Roteiro
de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda
Disciplina: Geografia
Professor: Elias Rivelle
de Freitas
Ano/série: 6º Ano
Turma(s): “A”
Atividade I:
Habilidades/conteúdos: (EF06GE20) Reconhecer a importância da
Cartografia como uma forma de linguagem para representar fenômenos nas escalas
local, regional e global.
(EF06GE25) Analisar os tipos de
produtos do Sensoriamento Remo;to, Sistemas de Informações Geográficas (SIG),
Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a
produção imagens de satélite e mapas digitais entre outros.
(EF06GE22) Distinguir os elementos do
mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de
coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas.
Tempo previsto para execução: 4 aulas
O que registrar para avaliação do
professor: Opção 1 – Responder em Formulário Eletrônico até às 16h00 do Dia
21/07 (Disponível em PC e/ou Celular) - https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDI42uW7we6VPnHUZbUhJlb1URDhKTEg4U1dXT0dFMUNPS1ZPT1pMV05INS4u
ou https://bit.ly/2OlT0NK
Opção 2 – Ler os textos, copiar e responder as perguntas a caneta, realizando
a entrega das atividades conjuntamente no caderno até às 16h00 do Dia 21/07 com
identificação do(a) aluno(a), número e série/turma, através do envio de foto
para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou para o
Whatsapp (12) 99203-6629
AVALIAÇÃO
BIMESTRAL
1.
(1,0
ponto) “Linhas imaginárias traçadas de
polo a polo, atravessando perpendicularmente a linha do Equador." O texto
apresenta o conceito de:
a) Latitudes
b) Longitudes
c) Paralelos
d) Meridianos
e) Círculos polares
2.
(1,0 ponto) Identifique a afirmação INCORRETA acerca da Cartografia e dos Mapas
a)
A cartografia é uma forma de linguagem
que busca localizar os fenômenos ocorridos na superfície da Terra e estabelecer
relações entre eles.
b)
Os mapas são formas de representação seletiva
da realidade. Podem representar a superfície da Terra ou parte dela.
c)
Somente há pouco tempo, os diversos povos
buscaram representar o mundo que conheciam, produzindo mapas
utilizados para localizar os fenômenos que consideram importantes.
d)
Nos mapas são registrados os fatos que
interessam, de acordo com a finalidade do mapa e com as características da
sociedade que os produziu.
3.
(2,0 pontos) Escreva os
pontos cardeais e os pontos colaterais da Rosa-dos-Ventos.
4.
(1,0 pontos) Sobre as
projeções cartográficas, é correto afirmar que:
a) são meios de se
representar o espaço terrestre, havendo uma possibilidade ainda não encontrada
de não realizar distorções da forma ou das áreas da superfície.
b) são formas de
representar a Terra em uma superfície de iguais características externas (forma,
tamanho e área)
c) são formas de
representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre
haverá distorções.
d) dividem-se
apenas em projeções planas e projeções polares.
e) graças às
distorções, não podem ser utilizadas para representar a superfície dos
continentes da Terra, apenas os oceanos.
5. (5,0 pontos) Com base
nos conteúdos repassados pelo professor, comente sobre os seguintes Elementos
do Mapa:
a)
Título –
b)
Legenda –
c)
Orientação –
d)
Escala –
e)
Projeção –
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