Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ano/série: 9º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar
fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e
cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de
globalização e mundialização
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O que registrar para
avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder
as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até
às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma,
através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629
Origens e Bases do Mundo Global
Texto 4 - Transportes e telecomunicações: os motores
tecnológicos da globalização
Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 15-18
Nas últimas décadas, os meios de transporte se
modernizaram, tornando-se mais rápidos e mais baratos. Com isso, aumentou a
capacidade de transporte de carga e de passageiros, e intensificaram-se os
deslocamentos de pessoas e mercadorias em intervalos de tempo cada vez menores,
possibilitando a integração de diferentes regiões do mundo.
Do mesmo modo, os avanços tecnológicos na
informática permitiram que os fluxos de informação se tornassem cada vez mais intensos
e velozes, tanto em escala local e regional como em âmbito nacional ou global.
Nos dias atuais, pessoas, empresas, governos e
organizações dos mais variados tipos comunicam-se por meio de telefones fixos e
móveis e por computadores conectados a diversas redes sociais, através de
antenas, estações de satélites, cabos de fibra óptica. Vivemos, assim, em um
mundo ligado por redes de fluxos de informações, conectando pessoas, capitais e
negócios.

No entanto, é importante lembrar que esses fluxos
de informações não incluem países, regiões e lugares do mundo da mesma maneira,
assim como os efeitos da globalização não chegam a todos igualmente. Em
verdade, a globalização, muitas vezes, gera ou amplia desigualdades no espaço
geográfico mundial.
Mundo: acesso à internet banda larga – 2014 (Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 84. apud. Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 18)
Exercícios
1.
De que maneira os avanços tecnológicos
nas telecomunicações e nos sistemas de transporte favoreceram o processo de globalização?
2.
Comente sobre as desigualdades
existentes no processo de Globalização.
Atividade II:
Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar
fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e
cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de
globalização e mundialização
Tempo previsto para
execução: 2 aulas
O que registrar para
avaliação do professor: Ler o texto, responder
as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até
às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma,
através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629
Caderno
do Aluno (Apostila) – Volume 2 – Parte 2 (2º Bimestre/2020)
Situação
de Aprendizagem 1 – “Do Meio Natural ao Meio Técnico, Científico e
Informacional”
Páginas
19 e 20 – Realização da Atividade 1 – “Vamos Dialogar?”
Responder
as 3 perguntas da Atividade!
Link: https://bit.ly/2AkVKrf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...