segunda-feira, 6 de julho de 2020

Roteiro de Estudos 7º ano Geografia Professora Christiane


ROTEIRO DE ESTUDOS 7º ANO 2º Bimestre
DISCIPLINA: Geografia
ANO: 7º ANO
PROFESSORA: Christiane
Orientações aos Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da Escola ou no material impresso, leia com calma e atenção e realize as atividades solicitadas. Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da realização das atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários das aulas de Geografia. Bons Estudos!  Realizem as atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim pelo WhatsApp ou e-mail.

Migração e população brasileira
Existem vários tipos de migração, que se relacionam com elementos econômicos, sociais, culturais e até mesmo afetivos.
Migração é o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país (migração internacional) para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntária ou forçada, individual ou em grandes fluxos.
As pessoas migram pelos mais distintos motivos, desde guerras, perseguição religiosa, conflitos étnicos, perseguição política e ideológica ou simplesmente porque buscam condições melhores de vida em outra localidade. Essas condições podem estar relacionadas com trabalho, estudo, saúde, bem-estar, entre outros fatores, e são os maiores motivadores para as migrações na atualidade.

Tipos de migração
Migração pendular: é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.

Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.

Êxodo rural: é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.

Êxodo urbano: é mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo).

Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.

Temporárias – é quando há um prazo de retorno.

Indeterminadas – quando não há prazo para sair do novo local.











Fluxo Migratório


















Atividades:

1) […] Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão. […]
BUARQUE, Chico. Cotidiano. Construção, Philips, 1993.
Na letra da canção de Chico Buarque, observa-se uma certa rotina do eu lírico quanto às suas atividades diárias, o que inclui ir e voltar do seu trabalho. Esse tipo de deslocamento caracteriza-se como:
a) transumância
b) migração pendular
c) migração sazonal
d) mudança diária

2)  “O número de imigrantes que vivem nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aumentou em um terço na última década, apesar da recente queda dos fluxos migratórios provocada pela crise econômica iniciada em 2008, afirma um relatório publicado pela entidade nesta segunda-feira.
Segundo a OCDE, que reúne 34 países, a maioria deles ricos, cerca de 110 milhões de imigrantes viviam nos países-membros da organização em 2009/2010, o equivalente a 9% da população total”.
                                                                                                          BBC Brasil, 03 dez. 2012.
Em busca de melhores condições de vida, muitos imigrantes saem de países pobres em direção aos territórios de economias desenvolvidas. Essa procura intensifica-se porque nos países desenvolvidos:
a) há uma política de controle e recepção dos grupos imigrantes.
b) são registrados baixos índices de xenofobia (aversão a estrangeiros).
c) a burocracia facilita a regularização de imigrantes, mesmo que ilegais.
d) há uma elevada necessidade de mão de obra barata e de baixo custo.
3) As migrações realizadas dentro de um país são classificadas como:
a) Migrações internacionais
b) Migrações pendulares
c) Migrações internas
d) Migrações espontâneas

4) Como é conhecido o fluxo da população que trabalha em uma cidade, mas precisa se deslocar diariamente, pois mora em uma outra cidade?
 a) Êxodo rural.
 b) Migrações ilegais.
c) Migração pendular.
d) Fluxo comercial.

5) O que é êxodo rural?
a) É a migração de pessoas da cidade para o campo.
b) É a migração de pessoas do campo para a cidade.
c) É o processo de industrialização do campo.
d) É o processo de industrialização da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...