segunda-feira, 15 de junho de 2020

6º ANO - ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE - PROFª KAREN SUELLEN

Roteiro de Estudos – EE CÉLIA KEIKO IKEDA

 

Ÿ    Dias  15/06/2020  a   19/06/2020

 

Ÿ    Disciplina: Arte

Ÿ    Professor: Karen Suellen dos Santos

Ÿ    Ano/série/Turma: 6º ANO

Ÿ    Período: Tarde

 

 

Ÿ    Atividades:

 

Caro aluno, nesse 2º bimestre falaremos da linguagem da Dança que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o seu próprio corpo e com as outras pessoas.

A dança faz parte da nossa história desde os primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo na Idade Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias, independente da cultura ou religião. Neste ano, estudaremos as danças folclóricas, que trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar, têm características dessas danças folclóricas.

É interessante que você exponha qual a sua relação com a dança, se faz algum curso ou mesmo se gosta ou não de dançar.

Ao dançar você trabalha a confiança, estabelece relações com os seus colegas, além de propiciar um maior conhecimento do seu corpo e seus limites, facilitando, por vezes, até alguns movimentos cotidianos como, por exemplo, uma melhor postura ao sentar-se na carteira da sala de aula, evitando, assim, problemas futuros de saúde.

E, por falar em saúde, antes de algumas atividades de dança é importante que você faça os aquecimentos, de forma a preparar seu corpo para a atividade.

 

        ATENÇÃO: Copiar todo o conteúdo deste roteiro de atividades, 

                               não só as perguntas.

               Copiar o texto: A linguagem da Dança e as questões.

 

 

 

 

 

 


A Linguagem da Dança

 

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. 

A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. 

Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes. 

Todas as pessoas podem dançar mesmo sem fazer uma coreografia ou passos marcados, a partir do momento que você ouve uma música e seu corpo começa a balançar você já está dançando.

 

Responda:

 

1)      Você já teve alguma experiência com a dança?

 

2)      Pra você o que é a Dança?

 

3)      Você gosta de dançar? Qual estilo você costuma dançar?

 

4)  Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.

5)      Faça uma ilustração que represente a linguagem da Dança (você pode também fazer uma colagem)

 

 

Ÿ  Avaliação: (folha separada)

 

O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...