segunda-feira, 15 de junho de 2020

7º ANO - ROTEIRO DE ATIVIDADE DE ARTE - PROFª KAREN SUELLEN

Roteiro de Estudos – EE CÉLIA KEIKO IKEDA

 

Ÿ     Dias  15/06/2020  a   19/06/2020

 

Ÿ     Disciplina: Arte

Ÿ     Professor: Karen Suellen dos Santos

Ÿ     Ano/série/Turma: 7º ANO

Ÿ     Período: Manhã

 

 

Ÿ     Atividades:

 

Caro aluno por meio dos registros pré-históricos das pinturas rupestres, é possível constatar que a dança surge com o homem. Nos desenhos das cavernas já se viam os movimentos de ritmos retratados. A dança na História da humanidade expressou, em diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a chuva, as divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc.

O conhecimento produzido ao longo do tempo é o nosso maior tesouro, além de ser o melhor instrumento que podemos utilizar para compreender o mundo que nos cerca e interagir com ele. Neste bimestre, vocês estudarão, dentre outras coisas, as danças clássicas e modernas, em seus contextos e práticas, elementos da linguagem e processos de criação.

               ATENÇÃO: Copiar todo o conteúdo deste roteiro de atividades, 

                                        não só as perguntas.

                  Copiar o texto: A linguagem da Dança e as questões.


 


A Linguagem da Dança

 

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. 

A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. 

Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes. 

Todas as pessoas podem dançar mesmo sem fazer uma coreografia ou passos marcados, a partir do momento que você ouve uma música e seu corpo começa a balançar você já está dançando.

 

Responda:

 

1)      Você já teve alguma experiência com a dança?

2)      Pra você o que é a Dança?

3)      Quais estilos ou tipos de dança você conhece?

4)      Com qual você tem mais identificação e gostaria de praticar?

5)      Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.

6)      Para você, o que é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses dois conceitos?

7)      Já estudou a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.

8)      Faça uma ilustração que represente a linguagem da Dança (você pode também fazer uma colagem)

 

 

Ÿ  Avaliação: (folha separada)

 

O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...