segunda-feira, 15 de junho de 2020

6º A - Geografia - Elias - De 15/06 a 19/06/2020

 

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 6º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE29) Relacionar as características do processo de urbanização com a ocorrência de desastres socioambientais (inundações, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos de encostas, incêndios, erosão entre outros) em diferentes lugares.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

Urbanização

Disponível em: Escola Kids – https://escolakids.uol.com.br/geografia/urbanizacao.htm (Acesso em: 15/06/2020)

 

Urbanização é o processo de surgimento e crescimento das cidades. Geralmente, essa expressão é utilizada para se referir a locais ou países em que a população deixa de ser predominantemente rural e passa a ser predominantemente urbana.

Esse fenômeno está sempre relacionado a uma dinâmica econômica. Quando um determinado país apresenta a maior parte de sua população no meio rural, as práticas econômicas que mais geram empregos são as agrícolas, pois é no campo que elas acontecem. Dessa forma, quando a sociedade se urbaniza, a maior parte dos empregos é oferecida pelas indústrias, pelo comércio e pelas áreas de prestação de serviços, que são atividades eminentemente urbanas.

Ao longo do tempo, todas as sociedades do mundo que passaram pelo processo de industrialização se urbanizaram. Em um primeiro momento, isso aconteceu nos chamados países desenvolvidos, principalmente na Europa, pois foi lá que a I Revolução Industrial aconteceu, a partir do século XVIII. Assim, em busca de melhores condições de vida e de emprego nas indústrias, muitas pessoas migraram do campo para a cidade, em um processo chamado de êxodo rural.

Em países em que a industrialização demorou mais para acontecer, como no caso do Brasil, o processo de urbanização também ocorreu de forma tardia. Nas economias subdesenvolvidas ou emergentes, a formação das grandes cidades consolidou-se apenas na segunda metade do século XX. Apesar de ter demorado mais para acontecer, a urbanização nos países periféricos ocorreu de forma muito mais acelerada do que nos países centrais.

Além da industrialização, o fator responsável pela urbanização desses países foi a mecanização do campo, pois, com a substituição do homem pela máquina no meio rural, as pessoas não tinham outra opção senão morar nas cidades.

Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que, pela primeira vez na história da humanidade, o número de pessoas vivendo nas cidades era superior ao número de pessoas vivendo no campo. Assim, podemos notar que o processo de industrialização no mundo ganhou proporções gigantescas.

Apesar de o processo de formação das grandes cidades ser uma característica da modernidade, ele não representa necessariamente uma forma de desenvolvimento. Quando a urbanização ocorre sem planejamento, de forma desordenada, ela ocasiona a chamada macrocefalia urbana, que é quando as cidades não conseguem assimilar o grande número de pessoas que chegam ao campo.

Por isso, a grande preocupação de inúmeros países é melhorar a condição de vida das pessoas na cidade, bem como conter o processo de urbanização, através da manutenção das pessoas no campo. Isso só ocorre se as terras no meio rural forem mais bem distribuídas, ou seja, não ficarem concentradas nas mãos de poucas pessoas.

 

Exercícios

 

1.   Como ocorre o processo de Urbanização?

 

2.   Por que as pessoas costumam morar nas cidades? Explique.

 

3.   Quais as consequências do processo de Urbanização?

 

Atividade II:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE29) Relacionar as características do processo de urbanização com a ocorrência de desastres socioambientais (inundações, enchentes, rompimento de barragens, deslizamentos de encostas, incêndios, erosão entre outros) em diferentes lugares.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 19/06 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

Desastres ambientais: principais desastres, consequências e mais!

Fonte da Imagem: Stoodi - https://stoodi.com.br/

       Exercícios

1.              Pesquise e responda no caderno:

a)             O que são Desastres Socioambientais?

b)             3 (três) tipos de Desastres Socioambientais e suas relações com a ação do homem.

 

Indicações de sites:

Stoodi - https://bit.ly/3hsyPuB

Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/impactos-ambientais.htm

 

Vídeo de apoio: https://youtu.be/haoq4vdw2vY



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...