sexta-feira, 12 de junho de 2020

conteúdo segundo bimestre educação física 8A

MODALIDADE COLETIVA

 

Esportes Coletivos são jogos institucionalizados onde sua prática requer a participação de duas ou mais pessoas em oposição a outra equipe. Esporte em equipe ou em grupo.

 

Vejamos alguns esportes coletivos:

 

- Futebol : esporte jogado entre duas equipes com 11 atletas para cada time. O material utilizado é a bola e joga-se em um campo retangular gramado.

 

- Handebol: esporte jogado entre duas equipes com 7 atletas para cada time. O material utilizado é a bola. O esporte é jogado em uma quadra retangular possuindo duas balizas de madeira. A bola é manuziada com as mãos.

 

- Volei: esporte coletivo praticado por duas equipes compostas por 6 atletas cada dividos por uma rede no centro da área de jogo. A quadra onde os atletas disputam a partida é retangular.

 

- Polo Aquático: Classificado como esporte aquático, o esporte é jogado dentro de uma piscina com duas balizas na suas estrimidades. Parecido com o Handebol.

 

- Basquete: esporte jogado por 5 jogadores com o objetivo de emborcar a bola dentro de um dos cestos posicionados nas estremidades da quadra retangular. O material utilizado é uma bola maior que a maioria dos esportes.

 

- Hóquei sobre o gelo: esporte praticado sobre um ringue de gelo. Possui uma baliza em cada estremidade onde os jogadores devem empurrar o disco dentro delas. O ringue é retangular com suas estremidades arredondadas. Todo o ringue é fechado por uma parede de vidro.

 

- Polo: esporte praticado sobre cavalos. Cada equipe possui 4 jogadores e o ambiente de jogo é um campo onde utilizando tacos golpeiam uma bola com o objetivo de passá-las dentro do arco adversário.

 

Esporte - tática e técnica

 

Uma das características dos esportes coletivos é o enfrentamento de duas equipes na disputa de uma bola, com o objetivo de chegar ao alvo do adversário. Ao mesmo tempo, as equipes procuram defender o seu próprio alvo das ações ofensivas do adversário.

Essas situações são conhecidas como ataque (sistemas ofensivos) e defesa (sistemas defensivos).

As situações de ataque e defesa compõem o que chamamos de tática de jogo. Nas aulas de Educação Física ou na escola de esportes quando você aprendeu a jogar as modalidades coletivas, o técnico ou professor deve ter alertado para a importância da tomada de decisão dos jogadores durante a partida e da necessidade de cada um e de todos encontrarem as melhores saídas para as situações que se apresentarem durante um jogo.  Isso tudo porque, nos esportes coletivos, os acontecimentos são imprevisíveis.

Embora os jogadores estejam posicionados segundo o sistema de jogo adotado  (disposição dos jogadores na área de jogo), a forma como cada jogador reage ao deslocamento da bola ou aos adversários depende de sua capacidade de escolher a melhor opção (tocar a bola para a frente ou para o lado, por exemplo). Portanto, a tática de jogo depende da capacidade individual de cada jogador e da capacidade da equipe para que, coletivamente, escolham a alternativa mais vantajosa a fim de alcançar o resultado desejado.

 

Nas situações de jogo, os jogadores realizam situações e movimentações de ataque e defesa. A partir disso, definiram-se seis princípios básicos do esporte coletivo, sendo três de ataque e três de defesa. São eles:

 

 

Em situação de ataque:

1. Conservação da posse de bola;

2. Progressão da bola e da equipe em direção ao alvo adversário;

3. Finalização em direção ao alvo.

 

Em situação de defesa:

1. Recuperação da posse de bola;

2. Contenção da bola e da equipe adversária em direção ao próprio alvo;

3. Proteção do alvo.

 

Em um jogo, cada um dos jogadores da equipe ocupa uma posição na quadra ou no campo, segundo o sistema definido, previamente, pelo professor, pelo técnico ou pelos integrantes do grupo.

Essas posições levam em conta, entre outras coisas, as habilidades de cada um, bem como os pontos fortes e fracos da equipe e do adversário. Quando a equipe prepara o ataque ou a defesa, deve observar como está organizada a equipe adversária e procurar encontrar os pontos vulneráveis, ou seja, os espaços ou falhas, para aproveitar-se deles e alcançar o objetivo final, que é o gol ou a cesta, por exemplo. A equipe pode, ainda, interceptar o ataque do adversário. Essa disposição dos jogadores é definida por números que indicam a posição e a localização de cada um na área de ataque ou defesa e também a sua função. Na primeira figura, por exemplo, temos a organização 3-5-2 do futebol,com um goleiro, três zagueiros, três meio-campistas (dois volantes e um meia ou vice-versa), dois alas e dois atacantes. Já na figura seguinte, temos o sistema defensivo 6:0 do handebol, com todos os jogadores distribuídos ao longo da linha da área de gol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...