Roteiro de Estudos – EE
CÉLIA KEIKO IKEDA
Dias
15/06/2020 a 19/06/2020
Disciplina:
Arte
Professor:
Karen Suellen dos Santos
Ano/série/Turma:
7º ANO
Período:
Manhã
Atividades:
Caro
aluno por meio dos registros pré-históricos das pinturas rupestres, é possível
constatar que a dança surge com o homem. Nos desenhos das cavernas já se viam
os movimentos de ritmos retratados. A dança na História da humanidade
expressou, em diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a
chuva, as divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc.
O
conhecimento produzido ao longo do tempo é o nosso maior tesouro, além de ser o
melhor instrumento que podemos utilizar para compreender o mundo que nos cerca
e interagir com ele. Neste bimestre, vocês estudarão, dentre outras coisas, as
danças clássicas e modernas, em seus contextos e práticas, elementos da
linguagem e processos de criação.
ATENÇÃO: Copiar todo o conteúdo deste roteiro de atividades, não só as perguntas. Copiar o texto: A linguagem
da Dança e as questões. |
A Linguagem da
Dança
A dança é uma linguagem artística do
corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da
sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento
na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento
do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade,
envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social
(relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação
em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de
baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de
samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na
televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de
acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público.
Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem
dançar.
Se por um lado cada contexto de ensino
e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que
existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá
percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em
aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções,
níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades
com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Todas as pessoas podem dançar mesmo sem
fazer uma coreografia ou passos marcados, a partir do momento que você ouve uma
música e seu corpo começa a balançar você já está dançando.
Responda:
1)
Você já teve alguma experiência com a dança?
2)
Pra você o que é a Dança?
3)
Quais estilos ou tipos de dança você
conhece?
4)
Com qual você tem mais identificação e
gostaria de praticar?
5)
Você estuda ou já estudou dança, dentro
ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.
6)
Para você, o que é dança clássica e
dança moderna? Você já ouviu falar nesses dois conceitos?
7) Já
estudou a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
8) Faça
uma ilustração que represente a linguagem da Dança (você pode também fazer uma
colagem)
Avaliação:
(folha separada)
O acompanhamento da realização
dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos
trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar
nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...