segunda-feira, 29 de junho de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 29/06 a 03/07/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”                

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

  

Origens e Bases do Mundo Global

 

Texto 4 - Transportes e telecomunicações: os motores tecnológicos da globalização

Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 15-18

 

Nas últimas décadas, os meios de transporte se modernizaram, tornando-se mais rápidos e mais baratos. Com isso, aumentou a capacidade de transporte de carga e de passageiros, e intensificaram-se os deslocamentos de pessoas e mercadorias em intervalos de tempo cada vez menores, possibilitando a integração de diferentes regiões do mundo.

Do mesmo modo, os avanços tecnológicos na informática permitiram que os fluxos de informação se tornassem cada vez mais intensos e velozes, tanto em escala local e regional como em âmbito nacional ou global.

Nos dias atuais, pessoas, empresas, governos e organizações dos mais variados tipos comunicam-se por meio de telefones fixos e móveis e por computadores conectados a diversas redes sociais, através de antenas, estações de satélites, cabos de fibra óptica. Vivemos, assim, em um mundo ligado por redes de fluxos de informações, conectando pessoas, capitais e negócios.

 

Nota: O esquema ao lado representa o encolhimento do mapa mundial graças às inovações nos transportes, que permitiram percorrer maiores distâncias em menos tempo, como se o espaço tivesse sido “encurtado”. Em função disso, o mundo tornou-se cada vez mais acessível para o avanço do capitalismo, e as distâncias, relativamente menores para quem pode utilizar os transportes modernos. (Fonte: HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220 apud. Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 17)

 

Instalação de cabos subterrâneos de fibra óptica na cidade de Paris, França (2017), a fim de acelerar o fluxo de informações e possibilitar a conexão rápida de pessoas e de empresas no mundo globalizado (Fonte: Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 18)

 

No entanto, é importante lembrar que esses fluxos de informações não incluem países, regiões e lugares do mundo da mesma maneira, assim como os efeitos da globalização não chegam a todos igualmente. Em verdade, a globalização, muitas vezes, gera ou amplia desigualdades no espaço geográfico mundial.

 

        Mundo: acesso à internet banda larga – 2014 (Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 84. apud. Adas, Melhem. Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo: Moderna, 2018. p. 18)

 

Exercícios

 

1.   De que maneira os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos sistemas de transporte favoreceram o processo de globalização?

 

2.   Comente sobre as desigualdades existentes no processo de Globalização.

 

Atividade II:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

Caderno do Aluno (Apostila) – Volume 2 – Parte 2 (2º Bimestre/2020)

 

Situação de Aprendizagem 1 – “Do Meio Natural ao Meio Técnico, Científico e Informacional”

 

Páginas 19 e 20 – Realização da Atividade 1 – “Vamos Dialogar?”

Responder as 3 perguntas da Atividade!

 

Link: https://bit.ly/2AkVKrf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...