Roteiro de Estudos – EE Profa. Célia Keiko
Dias 15/06/2020 a 20/06/2020
Disciplina: Arte
Professor: Vanessa Salgado Bracci
Ano/série/Turma:8 A
Período: manhã
Atividades:
A Linguagem da Dança
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Todas as pessoas podem dançar mesmo sem fazer uma coreografia ou passos marcados, a partir do momento que você ouve uma música e seu corpo começa a balançar você já está dançando.
Responda:
1) Você já teve alguma experiência com a dança?
2) Pra você o que é a Dança?
3) Quais estilos ou tipos de dança você conhece?
4) Com qual você tem mais identificação e gostaria de praticar?
5) Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.
6) Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
7) Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
8) Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?
9) Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
10) Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
11) Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
12) Você já assistiu apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
13) Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
14) O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é diferente?
15) Faça uma ilustração que represente a linguagem da Dança (você pode também fazer uma colagem)
Avaliação: (folha separada)
Acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em acesso à plataforma, envio via whatssap (informar nome, nº, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...