ROTEIRO DE ESTUDOS 7º
ANO 2º Bimestre
DISCIPLINA: História
ANO: 7º ANO
PROFESSORA:Christiane
(EF07HI02) – Identificar conexões e interações e
consequências do contato entre as sociedades do chamado Novo Mundo da Europa e
da Ásia, no contexto das Navegações
EF07HI03) – Identificar aspectos e processos
específicos das sociedades africanas e americanas, antes da chegada dos
europeus, com destaque para as formas de organização social e para o
desenvolvimento de saberes e técnicas, valorizando a diversidade dos
patrimônios etnoculturais e artísticos dessas sociedades.
Orientações aos
Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da Escola ou no material
impresso, leia com calma e atenção e realize as atividades solicitadas.
Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da realização das
atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários das aulas de
História. Bons Estudos! Realizem as
atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim pelo WhatsApp ou
e-mail.
OBJETIVO DA AULA:
Propor reflexões e diálogos sobre as sociedades africanas e
americanas no período anterior à chegada dos europeus; investigar os múltiplos
aspectos relativos aos saberes e técnicas desses povos; e analisar as primeiras
interações e conexões com os europeus.
O que são saberes e técnicas?
O que o contato com a Europa e a Ásia proporcionou de
desenvolvimento aos povos africanos?
Observe as imagens
“Patrimônio cultural material são
objetos ou construções que possuem valor simbólico e representativo para as
culturas. Eles refletem a identidade e a cultura de um povo, e por essa razão,
precisam ser protegidos.”
(Carlos Néri)
“As máscaras utilizadas pelos
povos americanos e africanos fazem parte de um conjunto de patrimônios
culturais destes povos.”
(Carlos Néri)
Atividade
1) Identifique no texto a forma da estrutura social dos
Maias e dos Astecas e Incas.
2) Em qual tipo de atividade se concentravam os saberes e
técnicas dos Astecas e Incas e Maias.
ATIVIDADE 4
a) Na visão
de Pero Vaz de Caminha, o que deveria ser ensinado aos nativos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...