Roteiro de Estudos – EE CÉLIA KEIKO
• Dias 22/06/2020 a 26/06/2020
• Disciplina: Arte
• Professor: VANESSA BRACCI
• Ano/série/Turma: 8º A
• Período: Manhã
• Atividades:
Atividade 1: Copiar o texto a seguir:
RUDOLF LABAN
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.
A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.
Deslocamento - É o percurso utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou curvas, e serem feitos individual ou coletivamente.
• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
• Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
Dimensão – A dimensão é a que define a orientação no espaço e se estende entre duas direções opostas. São elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e profundidade.
Direção – São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo.
Planos ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
A Eucinética estuda a expressividade dos movimentos, dividindo-os em quatro fatores expressivos que são divididos em propriedades de movimentos. Estas qualidades não são estanques, podendo ser aumentadas ou diminuídas. São fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.
ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. O Espaço se subdivide nos seguintes tópicos:
Cinesfera (Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:
• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
• Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em: Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações; Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento; Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.
Atividade 2 – Assistam os Vídeos a seguir para realizar as atividades seguintes:
Nome do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o>. Acesso em: 11. dez. 2019.
Nome do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=82 HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9r8We8xvw&feature=emb_title"& HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9r8We8xvw&feature=emb_title"v=h9r8We8xvw HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9r8We8xvw&feature=emb_title"& HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9r8We8xvw&feature=emb_title"feature=emb_title>. Acesso em: 11. dez.2019.
Nome do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado da Mãe Terra - Tribo Fulni-ô - Aldeia Multiétnica” de São Jorge, Goiás. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg>. Acesso em: 25. nov. 2019.
Nome do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a questão do índio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA>. Acesso em: 25. nov. 2019.
Atividade 3: Após assistir os vídeos realizar a atividade 2 – Apreciação da página 8 do caderno do aluno de Arte. Completar o quadro com as observações que você fez ao assistir os vídeos.
• Avaliação: (folha separada)
O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a feita em seu caderno e tirar foto e enviar para o whatsap pv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...