terça-feira, 7 de julho de 2020

Roteiro de Ensino a Distância - Educação Especial - AEE- Prof Paula

Roteiro 1

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.

ORIENTAÇÃO:  LEIA  AS  ATIVIDADES  PARA  O  EDUCANDO  QUE  AINDA NÃO  ESTÁ  ALFABETIZADO

 

LEIA  AS  PARLENDAS   E  EM  SEGUIDA   RESPONDA  ÀS  PERGUNTAS  QUE  ESTÃO  ABAIXO  DE  CADA  UMA,  ASSINALANDO  A  RESPOSTA   CORRETA.





    2. OBSERVE  AS  FIGURAS  E  CIRCULE  A  SÍLABA  QUE  FALTA   PARA  COMPLETAR   O   NOME   DE  CADA   UMA   DELAS. 






A)    AGORA   ESCREVA   O   NOME   DE  CADA  FIGURA.

 


NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____

Prof Paula Dantas Marques

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.

ORIENTAÇÃO:  LEIA  AS  ATIVIDADES  PARA  O  EDUCANDO  QUE  AINDA NÃO  ESTÁ  ALFABETIZADO

 

1.       CONTE  AS  FIGURAS  DE  FESTA  JUNINA  DO  QUADRO.

 




1.     2. QUE  NÚMERO   REPRESENTA  CADA  SÍMBOLO? ESCREVA  NOS   QUADRINHOS OBSERVANDO   A  SEQUÊNCIA    NUMÉRICA.

 


NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____

ORIENTAÇÃO:  LEIA  AS  ATIVIDADES  PARA  O  EDUCANDO  QUE  AINDA NÃO  ESTÁ  ALFABETIZADO



2-  COMPLETE   A   CRUZADINHA   JUNINA .   PARA   ISSO   UTILIZE   O   BANCO   DE   PALAVRAS.




Roteiro 2







NOME:___________________________________________________________DATA:_____/____/_____

Prof Paula Dantas Marques

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – A.E.E.

 

OBJETIVO: ESTIMULAR  AS  HABILIDADES  QUE  ENVOLVAM  A  ÁREA  PSICOMOTORA: LATERALIDADE.



Roteiro 3

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –  A.E.E.

ATIVIDADE I

XÔ CORONAVÍRUS

Objetivo:

- Conscientizar o educando sobre a importância da prevenção do Coronavírus, por meio de histórias sociais;

- Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação visomotora;

Material:

- Apostila com a atividade impressa;

- Cola;

- Tesoura;

- Itens para decorar: Lápis, tinta guache, lantejoula, glitter, tecido, etc.

Como fazer?

- O responsável deverá recortar as máscaras disponíveis na apostila e deixar separado com antecedência os itens que serão utilizados para decoração.

Desenvolvimento:

-  Fazer  a leitura da história social sobre o Coronavírus, enfatizando a importância da prevenção. Após esse momento, entregar ao aluno a máscara recortada, para que ele possa decorá-la e assim, proteger as crianças da história.

Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos ou  enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 

 

 







ATIVIDADE II

XÔ CORONAVÍRUS ! VAMOS LAVAR AS MÃOS !

Objetivo:

- Conscientizar o educando sobre a importância da prevenção do Coronavírus, por meio de atividades lúdicas;

- Estimular as habilidades atencionais;

- Coordenação motora fina e coordenação olho-mão;

- Hábitos de higiene.

 

Material:

- Apostila com a atividade impressa;

- Tesoura;

 

Como fazer?

- O responsável deverá recortar as figuras em forma de vírus, as mãos a gota e o sabão.

- Para realizar essa atividade e torná-la mais significativa para o aluno, poderá ser utilizado o contorno da mão do aluno também.

Desenvolvimento:

-  Dando continuidade as formas de prevenção sobre o Coronavírus, o responsável deverá enfatizar a importância de se lavar as mãos, não apenas para prevenir o vírus, mas também como um hábito de higiene saudável.

- Entregar para o aluno as mãos e sobre os dedos colocar os bichinhos que representam o vírus, pegar a figura que representa o sabão e ir fazendo movimentos que imitem o ato de limpar e ir tirando um a um os bichinhos de cada dedo. Em seguida, pegar a figura que representa a água e ir retirando os bichinhos, sempre enfatizando a importância de levar as mãos. Veja as imagens abaixo: 


- Para tornar a atividade mais atrativa, segue o link da música Lava uma mão – Palavra Cantada https://youtu.be/CaTXgmHyMSk

- Registrar a atividade com fotos e enviá-las à professora por WhatsApp.

- Após a realização colar no espaço abaixo:



ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO –  A.E.E.

ATIVIDADE I

CAMISAS  DO  VOVÔ

Objetivo:

- Sequência numérica;

- Contagem oral;

- Identificação dos números;

- Cores;

- Movimento de pinça.

Material:

- Números móveis, barbante, prendedor de roupa, molde das camisas ( disponível na apostila), tesoura .

Como fazer:

- Recortar as camisas e separar previamente os demais materiais. Prender o barbante e deixá-lo como um varal.

Desenvolvimento:

-  Mostrar uma camisa por vez ao aluno e pedir para ele ir falando as cores. O mesmo procedimento deverá ser feito com os números, mostrar, pedir ao aluno que fale o nome do numeral, deixar o aluno segurar, para que ele possa sentir a forma que o número possui.

    Após esse momento, pedir que o aluno pegue a camisa de uma determinada cor e pegar o número 1 para colocar sobre a camisa , repetir esse processo até terminar as camisas e os números ( trabalharemos a sequência numérica também).

    Em seguida, realizar essa atividade fazendo o uso do varal e dos prendedores, solicitando que o aluno pegue a camisa de uma cor determinada, coloque-a no varal, utilizando o prendedor e pedindo para ele falando os números na sequência.



Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos ou  enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO












figuras para recorte





ATIVIDADE II

NÚMERO E NUMERAL

 

Objetivo:

- Estabelecer a relação entre número e quantidade;

- Desenvolvimento de conceito numérico por meio de expressão oral e grafia dos números.

Material:

- Quadro com os números;

- Corações para recorte;

- Cola;

- Tesoura.

Como fazer:

- Recortar os corações e deixar separados para a realização da atividade.

Desenvolvimento:

-  Mostrar ao aluno o quadro abaixo com os números e pedir que ele fale o número que o responsável está apontando, caso o aluno tenha dificuldades em expressar os números, pedir para que ele aponte o número “ 1”.

- Em seguida entregar os corações recortados e colar nos quadradinhos a quantidade exata que cada número pede.

Obs.: Não esqueça de registrar o momento com fotos ou  enviar para a professora.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...