ROTEIRO DE ESTUDOS 7º ANO 2º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
ANO: 7º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
Orientações aos Alunos: Leiam o material de
apoio contido no blog da Escola ou no material impresso, leia com calma e
atenção e realize as atividades solicitadas. Qualquer dúvida que surgir no
decorrer da leitura ou da realização das atividades entre em contato pelo grupo
de WhatsApp nos horários das aulas de Geografia. Bons Estudos! Realizem as atividades no caderno. Assim que
terminar envie para mim pelo WhatsApp ou e-mail.
HABILIDADES: (EF07GE02) Analisar a influência
dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial
e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo.
ATIVIDADE 1
No início do 7º ano, você teve a oportunidade de ampliar os seus
conhecimentos sobre a formação territorial, evolução da divisão e o processo de
regionalização do Brasil. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer no
aprofundamento dos estudos acerca das diferentes fases do processo de ocupação
e colonização, e compreender as relações e transformações no território
brasileiro. Para iniciar o diálogo, leia e analise as imagens e os textos a
seguir.
1- Observe as imagens e leiam o texto. Em seguida, responda o que se pede
em seu caderno.
Texto 1
A ocupação portuguesa do litoral brasileiro só teve início com a criação
do regime de capitanias hereditárias por D. João III, em 1532, e sua
implantação a partir de 1534. Até então, a exploração do novo território era
esparsa e basicamente individual, a exemplo da donataria concedida pelo rei D.
Manuel a Fernando de Noronha visando ao arrendamento do comércio de pau-brasil.
Foi através desse sistema de capitanias que os primeiros núcleos de ocupação e
colonização portuguesa do Brasil foram estabelecidos, a exemplo de São Vicente,
concedida a Martim Afonso de Sousa, em 1532, e de Pernambuco, concedida a
Duarte Coelho, em 1534. Portugal deu início à colonização do Brasil para
compensar a perda para os muçulmanos de um importante comércio no Norte da
África, garantir as rotas para as Índias e expulsar os franceses que assediavam
a costa brasileira desde o início do século XVI.
Fonte: Brasil 500 anos
de povoamento – IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territoriobrasileiro-e-povoamento/construcao-do-territorio/capitanias-hereditarias.html>.
Acesso em: 02 dez. 2019.
Texto 2
A ocupação portuguesa no Brasil colônia teve um caráter exploratório dos
recursos naturais presentes em um território já humanizado, se fixando
primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no
período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do
oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal. Assim, a criação do
território brasileiro é resultado de séculos de formação, com mudanças
ocorrendo na medida que novas terras eram conquistadas e cresciam as disputas
por domínio e poder. Essas conquistas ocorreram por meio de guerras e
influências políticas.
Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Com base nos seus conhecimentos e nas informações extraídas das imagens
e dos textos, sobre o processo de ocupação e formação do território brasileiro.
sugerimos algumas questões:
O que você sabe sobre as nações colonizadoras do
Brasil?
Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no
território brasileiro?
O que foi o
tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava?
Como
ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro?
Quais atividades
e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX?
Dentre os diversos conflitos e tensões, como a inconfidência Mineira (1789) e a
Conjuração Baiana (1798), quais outros você conhece? Como ocorreu a disputa
pelo território brasileiro em relação à conquista de novas terras, em especial
no Estado de são Paulo? E hoje, quais atividades econômicas e fluxos
populacionais caracterizam o território brasileiro? Como lidar com as tensões e
conflitos contemporâneos relacionados ao avanço das fronteiras agrícolas e a
preservação da cultura dos povos originários e da natureza?
Lembre-se que, é
fundamental, aprofundar os conhecimentos sobre os conceitos de Território,
Estado, nação, País, Povo, sociedade, Cidadania, entre outros. Pesquise em dicionários, internet etc, também serão
importantes nesta etapa. Registre as suas principais ideias, percepções e
aprendizados no seu caderno.
Texto
3
O
Território brasileiro.
Nem sempre
o Brasil teve a configuração territorial que possui hoje. No passado, os
limites entre o território brasileiro e seus vizinhos era diferente do traçado
atual. Houve a ocupação e povoamento de nosso território desde 1500, quando os
portugueses aqui chegaram. Nessa época aqui já viviam os povos indígenas de
variadas culturas, línguas e tradições. Esse processo de ocupação iniciado em
1500 resultou no genocídio dos povos
indígenas (sofreram com doenças trazidos pelos europeus, houve a escravização e
guerras travadas entre os colonizadores e os indígenas).
O termo nação é usado também para designar
povos indígenas. Porém, os indígenas não possuem soberania sobre o território em que vivem.
Atividades:
a)
O que significa genocídio?
b) O que é nação indígena?
c) Indique o nome de 2 nações indígenas.
d) Uma nação indígena possui soberania? Por
quê?
e) Você possui descendentes indígenas em sua
família? Quem?
f) Você conhece algum indígena? Onde ele vive?
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