Roteiro
de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias
Rivelle de Freitas
Ano/série: 9º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I:
(EF09GE03) Identificar
diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de
compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio
do respeito às diferenças.
(EF09GE24) Identificar
e analisar os fluxos populacionais e de capitais, por meio de produção e
interpretação de mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e
textos multimodais.
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O
que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando
a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com
identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto
para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629
1. Assinale a alternativa
que apresenta a melhor definição do conceito de regionalização, conforme o
estudo desta sequência.
a)
Regionalização é uma forma aleatória de descrever determinada característica
social de uma nação.
b)
Regionalização é tudo aquilo que pode ser modificado em relação aos países em
guerra ou conflito.
c)
Regionalização é uma forma de agrupar determinadas regiões por meio de
elementos comuns.
d)
Regionalização é o estudo da região sul do mundo onde se encontra a maioria da
população mundial.
2. Leia as
frases abaixo e assinale com verdadeiro (V) ou falso (F), de acordo com seus
estudos.
( ) O continente asiático tem uma série de
divisões diante de sua magnitude e diferenças regionais.
( ) Algumas das divisões sugeridas para o
continente asiático são Oriente Médio e Extremo Oriente.
( ) O continente asiático, graças à sua
especificidade, encontra-se dividido em apenas duas grandes regiões.
( ) O
continente asiático encontra-se todo no Hemisfério Sul e na parte oriental do
mundo.
3. Pesquisar sobre as transformações
territoriais, tensões e conflitos em países asiáticos.
Recomendações:
Realizar esta atividade no caderno com no mínimo 15 linhas, informando as
fontes pesquisadas.
4. Pesquisar sobre as manifestações culturais
na formação populacional nos seguintes países:
a)
China
e Índia
b)
Austrália
c)
Nova
Zelândia
Atividade II:
Habilidades/conteúdos:
(EF09GE24) Identificar e analisar os fluxos populacionais e de capitais, por
meio de produção e interpretação de mapas de fluxos, cartogramas, gráficos,
tabelas, imagens e textos multimodais.
Tempo previsto para execução: 2 aulas
O
que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando
a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com
identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto
para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629
Links de Apoio:
Mapa Mundi (Cola da Web) – https://www.coladaweb.com/mapas/mapa-mundi
Projeções
Cartográficas – Fonte:
IBGE. Disponível em: <http://bit.do/faEkQ>. Acesso em: 19 mai. 2020.
LEITURA E ANÁLISE DE
MAPAS: POPULAÇÃO MUNDIAL
Analise os mapas: 1 –
Densidade populacional – 2015 e 2 – Mundo: População total, 2017.
Densidade
populacional ajustada pelo WPP da ONU, v4.11, 2015. População com grade do
mundo, versão 4 (GPWv4)
Mapa 2. Mundo:
População total, 2017. Fonte: Atlas Geográfico Escolar IBGE. Disponível em:
<https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf>. Acesso em: 26
set. 2019.
Com
base nos mapas, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros
didáticos
disponíveis
na escola, responda às questões propostas no seu caderno.
a)
Defina os conceitos demográficos: população absoluta, população relativa e
densidade demográfica.
b)
Explique a diferença entre país povoado e populoso. Dê exemplos para justificar
sua resposta.
c)
No mapa 1, identifique 03 (três) países com elevada densidade demográfica e 03
(três) com baixa densidade demográfica.
d)
No mapa 2, identifique os 05 (cinco) países mais populosos do mundo (em 2017) e
seus respectivos continentes.
e)
Pesquise informações relacionadas à população total, área total e densidade
demográfica dos 10 países mais populosos em 2017. Em seguida, elabore um
gráfico.
f)
A população mundial está distribuída da mesma forma em todos os lugares?
Explique os possíveis fatores que justificam a existência de países com maior
densidade demográfica em relação a outros.
g)
Você sabe quais são as possíveis consequências para os ecossistemas, os biomas
e as sociedades das regiões que apresentam alta concentração populacional, em
especial no continente asiático?
h) Os mapas
apresentam que tipo de projeção cartográfica? Comente as características.
3. Acessando o
link a seguir, comente em 15 linhas sobre os aspectos humanos e físicos da Ásia
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm
Apoio: Livro Digital “Expedições Geográficas 9º Ano” (A partir da Página 208
do Arquivo) - https://pt.calameo.com/read/002899327d63a0635e70b?authid=LrnCJkiYcaMX
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