segunda-feira, 15 de junho de 2020

 

Língua Portuguesa – Professora Márcia Alves

8 ano - 7 semana

 

 

Artigos de divulgação científica

 

Sondagem: antes de ler os textos, responda:

Respostas pessoais

 

1-Você gosta de assistir a documentários sobre temas ligados à Ciência que passam na televisão? Costuma ler folhetos explicativos sobre prevenção de doenças? Por quais temas relacionados à Ciência você tem mais interesse?

 

2-Em sua opinião, o que pode motivar o interesse das pessoas por textos que divulgam conhecimentos da Ciência?

 

3-Você acha positivo que temas ligados à Ciência sejam apresentados e debatidos no rádio ou na televisão de uma maneira que mesmo quem não é cientista possa compreendê-los? Por quê?

 

4-Se você quisesse se informar sobre a dengue ou outra doença, onde procuraria informações sobre elas? Que tipo de texto você leria para se informar?

 

Atividade:

Após ler os dois textos abaixo, responda às questões na sequência.

 

 

Texto 1

Obesidade na infância e adolescência

uma verdadeira epidemia

 

          A PREVALÊNCIA MUNDIAL DA OBESIDADE infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Este fato é bastante preocupante, pois a associação da obesidade com alterações metabólicas, como a dislipidemia, a hipertensão e a intolerância à glicose, considerados fatores de risco para o diabetes melitus tipo 2 e as doenças cardiovasculares até alguns anos atrás, eram mais evidentes em adultos; no entanto, hoje já podem ser observadas freqüentemente na faixa etária mais jovem (1). Além disso, alguns estudos sugerem que o tempo de duração da obesidade está diretamente associado a morbimortalidade por doenças cardiovasculares (...).

 

Cecília L. de OliveiraI;

INutricionista, doutoranda em Ciências Aplicadas a Pediatria, Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Nutricionista da Nutrociencia Assessoria em Nutrologia
Mauro FisbergII

IIPediatra e nutrólogo, Chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, Departamento de Pediatria Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Coordenador do Centro de Pesquisas Aplicadas a Saúde, Universidade São Marcos e diretor da Nutrociencia Assessoria em Nutrologia.

 

 

 

Texto 2

 

UM NOVO OLHAR SOBRE A OBESIDADE

         

          Se você tem tendência a acumular peso, possivelmente já tentou se livrar dos excessos de suas medidas por meio de alguma dieta. E, provavelmente, assim como acontece com a maioria das pessoas, os seus esforços proporcionaram resultados passageiros e, após algum tempo, o seu peso anterior retornou, às vezes até com alguns quilinhos a mais.

          Mas por que isso ocorre? E por que algumas pessoas têm dificuldades enormes para alcançar e manter um peso normal, enquanto alguns felizardos podem comer despreocupadamente, sem ganharem um único grama em suas medidas? As respostas a essas dúvidas, infelizmente, ainda não são conclusivas.

          A obesidade tornou-se uma tragédia planetária moderna que consome a saúde de centenas de milhões de pessoas devido a sua associação com problemas circulatórios, diabetes do tipo 2, osteoartrite etc. Por isso, há um enorme interesse da ciência em compreender os fatores associados à obesidade.

 

Jerry Carvalho Borges
Departamento de Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras

 

1-Primeiro identifique as palavras que você desconhece e procure o significado.

2-Qual dos dois textos você acha que foi escrito PARA um leitor que NÃO é especialista no assunto tratado? Por quê?

3-Complete a tabela a seguir assinalando com um X as características presentes em cada texto.

 

Características

Texto 1

Texto 2

Foi escrito por um especialista que trabalha com jornalismo.

 

 

Faz uso da linguagem científica.

 

 

Emprega linguagem objetiva, concisa e formal.

 

 

Usa uma linguagem mais coloquial, na tentativa de aproximar o leitor do tema abordado.

 

 

Poderia ser publicado em revistas especializadas, dirigidas a leitores especialistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...