.E. PROFA. CÉLIA IKEDA KEIKO
PROFESSORA: VANESSA BRACCI
ARTES
8 A
Atividade 2 –Apreciação
Apresente os vídeos indicados a seguir para uma apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas, africana se afro-brasileiras,e de danças criadas por artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros em diferentes épocas. Durante a apreciação,oriente os estudantes a observar atentamente cada detalhe e preencher o roteiro indicado.
Matriz Indígena
Matriz Africana
Matriz Afro-brasileira
Há materiais cênicos nas apresentações?
Quais adereços, ou objetos vocês observaram?
A dança foi realizada por profissionais?
O grupo é nacional ou internacional?
Como são os movimentos da dança?
Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
De que forma os corpos se movimentam?
Usam todo o corpo ou somente algumas partes?
Quais?
Os movimentos são duros ou flexíveis?
O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo?
As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
Onde foi realizada a apresentação?
Como era o espaço de atuação?
A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?
Links:
Nome do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o>. Acesso em: 11.dez. 2019.
Nome do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title>.
Acesso em:11.dez.2019.
Nome do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado da Mãe Terra -Tribo Fulni-ô -Aldeia Multiétnica”de São Jorge, Goiás.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg>.
Acesso em:25.nov. 2019.
Nome do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a questão do índio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA>.
Acesso em:25.nov. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...