segunda-feira, 29 de junho de 2020

6º A - Geografia - Elias - De 29/06 a 03/07/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 6º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE22) Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

Leitura e interpretação de textos

 

Texto I – ELEMENTOS DE UM MAPA

Adaptado de: PENA, Rodolfo F. Alves. "Elementos de um mapa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm. Acesso em: 25 de junho de 2020.

 

São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.

Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.

Observemos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de um mapa:

Exemplo de mapa demográfico do Brasil elaborado pelo IBGE (Créditos: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.113).

 

Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.

Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

Escala: Indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.

 

Representação da Escala Numérica e da Escala Gráfica (Imagem: Reprodução)

 Orientação: É importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma Rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

 

Representação da Rosa dos Ventos com seus pontos cardeais – Norte (N), Sul (S), Leste (L), Oeste (O) e Colaterais – Nordeste (NE), Sudeste (SE) Sudoeste (SO) e Noroeste (NO) (Fonte: Infoescola – https://www.infoescola.com/geografia/pontos-cardeais/)

 

Projeção Cartográfica: Indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.

 

Exercícios

 

1.              Após leitura atenta do Texto I, cite o que representa cada Elemento do Mapa

 

a)             Título –

b)             Legenda –

c)              Escala –

d)             Orientação –

e)             Projeção Cartográfica –

       

Vídeo de apoio:  https://youtu.be/wXCRF4NC4o8

 

Atividade II:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF06GE22) Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as perguntas, realizando a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 06/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o Whatsapp (12) 99203-6629

 

Vídeo de Apoio: https://youtu.be/ryd04x5x_NE


Leitura e interpretação de textos

 

Texto II – COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Adaptado de: PENA, Rodolfo F. Alves. "Coordenadas Geográficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/coordenadas-geograficas.htm. Acesso em 26 de junho de 2020.

 

As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Com a combinação dessas linhas, criam-se “endereços” específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa.

Essas linhas imaginárias são chamadas de paralelos e meridianos, e suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste, enquanto os meridianos cortam a Terra verticalmente (norte-sul). A junção dessas linhas é o fator responsável pela existência das coordenadas geográficas.

O principal paralelo é a Linha do Equador, pois representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual distância dos polos norte e sul. Já o principal meridiano é o de Greenwich e foi escolhido a partir de uma convenção, realizada na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, no ano de 1884. Essas duas linhas representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes.

Por esse motivo, tudo o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º, aumentando à medida que se desloca para o norte e diminuindo à medida que se desloca para o sul. Assim, as latitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Suas medidas vão de -90º até 90º.

Da mesma forma acontece com o Meridiano de Greenwich em relação às longitudes. Tudo que estiver sobre essa linha possui 0º de longitude, aumentando à medida que nos deslocamos para leste e diminuindo à medida que nos deslocamos para oeste. Por isso, as longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Suas medidas vão de -180º até 180º.

Observação: É a partir das longitudes que são traçados os fusos horários.

Diante desse conceito, podemos concluir que as latitudes negativas estão sempre se referindo a lugares localizados no Hemisfério Sul, também chamado de Austral ou Meridional. As latitudes positivas, obviamente, referem-se a lugares posicionados no Hemisfério Norte, também chamado de Boreal ou Setentrional.

Já as longitudes negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Oeste ou Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos localizados no Hemisfério Leste ou Oriental.

O mapa a seguir fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes.

 As coordenadas geográficas permitem a localização dos diferentes pontos no mapa


Acima, temos a representação de cinco pontos diferentes. Observando as suas latitudes e longitudes, podemos, então, descrever as coordenadas geográficas de cada um deles, indicando os seus hemisférios (Norte: N. Sul: S. Leste: L. Oeste: O).

 

Ponto A:

Latitude: -20º ou 20º S

Longitude: -60º ou 60º O

 

Ponto B:

Latitude: -40º ou 40º S

Longitude: 0º

 

Ponto C:

Latitude: -20º ou 20º S

Longitude: 90º ou 90º L

 

Ponto D

Latitude: 0º

Longitude: 0º

 

Ponto E:

Latitude: 40º ou 40º N

Longitude: 120º ou 120º L

 

Observe que todos os pontos da superfície localizam-se em pelo menos dois hemisférios. O território brasileiro, nesse caso, encontra-se em três hemisférios: uma pequena parte no norte, uma grande parte no sul e todo ele no oeste.

           

As coordenadas geográficas são importantes elementos de localização

 

Exercícios

 

1.   Após leitura atenta do Texto II, responda:

a)   O que são as Coordenadas Geográficas?

b)   O que são os Paralelos e qual o nome das suas medidas em graus?

c)   O que são os Meridianos e qual o nome das suas medidas em graus?

d)   Qual é o nome do principal Paralelo?

e)   Qual é o nome do principal Meridiano?

f)    Onde estão localizados o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte?

g)   Onde estão localizados o Hemisfério Ocidental e o Hemisfério Ocidental?

 

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