terça-feira, 28 de julho de 2020

Atividade de Artes, Apreciação - Dança, 9 A, Profa. Vanessa Bracci

Atividade 2 –Apreciação
Para este momento de apreciação de imagens, os vídeos dos links abaixo com exemplos de improvisação e criação de movimentos em dança, e diferentes espetáculos com referência nas diversas matrizes culturais e estéticas. Observe atentamente a relação entre os dançarinos e o público, a fusão entre música, dança e teatro, a não existência de um palco tradicional e a utilização dos espaços físicos, como muros, muretas, paradas de ônibus etc.Finalizada a apreciação, registre no caderno as ideias, considerações e percepções geradas sobre os materiais apresentados.

1. O vídeo apresenta fragmentos de dança contemporânea que utilizam o tradicional palco italiano. O foco da apreciação desta mídia é a inspiração do coreógrafo e/ou grupo para o tema abordado: diferentes matrizes culturais e estéticas. Como o próprio nome do espetáculo sugere, ele marca o encontro entre duas culturas distintas: a do Brasil e a da Índia. As diferenças entre estas culturas ficam evidentes nos gestos (lentos, estudados e repletos de significados da cultura indiana, e abertos e gingados da cultura brasileira), na postura dos bailarinos e nos instrumentos musicais utilizados. Por isso é importante que, no momento da apreciação, observem:

• As diferenças nos gestos e nas posturas dos bailarinos quando estão representando uma cultura ou outra;

•As diferenças e semelhanças entre os ritmos, melodias e instrumentos musicais utilizados no espetáculo. Vídeo Espetáculo “Samwaad -Rua do Encontro”. Fonte: Ivaldobertazzo. Samwaad –Rua do Encontro. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>.Acesso em: 03 dez. 2019.

2. O vídeo “Benguelê” foi criado a partir de matriz estética e cultural africana, e suas raízes plantadas na cultura brasileira. O espetáculo faz menção a ritmos como o maracatu e o congado. Peça aos estudantes que observem os movimentos abertos e remelexos dos bailarinos, que nos remetem às danças tribais africanas, dançadas nas pontas dos pés.

Vídeo Espetáculo “Benguelê”. Fonte: Grupo Corpo Oficial. Grupo Corpo –Benguelê|1998.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9M8iVW3RGf0>.Acesso em: 03 dez. 2019.3. Grupo Corpo. Disponível em: <http://www.grupocorpo.com.br/pt-br>.Acesso em:03 dez. 2019.

3.Todos os espetáculos de dança são apresentados em espaços convencionais, como teatros e outros ambientes fechados, mas nem sempre os dançarinos reproduzem rigidamente as coreografias criadas para eles. Para exemplificar, apresente os vídeos do grupo paulistano Cia. Nova Dança 4, por meio dos links abaixo. Neles, os dançarinos improvisam ao som de uma pequena banda que toca ao vivo, no espaço inusitado de uma famosa avenida da cidade de São Paulo. Peça aos estudantes que: Observem a relação entre os dançarinos e o público, favorecendo o improviso e fazendo com que cada espetáculo seja diferente um do outro; a fusão entre música, dança e teatro; a não existência de um palco tradicional e sim a utilização dos espaços físicos, como muros, muretas, paradas de ônibus etc.

A Cia Nova Dança 4 propõe um rompimento entre palco e plateia. O palco na rua torna-se delimitado pelo “estado cênico”, onde o espaço é determinado naturalmente pela ação dos artistas, numa cumplicidade com os espectadores.

Fonte: Cia. Nova Dança 4. Disponível em: <https://novadanca4.wordpress.com/>.Acesso em:03 dez. 2019.Vídeo Interferências estéticas na vida pública “Passeios Noite”. Fonte: Cia. Nova Dança 4. Cia. Nova Dança 4 –Passeios Noite. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=x3o_B-kBpqY>.Acesso em:04 dez. 2019.

Registre em seu caderno suas observações

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