A IMPORTÂNCIA
DE INCENTIVAR A ATIVIDADE DE VIDA AUTÔNOMA (AVA)
A
Atividade de Vida Autônoma vem a ser a área que desenvolve, de forma gradativa,
hábitos diários importantes para a independência e autonomia satisfação de cada
indivíduo, considerando as diferenças e a restrita capacidade de cada um. Nessa
perspectiva, são desenvolvidas atividades que envolvem alimentação, higiene
pessoal, vestuário, saúde e segurança e atividades domésticas.
Objetivos
da A.V.A: Executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das
capacidades de desempenho nas atividades diárias, e para as áreas comprometidas no desempenho
ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional,
comportamental, funcional, cultural, social e econômico dos alunos.
Exemplos
de AVA:
1-ALIMENTAÇÃO:
·
Beber líquido com auxílio de canudos;
·
Ingerir alimentos pastosos (sopa, mingau);
·
Morder e mastigar biscoitos;
·
Mastigar pão;
·
Descascar e mastigar bananas;
·
Beber liquídos usando o copo;
·
Espetar com o garfo alimentos e levá-los à boca;
·
Colocar em seu prato alimentos que estejam numa
vasilha maior;
·
Usar a faca descartável para passar manteiga (patê
ou etc) no pão ou biscoito;
·
Alimentar-se usando garfo e faca;
·
Servir-se de líquidos contidos numa jarra ou
garrafa;
·
Usar a faca descartavel para descascar e cortar
frutas, legumes e pão;
·
Mastigar de boca fechada;
·
Usar o guardanapo para limpar a boca, após as
refeições.
2- HIGIENE:
·
Pedir para ir ao banheiro e usar o vaso sanitário
(de modo adequado);
·
Limpar-se após o uso do vaso sanitário;
·
Lavar e enxugar as mãos usando água, sabonete e
toalha;
·
Lavar e enxugar o rosto;
·
Escovar os dentes;
·
Pentear os cabelos;
·
Tomar banho;
·
Trocar diariamente as roupas de baixo;
·
Cortar as unhas regularmente, com auxílio;
·
Reconhecer as roupas que estão sujas e lavá-las.
3 - VESTUÁRIO:
·
Brincar com bonecas despindo-as e vestindo-as;
·
Despir-se e vestir-se;
·
Desatar os cordões dos sapatos;
·
Tirar os sapatos e as meias;
·
Calçar meias e sapatos;
·
Identificar os seus sapatos entre vários outros
pares;
·
Engraxar sapatos;
·
Manejar diversos tipos de botões ( em tamanhos
grandes ) utilizados nas peças do vestuário;
·
Abrir e fechar zíper de casacos ou vestidos;
·
Abrir e fechar fivelas de seus próprios cintos;
·
Retirar e colocar blusas que entrem pelo decote, reconhecendo
a parte de trás pela etiqueta que deve estar presa;
·
Guardar roupas em gavetas
·
Colocar camisas, blusas e vestidos em cabides.
4 - SAÚDE E SEGURANÇA.
·
Reconhecer a importância do médico e do dentista;
·
Reconhecer a importância dos exames de saúde e
submeter-se a eles quando necessário;
·
Tomar adequadamente os remédios indicados;
·
Reconhecer alguns instrumentos médicos, como
termômetro, balança etc;
·
Reconhecer e saber para que serve gaze, algodão,
esparadrapo, tesoura, mercúrio cromo, água oxigenada etc;
·
Cuidar de pequenos arranhões ou ferimentos;
·
Organizar uma caixa de primeiros socorros;
·
Discar e falar ao telefone;
·
Atender sinal de chamado (campainha, telefone);
·
Subir e descer escadas com cuidado, segurando o
corrimão;
·
Riscar fósforos para acender velas e fogões;
·
Saber utilizar o fogão em atividades simples,
apagando-o convenientemente ao término da tarefa;
·
Ligar e desligar o rádio e a televisão.
5- ATIVIDADES DOMÉSTICAS.
·
Varrer o chão;
·
Usar a pá de lixo;
·
Colocar o lixo na lixeira;
·
Lavar o chão;
·
Limpar as mesas e as cadeiras;
·
Limpar e arrumar o armário;
·
Arrumar a cama;
·
Colocar fronha no travesseiro;
·
Lavar e passar roupas;
·
Tampar garrafas;
·
Preparar a mesa para as refeições;
·
Preparar pequenas refeições;
·
Fazer pequenas compras ( feiras e supermercados).
Incentivem
os seus filhos a desenvolverem essas atividades, que serão de fundamental
importância para o desenvolvimento da autonomia e independência deles.
Roteiro 1
ORTOGRAFIA I
1. HÁ TRÊS
PALAVRAS EM CADA LINHA. DUAS DELAS ESTÃO ESCRITAS DE
FORMA ERRADA.
CIRCULE A PALAVRA
ESCRITA CORRETAMENTE.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
REALISAR |
|
|
|
MÁJICO |
|
|
|
MOTOR |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ONSA |
CHAPÉU |
BRUCHA |
|
PARETE |
|
|
ORTOGRAFIA II
2.
A MESMA PALAVRA
ESTÁ ESCRITA
DE TRÊS MANEIRAS
DIFERENTES. DUAS DELAS ESTÃO ERRADAS. CIRCULE A GRAFIA
CORRETA.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CRUZADINHA- DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS.
1.
OBSERVE O
CARDÁPIO DE UM RESTAURANTE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) QUAL A COMIDA MAIS CARA?
B) QUAL A OPÇÃO DE COMIDA MAIS BARATA? R:_____________________________________________________________ C) QUANTO VAI CUSTAR SE COMPRAR 3 MARMITEX? R:_____________________________________________________________ D) QUANTO VAMOS TER DE TROCO SE COMPRARMOS 1 MARMITEX, COM UMA CÉDULA DE R$ 50,00?
R:______________________________________________________________ E) QUANTO VAI CUSTAR SE COMPRAR 01 EXECUTIVO E 02 REFRIGERANTES EM LATA?
R:______________________________________________________________ |
||||||||||||||||||||||||
a)
PAULO, JOSÉ E JOANA FORAM AO SHOPPING. OBSERVE
OS PREÇOS DOS
BRINQUEDOS QUE MAIS GOSTARAM:
a) PAULO TEM R$ 52,00. PODE COMPRAR DOIS DESSES BRINQUEDOS. QUAIS SÃO?
( ) O CARRINHO E A BOLA.
( ) A BONECA E A BOLA.
( ) O CARRINHO
E
A
BONECA
b)
JOANA TEM UMA NOTA DE R$ 50,00, UMA
NOTA DE R$20,00 E UMA NOTA DE R$ 10,00. QUANTO JOANA TEM?
( ) R$
70,00
( ) R$
60,00
( )
R$ 80,00
c)
JOANA QUER COMPRAR 2 BONECAS COM O DINHEIRO QUE TEM. QUANTO RECEBERÁ DE TROCO SE COMPRAR
AS DUAS BONECAS?
( )
R$ 10,00
( )
R$ 20,00
( )
NÃO TERÁ TROCO A RECEBER.
d)
JOSÉ TINHA R$
10,00. ELE QUERIA COMPRAR
UMA BOLA PARA DAR DE PRESENTE
A
SUA IRMÃ.
QUANTO FALTA PARA PODER COMPRAR
A
BOLA?
( )
R$ 1,00
( )
R$ 2,00
( )
R$ 3,00
O PARQUE
PRIMEIRO
AS CRIANÇAS FORAM
AO PARQUE.
LOGO
QUE CHEGARAM FORAM
PARA OS BALANÇOS.
DEPOIS
BRINCARAM NO ESCORREGADOR
E POR ÚLTIMO
NA GANGORRA
2.
RESPONDA:
A) QUANTAS
CRIANÇAS BRINCARAM NO
BALANÇO? ____
B) QUANTAS
CRIANÇAS BRINCARAM NO
ESCORREGA? ____
C) QUANTAS
CRIANÇAS BRINCARAM NA
GANGORRA? ____
D) QUANTOS
ERAM MENINOS?_____
E) E
MENINAS?_____
3.
ENCONTRE
OS NÚMEROS ESCONDIDOS
E PINTE-OS.
AGORA , RESPONDA
AS QUESTÕES RELACIONADAS AO
NÚMEROS ESCONDIDOS.
A) QUAIS
NÚMEROS VOCÊ ENCONTROU ESCONDIDOS?
R:
______________________________________________________________________
B)
O MENOR NÚMERO
ENCONTRADO É O:
R:_______________________________________________________________________
C) O MAIOR NÚMERO ENCONTRADO É O :
R:_______________________________________________________________________
D) QUANTOS ANIMAIS APARECEM NA CENA:
R: ______________________________________________________________________
1. COMPLETE
O NOME DAS
FIGURAS COM AS
VOGAIS.
A - E
- I - O - U
2.
DESCUBRA
A PALAVRA
SECRETA E LIGUE
A FIGURA CORRESPONDENTE.
ATIVIDADE I
COORDENAÇÃO MOTORA COM MACARRÃO.
Objetivo:
- Estimular as habilidades atencionais;
- Coordenação
motora fina e coordenação olho-mão;
- Cores;
- Sequência;
- Habilidades de
pegar, transportar e depositar;
- Percepção
visual.
Materiais:
- Tinta guache;
- Macarrão penne;
- Massinha (lembrando
que pode ser a massinha caseira também);
- Palito de
churrasco;
- Pincel;
- Pegador de
macarrão (opcional)
Obs:
A professora fornecerá alguns materiais
para a realização dessa atividade.
Como
fazer?
-
Fixar o palito de churrasco na massinha para que fique fixo;
-
Entregar pequenas porções de macarrão ao aluno e solicitar que ele os pinte,
pelo menos com 3 cores diferentes, pode-se pintar com mais cores. Deixe secar.
Desenvolvimento:
-
Assim que os macarrões estiverem secos, misture-os e peça ao aluno que os
separe por cor. Nesse momento, ir nomeando as cores com ele;
-
Após a separação por cor, o responsável deverá pegar um macarrão de cada cor
(essa etapa é importante, pois o aluno terá a pista visual, de onde os
macarrões deverão ser colocados) e colocar no palito de churrasco que estará
fixo na massinha e pedir ao aluno que coloque os macarrões nas respectivas
cores. Pode-se também utilizar um pegador de macarrão e pedir para que o aluno
o utilize para fazer o transporte do macarrão até a base.
Obs.:
Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
PAREAMENTO DE IMAGENS.
Objetivo:
- Estimular as habilidades atencionais;
- Percepção visual;
- Coordenação motora fina e coordenação olho
mão.
Material:
- Imagens a serem pareadas e
recortadas;
- Tabuleiro com as imagens para colagem;
- Tesoura;
- Cola.
Como fazer:
Recortar as imagens que estão abaixo e
entregar ao aluno.
Desenvolvimento:
- Entregar as imagens recortadas ao aluno (se o
aluno tiver a habilidade de recorte, ele poderá recortá-las, com a supervisão
de um adulto), e pedir para que encontre a figura igual e coloque na frente. Se
estiver correto, realizar a colagem da imagem.
- No decorrer da atividade, estimule o aluno
a falar sobre as características das imagens, como cor da roupa, cabelo dos
personagens, se está segurando algum objeto, partes do corpo,etc.
- Segue abaixo o tabuleiro com as imagens
para receber o pareamento e na página seguinte as figuras para recorte.
Obs.: Não esqueça de registrar o momento
com fotos e enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
ATIVIDADE III
BRINCANDO
COM COPOS DESCARTÁVEIS
Objetivo:
-
Estimular as habilidades atencionais;
- Coordenação motora fina e coordenação viso-motora;
- Controle da força e agilidade;
- Ampliação do repertório, nomeação e
reconhecimento das: formas geométricas; letras do nome e numerais, introduzidas
de maneira lúdica.
- Sequência;
- Habilidades de pegar, transportar e
depositar.
Material:
- Copos descartáveis;
- Caneta permanente;
- Folha de papel sulfite com os símbolos
desenhados nos copos. Que servirá de folha modelo para o aluno.
Como fazer:
-
Disponibilizar ao aluno a folha modelo. O aluno deverá olhar na folha,
identificar o copo com o símbolo representado e montar a sequência.
- Conforme o aluno for localizando o copo com
o símbolo, ele deverá ir nomeando-o, estimulando assim o desenvolvimento da
linguagem oral, aumento do vocabulário e o aprendizado dos símbolos
representados. Caso o aluno não reconheça o símbolo, o
responsável deverá mencionar e estimular o aluno a repetir.
Obs.:
Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
ATIVIDADE IV
CANTANDO COM A GALINHA PINTADINHA.
COMPLETANDO A LETRA DA MÚSICA COM IMAGENS.
Objetivo:
- Estimular as habilidades atencionais;
- Linguagem oral;
- Vocabulário;
- Memória de longa duração.
Material:
- Prancha com a letra da música “ Pintinho
Amarelinho”;
- Figuras para recorte;
- Tesoura e cola.
Como fazer:
- Recortar as figuras da música que estão
disponíveis logo após a prancha com a letra
da música.
Desenvolvimento:
- Apresentar a prancha com a letra da música
ao aluno e ir perguntando sobre qual a música que ele acha que irão cantar.
Pode-se dar dicas do personagem principal da música (O pintinho Amarelinho) e
ver se o aluno adivinha.
- Após esse momento, ir cantando com o aluno
e completando com as imagens que faltam.
Obs.: Não esqueça de registrar o momento
com fotos e enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...