ROTEIRO DE ESTUDOS DE
HISTÓRIA 9º ANO 4º Bimestre 01
DISCIPLINA: História
ANO: 9º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
Orientações aos
Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da Escola ou no material
impresso, leia com calma e atenção e realize as atividades solicitadas.
Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da realização das
atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários das aulas de
História. Bons Estudos! Realizem as
atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim pelo WhatsApp ou
e-mail.
Habilidade: (EF09HI31) Descrever e avaliar os
processos de descolonização na África e na Ásia, identificando os principais
movimentos nacionalistas envolvidos nas lutas de independência.
A DESCOLONIZAÇÃO
AFRO-ASIÁTICA
A independência afro-asiática está associada à Segunda
Guerra Mundial (1939-1945). Terminado o conflito, as potências europeias
estavam em decadência e não tinham mais poder para manter seu domínio sobre os
povos da África e da Ásia. Mesmo nas nações europeias, marcadas pelas ideias a
favor da liberdade e da democracia do pós-guerra, havia certa pressão da
sociedade para o fim dos impérios coloniais, mantidos à custa da violência e da
exploração. Outro fator que impulsionou o processo de descolonização foram os
interesses dos Estados Unidos e da União Soviética em transformar os
territórios coloniais europeus em suas zonas de influência e pelo surgimento de
movimentos nacionalistas nas colônias. Ásia Dois processos distintos marcaram a
descolonização asiática: a resistência pacífica, na Índia, e a guerra pela
independência, cujo melhor exemplo é a Indochina. Na Índia, o advogado Mohandas
Gandhi, o Mahatma (Grande Alma), desencadeou um amplo movimento de resistência
pacífica e desobediência civil, pregando o boicote aos produtos ingleses e o
não pagamento de impostos. Abalado pela II Guerra, o Reino Unido viu-se
obrigado a conceder a independência, em 1947. A ex-colônia foi dividida na
União Indiana, de maioria hindu, e no Paquistão, majoritariamente muçulmano. A
separação levou a um intenso movimento migratório e a violentas lutas entre os
grupos religiosos, deixando milhares de mortos. A Indochina, antiga colônia
francesa formada por Vietnã, Laos e Camboja, foi invadida pelo Japão na II
Guerra Mundial. Após a rendição japonesa, o movimento nacionalista Vietminh,
liderado pelo comunista Ho Chi Minh, proclamou a independência do Vietnã. A
tentativa da França de retomar o domínio levou à Guerra da Indochina
(1946-1954). Os europeus foram derrotados, e os países obtiveram a
independência. O Vietnã ficou dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, que
só seriam reunificados e 1976, após a Guerra do Vietnã. África A maioria dos
países africanos conquistou a independência na década de 1960. Três dos
processos mais conturbados ocorreram na Argélia, no Congo e em Angola. A guerra
de independência da Argélia, colônia francesa, durou de 1955 a 1962, deixando
mais de 1 milhão de mortos. O conflito resultou em uma crise política na
França, que culminou com a queda do governo e a tomada da presidência pelo
herói da II Guerra Mundial Charles de Gaulle, em 1958. Quatro anos depois, ele
negociou a paz. Na República Democrática do Congo, colônia belga, a
independência foi proclamada em 1960, por Patrice Lumumba, que assumiu o
governo. A reação das multinacionais belgas à sua administração levou a uma
guerra civil com intervenções da Bélgica e da URSS. Lumumba foi assassinado em
1961. Em 1965, num golpe de Estado apoiado pelos EUA, o general Joseph Mobuto
instalou uma sangrenta ditadura. As colônias portuguesas levaram mais tempo
para obter a independência. As negociações só ocorreram no fim do regime
salazarista, em 1974. O caso mais violento foi o de Angola: a partir de 1975, a
luta pela independência virou uma guerra civil, finalizada em 2002 com 1 milhão
de mortos.
ATIVIDADES:
1) No processo de independência da Índia, a
liderança de Ghandi foi fundamental. Qual era a sua principal proposta para
derrotar o domínio inglês?
2) A Guerra do Vietnã e as
notícias que se transmitiam sobre as inúmeras mortes de soldados de ambos os
lados e sobre as atrocidades cometidas pelo exército norte-americano contra a
população civil geraram vários protestos em todo o mundo, até mesmo nos Estados
Unidos. Em 1966, o cantor italiano Gianni Morandi gravou uma música que contava
a vida de um jovem recrutado para lutar na guerra. Um ano depois, o grupo
musical brasileiro Os Incríveis fez uma versão da canção, que se tornou sucesso
entre os jovens. Leia a letra dessa música e responda às questões.
“Era um garoto que
como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da
América
Não era belo, mas
mesmo assim
Havia uma garota afim
Cantava help and Ticket to Ride
Oh Lady Jane,
Yesterday
Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o
separou
Fora chamado na
América
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles
songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs
Era um garoto que como eu
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo, mas acabou
Fazendo a guerra no Vietnã
Cabelos longos não usa mais
Não toca a sua guitarra e sim
Um instrumento que sempre dá A mesma nota, ra-tá-tá-tá
Não tem amigos, não vê garotas
Só gente morta caindo ao chão
Ao seu país não voltará
Pois está morto no Vietnã
No peito, um coração não há
Mas duas medalhas
sim”
a) Quais eram as atividades que
o jovem personagem da canção exercia antes de ir para a guerra?
b) Por qual instrumento o jovem
personagem da música trocou a guitarra?
c) Como você imagina que era a
vida dos jovens norte-americanos convocados para lutar na Guerra do Vietnã?
d) No Brasil, todos os jovens do
sexo masculino, no ano em que completam 18 anos, devem se alistar para o
serviço militar obrigatório. Qual é a sua opinião sobre isso?
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