Roteiro de Estudos – EE
CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias
15/06/2020 a 19/06/2020
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen dos Santos
Ano/série/Turma:
6º ANO
Período:
Tarde
Atividades:
Caro aluno, nesse 2º bimestre falaremos
da linguagem da Dança que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha
com todos os sentidos do indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se
expressar e se comunicar com o seu próprio corpo e com as outras pessoas.
A dança faz parte da nossa história
desde os primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo
na Idade Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias,
independente da cultura ou religião. Neste ano, estudaremos as danças
folclóricas, que trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá
identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar,
têm características dessas danças folclóricas.
É interessante que você exponha qual a
sua relação com a dança, se faz algum curso ou mesmo se gosta ou não de dançar.
Ao dançar você trabalha a confiança,
estabelece relações com os seus colegas, além de propiciar um maior
conhecimento do seu corpo e seus limites, facilitando, por vezes, até alguns
movimentos cotidianos como, por exemplo, uma melhor postura ao sentar-se na
carteira da sala de aula, evitando, assim, problemas futuros de saúde.
E, por falar em saúde, antes de algumas
atividades de dança é importante que você faça os aquecimentos, de forma a
preparar seu corpo para a atividade.
ATENÇÃO: Copiar todo o
conteúdo deste roteiro de atividades, não só as perguntas. Copiar o texto: A
linguagem da Dança e as questões.
A Linguagem da
Dança
A dança é uma linguagem artística do
corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da
sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento
na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento
do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade,
envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social
(relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação
em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de
baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de
samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na
televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de
acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público.
Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem
dançar.
Se por um lado cada contexto de ensino
e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que
existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá
percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em
aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções,
níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades
com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Todas as pessoas podem dançar mesmo sem
fazer uma coreografia ou passos marcados, a partir do momento que você ouve uma
música e seu corpo começa a balançar você já está dançando.
Responda:
1)
Você já teve alguma experiência com a dança?
2)
Pra você o que é a Dança?
3)
Você gosta de dançar? Qual estilo você costuma dançar?
4) Você estuda ou já estudou dança, dentro ou
fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.
5)
Faça uma ilustração que represente a linguagem da Dança
(você pode também fazer uma colagem)
Avaliação:
(folha separada)
O acompanhamento da realização
dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos
trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar
nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...