bandeirante Paulista. Catira, uma dança paulista – Tradições de São Paulo
(Ibiuna-SP). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C7l2W7PRRd0>.
Acesso em: 07 nov. 2019. Este vídeo apresenta uma reportagem sobre a origem da
Catira (ou Cateretê), assim como a proximidade dos passos com algumas danças
indígenas (conforme estudos de Câmara Cascudo) e a possível influência desses
passos na catequização dos índios por José de Anchieta.
● Região Norte – Carimbó: Cultura
Ecebh. Carimbó – Balé Brasil – Danças Folclóricas Brasileiras. 2016. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=kPBF3bsOYJI>. Acesso em: 18 out.
2019. Já na dança do Carimbó, os movimentos são executados com a ajuda do
figurino das dançarinas, sendo o espaço bem explorado por giros e a dança em
roda. Há momentos em que elas dançam sozinhas, como também em duplas ou no
grupo.
● Região Centro-Oeste - São
Gonçalo: Carlos Acesp. Dança de “São Gonçalo ACESP. 2017. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=jTP-4XTRJc>. Acesso em: 07 nov.
2019. A coreografia aborda também o uso
dos arcos floridos que, assim como a saia no carimbó, fazem parte da
coreografia.
● Região Nordeste – Xaxado:
Programadiversidade. Nordeste é Xaxado. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=EQtjfoClDvg>. Acesso em: 18 out. 2019.
Aqui é apresentado um pequeno documentário sobre a origem do Xaxado, tanto os
passos quanto o figurino, que remetem aos cangaceiros. A dança, por vezes, é
apresentada individualmente, em duplas, ou em grupo, mas sempre com a arma em
punho, como se ela fosse o par do dançarino. A coreografia é bem cênica, quase
teatral, pois alguns passos parecem que os dançarinos estão preparando a terra
para a plantação.
● Região Sul – Chimarrita: ENART.
JuvENART 2019 – CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=fyVRgcdXKxA>. Acesso em: 18 out. 2019.
Diferente das demais danças, a Chimarrita apresenta algo mais leve e tranquilo,
como se os dançarinos estivessem fazendo a “côrte” às damas. São passos mais
contidos, delicados, a trilha sonora é mais melódica, assim como o figurino
remete ao período colonial.
4) Após assistir aos vídeos, responder o quadro da
página 9 do caderno do aluno volume 2 parte 1
Arte
Avaliação:
(folha separada)
O
acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega”
registro escrito em acesso ao facebook da escola disponível no link: https://www.facebook.com/bemviver.escolaestadual.9, envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar
nome, série e escola) ou quando retornar o ensino
presencial.
Os
plantões de dúvidas serão no Facebook da escola no Horário que deveria ser a
nossa aula.
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