segunda-feira, 15 de junho de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 15/06 a 19/06/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, políticos, ambientais, urbanos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e apropriação e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE24) Identificar e analisar os fluxos populacionais e de capitais, por meio de produção e interpretação de mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

1. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do conceito de regionalização, conforme o estudo desta sequência.

a) Regionalização é uma forma aleatória de descrever determinada característica social de uma nação.

b) Regionalização é tudo aquilo que pode ser modificado em relação aos países em guerra ou conflito.

c) Regionalização é uma forma de agrupar determinadas regiões por meio de elementos comuns.

d) Regionalização é o estudo da região sul do mundo onde se encontra a maioria da população mundial.

 

2. Leia as frases abaixo e assinale com verdadeiro (V) ou falso (F), de acordo com seus estudos.

 (   ) O continente asiático tem uma série de divisões diante de sua magnitude e diferenças regionais.

(    ) Algumas das divisões sugeridas para o continente asiático são Oriente Médio e Extremo Oriente.

(    ) O continente asiático, graças à sua especificidade, encontra-se dividido em apenas duas grandes regiões.

(     ) O continente asiático encontra-se todo no Hemisfério Sul e na parte oriental do mundo.

 

3. Pesquisar sobre as transformações territoriais, tensões e conflitos em países asiáticos.

 

Recomendações: Realizar esta atividade no caderno com no mínimo 15 linhas, informando as fontes pesquisadas.

 

4. Pesquisar sobre as manifestações culturais na formação populacional nos seguintes países:

a)           China e Índia

b)           Austrália

c)            Nova Zelândia

 

Atividade II:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE24) Identificar e analisar os fluxos populacionais e de capitais, por meio de produção e interpretação de mapas de fluxos, cartogramas, gráficos, tabelas, imagens e textos multimodais.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

Links de Apoio:

Mapa Mundi (Cola da Web) https://www.coladaweb.com/mapas/mapa-mundi

Projeções Cartográficas – Fonte: IBGE. Disponível em: <http://bit.do/faEkQ>. Acesso em: 19 mai. 2020.

 

LEITURA E ANÁLISE DE MAPAS: POPULAÇÃO MUNDIAL

Analise os mapas: 1 – Densidade populacional – 2015 e 2 – Mundo: População total, 2017.

Densidade populacional ajustada pelo WPP da ONU, v4.11, 2015. População com grade do mundo, versão 4 (GPWv4)



Mapa 2. Mundo: População total, 2017. Fonte: Atlas Geográfico Escolar IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_populacao_total.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019.

 

Com base nos mapas, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros didáticos

disponíveis na escola, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Defina os conceitos demográficos: população absoluta, população relativa e densidade demográfica.

b) Explique a diferença entre país povoado e populoso. Dê exemplos para justificar sua resposta.

c) No mapa 1, identifique 03 (três) países com elevada densidade demográfica e 03 (três) com baixa densidade demográfica.

d) No mapa 2, identifique os 05 (cinco) países mais populosos do mundo (em 2017) e seus respectivos continentes.

e) Pesquise informações relacionadas à população total, área total e densidade demográfica dos 10 países mais populosos em 2017. Em seguida, elabore um gráfico.

f) A população mundial está distribuída da mesma forma em todos os lugares? Explique os possíveis fatores que justificam a existência de países com maior densidade demográfica em relação a outros.

g) Você sabe quais são as possíveis consequências para os ecossistemas, os biomas e as sociedades das regiões que apresentam alta concentração populacional, em especial no continente asiático?

h) Os mapas apresentam que tipo de projeção cartográfica? Comente as características.

 

  

3. Acessando o link a seguir, comente em 15 linhas sobre os aspectos humanos e físicos da Ásia

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-continente-asiatico.htm

 

Apoio: Livro Digital “Expedições Geográficas 9º Ano” (A partir da Página 208 do Arquivo) - https://pt.calameo.com/read/002899327d63a0635e70b?authid=LrnCJkiYcaMX

 

 





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