Roteiro de Estudos – E.E. Célia
Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ano/série: 6º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE22) Distinguir os elementos do
mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de
coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações
cartográficas.
Tempo
previsto para execução: 2 aulas
O que
registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as
perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às
16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma,
através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou
para o Whatsapp (12)
99203-6629
Leitura e
interpretação de textos
Texto I – ELEMENTOS DE UM MAPA
Adaptado de: PENA, Rodolfo F. Alves. "Elementos de um mapa"; Brasil
Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm. Acesso em: 25 de junho de 2020.
São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e
símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um
verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para
representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas
costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação,
legenda, escala e projeção cartográfica.
Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam
presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor
interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses
instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as
suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são
formas de linguagem.
Observemos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de
um mapa:
Título: O título, que por vezes vem acompanhado
de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período
do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer
cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o
que ele indica.
Legenda: As legendas são os significados
dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones,
hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam
padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas
e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para
representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.
Escala: Indica a relação matemática entre o espaço real e a representação
desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área
teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As
escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A
escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica
apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.
Representação da Escala Numérica e da
Escala Gráfica (Imagem: Reprodução)
Orientação: É importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma Rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.
Representação da Rosa dos Ventos com seus pontos cardeais – Norte (N), Sul (S), Leste (L), Oeste (O) e Colaterais – Nordeste (NE), Sudeste (SE) Sudoeste (SO) e Noroeste (NO) (Fonte: Infoescola – https://www.infoescola.com/geografia/pontos-cardeais/)
Projeção Cartográfica: Indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.
Exercícios
1.
Após
leitura atenta do Texto I, cite o que representa cada Elemento do Mapa
a)
Título
–
b)
Legenda
–
c)
Escala
–
d)
Orientação
–
e)
Projeção
Cartográfica –
Vídeo de apoio: https://youtu.be/wXCRF4NC4o8
Atividade II:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE22) Distinguir os elementos do
mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de
coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações
cartográficas.
Tempo
previsto para execução: 2 aulas
O que
registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as
perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às
16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma,
através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou
para o Whatsapp (12)
99203-6629
Vídeo de
Apoio: https://youtu.be/ryd04x5x_NE
Leitura e
interpretação de textos
Texto II – COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Adaptado de: PENA, Rodolfo
F. Alves. "Coordenadas Geográficas"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm. Acesso em 26 de junho de 2020.
As Coordenadas
Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através
de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e
leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se
“endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua
identificação precisa.
Essas linhas
imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos,
e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e
as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no
sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente
(norte-sul). A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das
coordenadas geográficas.
O principal
paralelo é a Linha do Equador, pois representa a faixa da Terra
que se encontra a uma igual distância dos polos norte e sul. Já o principal
meridiano é o de Greenwich e foi escolhido a partir de uma
convenção, realizada na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, no ano
de 1884. Essas duas linhas representam o marco inicial da contagem das
latitudes e das longitudes.
Por esse motivo, tudo
o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º,
aumentando à medida que se desloca para o norte e diminuindo à medida que se
desloca para o sul. Assim, as latitudes são a distância em graus de
qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Suas medidas vão de
-90º até 90º.
Da mesma forma
acontece com o Meridiano de Greenwich em relação às longitudes. Tudo que estiver
sobre essa linha possui 0º de longitude, aumentando à medida que nos deslocamos
para leste e diminuindo à medida que nos deslocamos para oeste. Por isso, as
longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao
Meridiano de Greenwich. Suas medidas vão de -180º até 180º.
Observação: É a partir das
longitudes que são traçados os fusos horários.
Diante desse
conceito, podemos concluir que as latitudes negativas estão sempre se referindo
a lugares localizados no Hemisfério Sul, também chamado de Austral ou
Meridional. As latitudes positivas, obviamente, referem-se a lugares
posicionados no Hemisfério Norte, também chamado de Boreal ou Setentrional.
Já as longitudes
negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Oeste ou
Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos localizados
no Hemisfério Leste ou Oriental.
O mapa a seguir
fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da combinação
das latitudes e das longitudes.
Acima, temos a
representação de cinco pontos diferentes. Observando as suas latitudes e
longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um
deles, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: L. Oeste: O).
Ponto A:
Latitude: -20º ou 20º
S
Longitude: -60º ou
60º O
Ponto B:
Latitude: -40º ou 40º
S
Longitude: 0º
Ponto C:
Latitude: -20º ou 20º
S
Longitude: 90º ou 90º
L
Ponto D
Latitude: 0º
Longitude: 0º
Ponto E:
Latitude: 40º ou 40º N
Longitude: 120º ou
120º L
Observe que todos os
pontos da superfície localizam-se em pelo menos dois hemisférios. O território
brasileiro, nesse caso, encontra-se em três hemisférios: uma pequena parte no
norte, uma grande parte no sul e todo ele no oeste.
As coordenadas geográficas são
importantes elementos de localização
Exercícios
1. Após leitura atenta do Texto II,
responda:
a) O que são as Coordenadas
Geográficas?
b) O que são os Paralelos e qual o
nome das suas medidas em graus?
c) O que são os Meridianos e qual o
nome das suas medidas em graus?
d) Qual é o nome do principal
Paralelo?
e) Qual é o nome do principal
Meridiano?
f) Onde estão
localizados o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte?
g) Onde estão
localizados o Hemisfério Ocidental e o Hemisfério Ocidental?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...