Roteiro 1
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO: LEIA
AS ATIVIDADES PARA
O EDUCANDO QUE AINDA
NÃO ESTÁ
ALFABETIZADO
LEIA AS PARLENDAS E EM SEGUIDA RESPONDA ÀS PERGUNTAS QUE ESTÃO ABAIXO DE CADA UMA, ASSINALANDO A RESPOSTA CORRETA.
2. OBSERVE AS
FIGURAS E CIRCULE
A SÍLABA QUE
FALTA PARA COMPLETAR
O NOME DE
CADA UMA DELAS.
A)
AGORA ESCREVA
O NOME DE
CADA FIGURA.
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Paula Dantas
Marques
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
ORIENTAÇÃO: LEIA
AS ATIVIDADES PARA
O EDUCANDO QUE AINDA
NÃO ESTÁ
ALFABETIZADO
1.
CONTE
AS FIGURAS DE
FESTA JUNINA DO
QUADRO.
1. 2. QUE NÚMERO
REPRESENTA CADA SÍMBOLO? ESCREVA NOS
QUADRINHOS OBSERVANDO A SEQUÊNCIA
NUMÉRICA.
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
ORIENTAÇÃO: LEIA
AS ATIVIDADES PARA
O EDUCANDO QUE AINDA
NÃO ESTÁ
ALFABETIZADO
NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____
Prof Paula Dantas Marques
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.
OBJETIVO:
ESTIMULAR AS HABILIDADES
QUE ENVOLVAM A
ÁREA PSICOMOTORA: LATERALIDADE.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – A.E.E.
ATIVIDADE I
XÔ CORONAVÍRUS
Objetivo:
- Conscientizar o educando sobre a
importância da prevenção do Coronavírus, por meio de histórias sociais;
- Estimular
as habilidades atencionais;
- Coordenação
motora fina e coordenação visomotora;
Material:
- Apostila com a atividade impressa;
- Cola;
- Tesoura;
- Itens para decorar: Lápis, tinta guache,
lantejoula, glitter, tecido, etc.
Como fazer?
- O responsável deverá recortar as máscaras
disponíveis na apostila e deixar separado com antecedência os itens que serão
utilizados para decoração.
Desenvolvimento:
-
Fazer a leitura da história
social sobre o Coronavírus, enfatizando a importância da prevenção. Após esse
momento, entregar ao aluno a máscara recortada, para que ele possa decorá-la e
assim, proteger as crianças da história.
Obs.: Não esqueça de registrar o momento
com fotos ou enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
ATIVIDADE II
XÔ CORONAVÍRUS ! VAMOS LAVAR AS MÃOS !
Objetivo:
- Conscientizar o educando sobre a
importância da prevenção do Coronavírus, por meio de atividades lúdicas;
- Estimular
as habilidades atencionais;
- Coordenação
motora fina e coordenação olho-mão;
- Hábitos de
higiene.
Material:
- Apostila com a atividade impressa;
- Tesoura;
Como fazer?
- O responsável deverá recortar as figuras em
forma de vírus, as mãos a gota e o sabão.
- Para realizar essa atividade e torná-la
mais significativa para o aluno, poderá ser utilizado o contorno da mão do
aluno também.
Desenvolvimento:
-
Dando continuidade as formas de prevenção sobre o Coronavírus, o
responsável deverá enfatizar a importância de se lavar as mãos, não apenas para
prevenir o vírus, mas também como um hábito de higiene saudável.
- Entregar para o aluno as mãos e sobre os
dedos colocar os bichinhos que representam o vírus, pegar a figura que
representa o sabão e ir fazendo movimentos que imitem o ato de limpar e ir
tirando um a um os bichinhos de cada dedo. Em seguida, pegar a figura que
representa a água e ir retirando os bichinhos, sempre enfatizando a importância
de levar as mãos. Veja as imagens abaixo:
-
Para tornar a atividade mais atrativa, segue o link da música Lava uma mão –
Palavra Cantada https://youtu.be/CaTXgmHyMSk
-
Registrar a atividade com fotos e enviá-las à professora por WhatsApp.
-
Após a realização colar no espaço abaixo:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO – A.E.E.
CAMISAS
DO VOVÔ
Objetivo:
-
Sequência numérica;
-
Contagem oral;
-
Identificação dos números;
-
Cores;
-
Movimento de pinça.
Material:
-
Números móveis, barbante, prendedor de roupa, molde das camisas ( disponível na
apostila), tesoura .
Como
fazer:
-
Recortar as camisas e separar previamente os demais materiais. Prender o
barbante e deixá-lo como um varal.
Desenvolvimento:
- Mostrar uma camisa por vez ao aluno e pedir
para ele ir falando as cores. O mesmo procedimento deverá ser feito com os
números, mostrar, pedir ao aluno que fale o nome do numeral, deixar o aluno
segurar, para que ele possa sentir a forma que o número possui.
Após esse momento, pedir que o aluno pegue
a camisa de uma determinada cor e pegar o número 1 para colocar sobre a camisa
, repetir esse processo até terminar as camisas e os números ( trabalharemos a
sequência numérica também).
Em seguida, realizar essa atividade fazendo
o uso do varal e dos prendedores, solicitando que o aluno pegue a camisa de uma
cor determinada, coloque-a no varal, utilizando o prendedor e pedindo para ele
falando os números na sequência.
Obs.:
Não esqueça de registrar o momento com fotos ou enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
figuras para recorte
ATIVIDADE II
NÚMERO E NUMERAL
Objetivo:
- Estabelecer a relação entre número e
quantidade;
- Desenvolvimento de conceito numérico por
meio de expressão oral e grafia dos números.
Material:
- Quadro com os números;
- Corações para recorte;
- Cola;
- Tesoura.
Como fazer:
- Recortar os corações e deixar separados
para a realização da atividade.
Desenvolvimento:
-
Mostrar ao aluno o quadro abaixo com os números e pedir que ele fale o
número que o responsável está apontando, caso o aluno tenha dificuldades em
expressar os números, pedir para que ele aponte o número “ 1”.
- Em seguida entregar os corações recortados
e colar nos quadradinhos a quantidade exata que cada número pede.
Obs.: Não esqueça de registrar o momento
com fotos ou enviar para a professora.
REGISTRO FOTOGRÁFICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...