segunda-feira, 13 de julho de 2020

9º A - Geografia - Elias - De 13/07 a 17/07/2020

Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 9º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I:

Ÿ Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

(EF09GE19) Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares.

(EF09GE14A) Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler o texto, copiar e responder as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 21/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

PESQUISA (VALERÁ COMO TRABALHO BIMESTRAL)

 

1.               Pesquisar e descrever as definições de Globalização, Mundialização e Internacionalização, mencionando pelo 1 (um) exemplo de cada conceito (No mínimo 15 linhas para responder a esta Pesquisa)

a)    Globalização –

b)    Mundialização –

c)    Internacionalização –

 

Vídeo de apoio: Canal Coordenadas de Estudo - https://youtu.be/wYc9FM7Keqo

Indicações de sites para Pesquisa:

Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP – https://www.sjc.sp.gov.br/media/114770/1-geografia-9%C2%BA-ano.pdf

Instituto Claro – https://www.institutoclaro.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/diferencas-entre-internacionalizacao-mundializacao-e-globalizacao/

 

Atividade II

Habilidades/conteúdos: (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização

(EF09GE19) Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares

(EF09GE14A) Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais

Ÿ Tempo previsto para execução: 2 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Opção 1 – Responder o Formulário Eletrônico até às 16h00 do Dia 21/07 – https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDI42uW7we6VPnHUZbUhJlb1UNTZJWDJJSVM4WlZVWENWSUhVOTY2Rk1MTC4u ou https://bit.ly/2ZphX15

Opção 2 – Ler o texto, copiar a Questão Orientadora a caneta e responder o que se pede, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 21/07 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

                                                    

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

 

   Globalização e Hegemonia Europeia

 

1.    Observe as imagens a seguir e responda o que se pede:

 

  

Imagem I: Torre Eiffel, Paris, França           

   

Imagem II: Torre Eiffel, Tiandusheng, China

 

Questão Orientadora

Dentro do contexto da Globalização, por meio das imagens I e II, percebemos que a Europa exportou seu modelo cultural a todo mundo. Retomando conceitos já estudados, que acontecimentos históricos favoreceram a Europa na dominação política e econômica de diversas regiões do mundo?

 

RESPOSTA:

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...