segunda-feira, 22 de junho de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 22/06 a 26/06/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”                

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler os textos; copiar e responder somente as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 26/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

Origens e Bases do Mundo Global

 

Texto 1 – Nunca estivemos tão próximos

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 14.

 

Há mais de um século, meios de comunicação como o rádio e o telefone tinham acabado de ser inventados e um número reduzido de pessoas podia obtê-los. Além disso, o acesso à informação era mais restrito. A partir da década de 1970, ocorreu a Revolução Informacional, com a introdução dos microcomputadores e de redes de telecomunicações instantâneas, que possibilitaram a informação em “tempo real” — por meio dos noticiários televisivos, da internet e da telefonia móvel —, informações sobre fatos, pessoas e paisagens de diferentes pontos do planeta, além de muitos outros.

Com isso, hábitos de consumo, como a preferência por determinadas formas de se vestir, filmes e músicas, podem ser compartilhados diariamente, a todo instante, por pessoas de diversas culturas e países. Esses exemplos ajudam a entender as expressões mundo global e globalização. Ambas transmitem a ideia de que vivemos um momento marcado pela intensificação das relações sociais mundiais, em função de diversos fatores tecnológicos que afetam a economia do planeta, bem como a política e as sociedades.

A globalização, porém, não é algo recente. Está em curso há mais de cinco séculos. O que hoje chamamos de globalização é apenas uma etapa específica e avançada de um processo antigo ou do capitalismo.

 

Texto 2 – Como tudo começou: as economias-mundo

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 15

 

Até o século XV, o meio natural e as limitações tecnológicas dificultavam as relações econômicas e culturais entre povos de diferentes continentes e entre populações de uma mesma região. Cadeias montanhosas, cordilheiras e oceanos dificultavam as viagens e as comunicações, e, embora o comércio de longa distância ocorresse, era realizado em ritmo muito mais lento se comparado aos padrões atuais.

Dessa maneira, o isolamento e a autossuficiência econômica eram condições comuns à maioria dos povos: muitas vezes, as pessoas nasciam, viviam e morriam sem saber da existência de outros povos e culturas diferentes da sua ou acabavam tomando conhecimento deles apenas por meio de lendas e relatos de viajantes.

Assim, até o século XV, a Terra abrigava cinco economias-mundo, ou seja, cinco grandes regiões do planeta economicamente autônomas, capazes de garantir o abastecimento de suas próprias populações.

Segundo o historiador francês Fernand Braudel, essas cinco regiões eram: Europa, China, Índia, a África árabe e a América, ocupada por civilizações pré-colombianas. Desenvolviam-se, em grande parte, separadas entre si, embora nos limites geográficos entre algumas delas ocorressem trocas culturais e comerciais.

Esse cenário começou a se modificar no século XV, com a transformação das economias-mundo em um sistema-mundo.

 

Exercícios

 

1.             De acordo com o texto 1, explique: Por que vivemos num momento marcado pela intensificação das relações sociais mundiais? Por que hoje temos acesso amplo as informações?

 

2.             Com base no texto 2, comente: Como se davam as limitações tecnológicas em épocas mais antigas?

 

3.             Pesquise e responda: O que é a Globalização?

 

Atividade II:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler os textos; copiar e responder somente as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 26/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

Origens e Bases do Mundo Global

 

Texto 3 – As quatro fases da globalização

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 15-16

 

O processo de globalização, que teve início no século XV, passou por diferentes fases de desenvolvimento até chegar à atualidade. É possível distinguir quatro delas.

 

Primeira fase

Os primeiros movimentos da globalização se iniciaram com a expansão geográfica da economia-mundo europeia por meio das Grandes Navegações marítimas dos séculos XV e XVI. Alguns povos europeus, impulsionados pela busca de metais preciosos que cobrissem os gastos das monarquias europeias e de produtos exóticos para serem comercializados na Europa, aproveitaram os avanços das técnicas de navegação e estabeleceram relações comerciais mais intensas com as demais economias-mundo.

Entre o século XV e meados do XIX, ampliaram-se a migração de pessoas e a circulação de produtos, fazendo surgir novos mercados entre regiões antes isoladas, favorecendo a expansão comercial.

 

Monumento aos Descobrimentos, em Lisboa, capital de Portugal (2014), às margens do Rio Tejo. Inaugurado em 1960, esse monumento tem a forma de uma caravela e homenageia, entre outros, os navegadores, cartógrafos e intelectuais que participaram das Grandes Navegações marítimas dos séculos XV e XVI. Atualmente, é um importante ponto de atração turística (Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 15)

 

Segunda fase

Entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o processo de globalização adquiriu novo impulso com a expansão da dominação política, econômica e militar europeia sobre grandes extensões da África e da Ásia, onde foram estabelecidos impérios coloniais.

As inovações técnicas aplicadas à indústria, aos transportes e às comunicações, com a expansão das ferrovias, do uso de automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios, contribuíram para intensificar, agilizar e ampliar a difusão de relações econômicas capitalistas para outros territórios.

 

 Entre outras inovações técnicas, as que foram aplicadas na aviação contribuíram para impulsionar a globalização. Na foto, avião sobrevoa o aeroporto LaGuardia, localizado na cidade de Nova York, Estados Unidos (1940) (Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 16)

 

Terceira fase

Entre 1945 e 1989, o processo de globalização esteve condicionado à Guerra Fria — conflito caracterizado pela presença de dois blocos de poder político e econômico rivais: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, capitaneado pela extinta União Soviética. Esses dois países disputavam entre si a ampliação de suas áreas de influência no mundo. Nessa fase, a globalização continuou a expandir-se, em grande parte graças aos avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes.

 

Durante a Guerra Fria, as tecnologias espaciais e de comunicação passaram por intenso desenvolvimento. Na foto, satélite de comunicações na órbita da Terra (1984). (Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 16)


Quarta fase

Desde a última década do século XX, com o fim da Guerra Fria, o mundo passou a viver a quarta fase da globalização, ampliada em função do avanço do capitalismo, em direção aos países nos quais antes existia o socialismo.

A Revolução Técnico-Científico-Informacional, ou seja, os avanços do conhecimento em diversas áreas, como informática, telecomunicações, robótica, biotecnologia, química, entre muitos outros, ocorridos a partir dos anos 1970, favoreceu ainda mais a expansão do capitalismo e provocou grandes mudanças na produção industrial, na agropecuária, na prestação de serviços e na própria geração de novos conhecimentos técnicos e científicos. Provocou também mudanças na circulação de mercadorias, nos transportes de cargas e passageiros, na difusão de bens culturais e de artigos de consumo, entre outras. A maior eficiência das telecomunicações também possibilitou a formação de redes digitais mundiais e estimulou o avanço da globalização, que pode ser entendida como a fase atual do capitalismo.

 

 Na atual fase da globalização, redes de computadores permitem rapidez nas transações financeiras entre pessoas e empresas em todo o mundo. Na foto, Bolsa de Valores de Frankfurt, Alemanha (2018) (Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 16)

 

Exercícios

1. De acordo com o texto 3, comente cada uma das 4 (quatro) fases da Globalização.


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