segunda-feira, 15 de junho de 2020

Plano de Ensino a Distância - AEE ( Atendimento Educacional Especializado) - Prof Paula - De 15 a 19/06/2020


A IMPORTÂNCIA DE INCENTIVAR A ATIVIDADE DE VIDA AUTÔNOMA (AVA)

A Atividade de Vida Autônoma vem a ser a área que desenvolve, de forma gradativa, hábitos diários importantes para a independência e autonomia satisfação de cada indivíduo, considerando as diferenças e a restrita capacidade de cada um. Nessa perspectiva, são desenvolvidas atividades que envolvem alimentação, higiene pessoal, vestuário, saúde e segurança e atividades domésticas.

Objetivos da A.V.A: Executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho nas atividades diárias, e  para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico dos alunos.

Exemplos de AVA:

1-ALIMENTAÇÃO:

·         Beber líquido com auxílio de canudos;

·         Ingerir alimentos pastosos (sopa, mingau);

·         Morder e mastigar biscoitos;

·         Mastigar pão;

·         Descascar e mastigar bananas;

·         Beber liquídos usando o copo;

·         Espetar com o garfo alimentos e levá-los à boca;

·         Colocar em seu prato alimentos que estejam numa vasilha maior;

·         Usar a faca descartável para passar manteiga (patê ou etc) no pão ou biscoito;

·         Alimentar-se usando garfo e faca;

·         Servir-se de líquidos contidos numa jarra ou garrafa;

·         Usar a faca descartavel para descascar e cortar frutas, legumes e pão;

·         Mastigar de boca fechada;

·         Usar o guardanapo para limpar a boca, após as refeições.

2- HIGIENE:

·         Pedir para ir ao banheiro e usar o vaso sanitário (de modo adequado);

·         Limpar-se após o uso do vaso sanitário;

·         Lavar e enxugar as mãos usando água, sabonete e toalha;

·         Lavar e enxugar o rosto;

·         Escovar os dentes;

·         Pentear os cabelos;

·         Tomar banho;

·         Trocar diariamente as roupas de baixo;

·         Cortar as unhas regularmente, com auxílio;

·         Reconhecer as roupas que estão sujas e lavá-las.

 

3 - VESTUÁRIO:

·         Brincar com bonecas despindo-as e vestindo-as;

·         Despir-se e vestir-se;

·         Desatar os cordões dos sapatos;

·         Tirar os sapatos e as meias;

·         Calçar meias e sapatos;

·         Identificar os seus sapatos entre vários outros pares;

·         Engraxar sapatos;

·         Manejar diversos tipos de botões ( em tamanhos grandes ) utilizados nas peças do vestuário;

·         Abrir e fechar zíper de casacos ou vestidos;

·         Abrir e fechar fivelas de seus próprios cintos;

·         Retirar e colocar blusas que entrem pelo decote, reconhecendo a parte de trás pela etiqueta que deve estar presa;

·         Guardar roupas em gavetas

·         Colocar camisas, blusas e vestidos em cabides.

 

4 - SAÚDE E SEGURANÇA.

·         Reconhecer a importância do médico e do dentista;

·         Reconhecer a importância dos exames de saúde e submeter-se a eles quando necessário;

·         Tomar adequadamente os remédios indicados;

·         Reconhecer alguns instrumentos médicos, como termômetro, balança etc;

·         Reconhecer e saber para que serve gaze, algodão, esparadrapo, tesoura, mercúrio cromo, água oxigenada etc;

·         Cuidar de pequenos arranhões ou ferimentos;

·         Organizar uma caixa de primeiros socorros;

·         Discar e falar ao telefone;

·         Atender sinal de chamado (campainha, telefone);

·         Subir e descer escadas com cuidado, segurando o corrimão;

·         Riscar fósforos para acender velas e fogões;

·         Saber utilizar o fogão em atividades simples, apagando-o convenientemente ao término da tarefa;

·         Ligar e desligar o rádio e a televisão.

5- ATIVIDADES DOMÉSTICAS.

·         Varrer o chão;

·         Usar a pá de lixo;

·         Colocar o lixo na lixeira;

·         Lavar o chão;

·         Limpar as mesas e as cadeiras;

·         Limpar e arrumar o armário;

·         Arrumar a cama;

·         Colocar fronha no travesseiro;

·         Lavar e passar roupas;

·         Tampar garrafas;

·         Preparar a mesa para as refeições;

·         Preparar pequenas refeições;

·         Fazer pequenas compras ( feiras e supermercados).

 

Incentivem os seus filhos a desenvolverem essas atividades, que serão de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia e independência deles.




Roteiro 1

ORTOGRAFIA I

 

1.         TRÊS   PALAVRAS   EM   CADA   LINHA.   DUAS   DELAS   ESTÃO  ESCRITAS DE   FORMA   ERRADA.   CIRCULE   A   PALAVRA   ESCRITA  CORRETAMENTE.

 

 


PARTELEIRA


PORFESSORA


  PERFUME

 

 



BONDADE


BONBOM


  AMDAR

 

 


CORENTE


PASEIO                       


  MUNDO

 


REALISAR                 


ADORAÇÃO


  SEBOLA

 


MÁJICO                       


GEITO                                     


  GENTE

 


MOTOR


CURTINA                


  BANJEIJA

 

 


COREIO


ASUNTO


  PASSADO

 

 


AGREDITAR


PERIQUITO


MORAMGO

 



ONSA



CHAPÉU

  

BRUCHA

 



PARETE



ATENSÃO



            PEIXE



ORTOGRAFIA II

 

2.      A   MESMA   PALAVRA   ESTÁ   ESCRITA   DE   TRÊS   MANEIRAS   DIFERENTES. DUAS DELAS   ESTÃO   ERRADAS. CIRCULE   A   GRAFIA   CORRETA.

 

 


  SENTENSA


SENTENSSA


SENTENÇA

 

 


   SAUSICHA


    SALSICHA


  SALCHICHA

 

 


TRAVESSEIRO


  TRAVESEIRO


   TRAVECEIRO

 

 


   SANDUÍCHE


     SANDUIXE


 SAMDUICHE

 

 


   CONSELIO


CONSELHO


CONCELHO

 

 


NACIMENTO


     NASCIMENTO


  NASSIMENTO

 

 


    VASSORA


 VASSOURA


     VASOURA

 

 


    PASSEIO


       PASEIO


     PACEIO

 

 


CARANGUEJO


   CARANGUEIJO


     CARANQUEIJO

 

 

 

 




CRUZADINHA- DIFICULDADES ORTOGRÁFICAS.



1.      OBSERVE O CARDÁPIO DE UM RESTAURANTE E RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:

 

 

Tabela de Preços

Comida

 Valor

      Bebida                       Valor

Almoço

R$ 12,00

Refrigerante 600 ml

R$ 6,00

Marmitex

R$ 10,00

Água

R$ 2,00

Executivo

R$ 15,00

Suco

R$ 4,00

Self Service por kg

R$ 19,00

Refrigerante lata

R$ 4,50




       A)    QUAL  A  COMIDA  MAIS  CARA?


R:_____________________________________________________________

B)    QUAL A  OPÇÃO  DE  COMIDA  MAIS  BARATA?

R:_____________________________________________________________

C)  QUANTO  VAI  CUSTAR   SE   COMPRAR  3  MARMITEX?

 R:_____________________________________________________________


 D) QUANTO VAMOS TER DE TROCO SE COMPRARMOS 1   MARMITEX, COM   UMA CÉDULA DE R$ 50,00?

 

 

 

R:______________________________________________________________


E) QUANTO VAI CUSTAR SE   COMPRAR   01   EXECUTIVO   E   02   REFRIGERANTES  EM  LATA?

 

 

 

R:______________________________________________________________


 

 



  


























    

a)    PAULO,   JOSÉ   E   JOANA   FORAM   AO   SHOPPING.  OBSERVE   OS   PREÇOS   DOS BRINQUEDOS   QUE   MAIS   GOSTARAM:

          


a) PAULO   TEM   R$ 52,00.   PODE   COMPRAR   DOIS   DESSES   BRINQUEDOS.  QUAIS  SÃO?

(    )  O   CARRINHO  E  A  BOLA.

(    )  A   BONECA   E   A   BOLA.

(    )  O   CARRINHO   E   A   BONECA

 

b)    JOANA   TEM   UMA   NOTA   DE  R$ 50,00, UMA   NOTA   DE   R$20,00   E   UMA   NOTA   DE    R$ 10,00.  QUANTO  JOANA TEM?

(     )  R$ 70,00

(     )  R$ 60,00

(     )  R$ 80,00

 

c)     JOANA  QUER  COMPRAR  2  BONECAS  COM  O  DINHEIRO  QUE TEM. QUANTO RECEBERÁ   DE   TROCO   SE   COMPRAR   AS   DUAS   BONECAS?

(     )  R$ 10,00

(     )  R$ 20,00

(     )  NÃO TERÁ TROCO A RECEBER.

 

d)    JOSÉ   TINHA   R$ 10,00.   ELE   QUERIA   COMPRAR   UMA   BOLA   PARA   DAR   DE PRESENTE   A   SUA   IRMÃ. QUANTO   FALTA   PARA   PODER   COMPRAR   A   BOLA?

(     )  R$ 1,00

(     )  R$ 2,00

(     )  R$ 3,00



Roteiro 2

O PARQUE

 

     PRIMEIRO   AS    CRIANÇAS    FORAM    AO    PARQUE.

     LOGO   QUE  CHEGARAM   FORAM   PARA   OS   BALANÇOS.

     DEPOIS   BRINCARAM   NO  ESCORREGADOR   E   POR  ÚLTIMO   NA   GANGORRA        


 1.     ENUMERE   AS  CENAS   DE   ACORDO   COM   AS   INFORMAÇÕES.

2.     RESPONDA:

 


A)  QUANTAS    CRIANÇAS    BRINCARAM    NO    BALANÇO? ____   


B)  QUANTAS    CRIANÇAS    BRINCARAM    NO    ESCORREGA? ____


C)  QUANTAS    CRIANÇAS    BRINCARAM    NA    GANGORRA? ____


D)  QUANTOS    ERAM    MENINOS?_____


E)   E    MENINAS?_____


3.     ENCONTRE   OS   NÚMEROS   ESCONDIDOS   E   PINTE-OS.

 


AGORA ,  RESPONDA  AS   QUESTÕES   RELACIONADAS   AO   NÚMEROS ESCONDIDOS.

A)  QUAIS    NÚMEROS    VOCÊ     ENCONTROU    ESCONDIDOS?

 

R: ______________________________________________________________________


B)   O    MENOR    NÚMERO    ENCONTRADO    É    O:


         R:_______________________________________________________________________

 

   C)  O    MAIOR    NÚMERO    ENCONTRADO    É    O :

        R:_______________________________________________________________________

   D)   QUANTOS    ANIMAIS   APARECEM   NA   CENA:

         R: ______________________________________________________________________



1.     COMPLETE   O   NOME   DAS   FIGURAS   COM   AS   VOGAIS.



 

 

A  -  E  -  I  -  O  -  U


2.     DESCUBRA   A   PALAVRA   SECRETA   E   LIGUE   A   FIGURA   CORRESPONDENTE.

 







Roteiro 3


ATIVIDADE I

COORDENAÇÃO MOTORA COM MACARRÃO.

Objetivo:

-  Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação olho-mão;

- Cores;

- Sequência;

- Habilidades de pegar, transportar e depositar;

- Percepção visual.

 

Materiais:

- Tinta guache;

- Macarrão penne;

- Massinha (lembrando que pode ser a massinha caseira também);

- Palito de churrasco;

- Pincel;

- Pegador de macarrão (opcional)

Obs: A professora fornecerá alguns  materiais para a realização dessa atividade.

 

Como fazer?

- Fixar o palito de churrasco na massinha para que fique fixo;

- Entregar pequenas porções de macarrão ao aluno e solicitar que ele os pinte, pelo menos com 3 cores diferentes, pode-se pintar com mais cores. Deixe secar.

 

Desenvolvimento:

- Assim que os macarrões estiverem secos, misture-os e peça ao aluno que os separe por cor. Nesse momento, ir nomeando as cores com ele;

- Após a separação por cor, o responsável deverá pegar um macarrão de cada cor (essa etapa é importante, pois o aluno terá a pista visual, de onde os macarrões deverão ser colocados) e colocar no palito de churrasco que estará fixo na massinha e pedir ao aluno que coloque os macarrões nas respectivas cores. Pode-se também utilizar um pegador de macarrão e pedir para que o aluno o utilize para fazer o transporte do macarrão até a base.



Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 










ATIVIDADE II

PAREAMENTO  DE  IMAGENS.

Objetivo:

- Estimular as habilidades atencionais;

- Percepção visual;

- Coordenação motora fina e coordenação olho mão.

Material:

-  Imagens a serem pareadas e recortadas;

- Tabuleiro com as imagens para colagem;

- Tesoura;

- Cola.

Como fazer:

Recortar as imagens que estão abaixo e entregar ao aluno.

Desenvolvimento:

Entregar as imagens recortadas ao aluno (se o aluno tiver a habilidade de recorte, ele poderá recortá-las, com a supervisão de um adulto), e pedir para que encontre a figura igual e coloque na frente. Se estiver correto, realizar a colagem da imagem.

- No decorrer da atividade, estimule o aluno a falar sobre as características das imagens, como cor da roupa, cabelo dos personagens, se está segurando algum objeto, partes do corpo,etc.

- Segue abaixo o tabuleiro com as imagens para receber o pareamento e na página seguinte as figuras para recorte.

Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

 

 

 










ATIVIDADE III

BRINCANDO  COM  COPOS  DESCARTÁVEIS

 

Objetivo:

-  Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação viso-motora;

- Controle da força e agilidade;

- Ampliação do repertório, nomeação e reconhecimento das: formas geométricas; letras do nome e numerais, introduzidas de maneira lúdica.

- Sequência;

- Habilidades de pegar, transportar e depositar.

 

Material:

- Copos descartáveis;

- Caneta permanente;

- Folha de papel sulfite com os símbolos desenhados nos copos. Que servirá de folha modelo para o aluno.

 

Como fazer:

-  Disponibilizar ao aluno a folha modelo. O aluno deverá olhar na folha, identificar o copo com o símbolo representado e montar a sequência.

- Conforme o aluno for localizando o copo com o símbolo, ele deverá ir nomeando-o, estimulando assim o desenvolvimento da linguagem oral, aumento do vocabulário e o aprendizado dos símbolos representados.     Caso o aluno não reconheça o símbolo, o responsável deverá mencionar e estimular o aluno a repetir.





Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.

 

REGISTRO FOTOGRÁFICO











ATIVIDADE IV

CANTANDO COM A GALINHA PINTADINHA. COMPLETANDO A LETRA DA MÚSICA COM IMAGENS.

 

Objetivo:

- Estimular as habilidades atencionais;

- Linguagem oral;

- Vocabulário;

- Memória de longa duração.

Material:

- Prancha com a letra da música “ Pintinho Amarelinho”;

- Figuras para recorte;

- Tesoura e cola.

Como fazer:

- Recortar as figuras da música que estão disponíveis logo após a prancha com a letra  da música.

Desenvolvimento:

- Apresentar a prancha com a letra da música ao aluno e ir perguntando sobre qual a música que ele acha que irão cantar. Pode-se dar dicas do personagem principal da música (O pintinho Amarelinho) e ver se o aluno adivinha.

- Após esse momento, ir cantando com o aluno e completando com as imagens que faltam.

Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos e enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...