ROTEIRO DE ESTUDO 7º
ANO 3º Bimestre / Semana de Estudos Intensivos
DISCIPLINA: História
ANO: 7º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
Orientações
aos Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da
Escola ou no material impresso, leia com calma e atenção e realize as
atividades solicitadas. Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da
realização das atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários
das aulas de História. Bons Estudos!
Realizem as atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim
pelo WhatsApp ou e-mail.
Olá alunos.
Espero que vocês e seus familiares estejam bem e
se cuidando.
Continuando com nossos estudos, de acordo com as aulas do
Centro de Mídias - SP e com o auxílio do caderno do aluno SP FAZ Escola e as
atividades do blog:
Essa semana desenvolverei a SEI - Semana de Estudos
Intensivos, que visa ajudá-los a recuperar habilidades - atividades- em
defasagem e reforçar seu conhecimento.
Pensando sempre em ajudá-los diante do momento de estudos remotos (online) deixo abaixo uma lista de atividades imprescindível para que você tenha um bom desenvolvimento em história e claro, bons resultados em sua média final.
Como os Europeus dominaram as economias no
mundo todo a partir do século XVI, sua lógica mercantil e domínio dos mares.
É sabido de todos que o interesse dos
Europeus ao virem para cá foi a busca de metais preciosos , sua extração ficou
conhecida como Metalismo este processo se deu sobretudo na América espanhola
mas na América portuguesa os objetivos dos europeus eram exatamente os mesmos
,encontrarem metais preciosos para extração , sem preocupação alguma com a
ocupação do território , no início este procedimento , o sonho do Eldorado vai
estar na mente da população europeia , ficar rico imediatamente numa terra além
mar que abunda ouro e prata , tem alimentos e agua limpa em abundância , esta
era a visão do paraíso . ]
Num primeiro momento não encontraram estes
metais aqui no Brasil , tão logo os portugueses fizeram a extração do
Pau-Brasil , para obtenção de tinta vermelha e também para construções de
móveis , num processo predatório , sem comprometimento algum com fatores
ambientais e humanos pois escravizavam os índios, nativos da terra , num
processo densamente violento de extermínio.
Com a alta valorização do
açúcar na Europa, instalaram a indústria canavieira aqui no Brasil,
construíram engenhos, propriedades produtoras de açúcar e aguardente,
que eram constituídos por casa grande, dos proprietários e seus familiares,
senzala destinadas aos trabalhadores escravizados e a Capela centro religioso.
Estes engenhos estavam localizados na região litorânea, de São Vicente em São
Paulo a Itamaracá em Pernambuco, os que estavam localizados no Nordeste
alcançaram prosperidade devido as condições climáticas, região de muito calor,
e sua proximidade com a Europa, isto barateava os custos, tornando o
açúcar mais rentável.
Aqui no Brasil os portugueses não
tinham interesse algum em povoar, construir um novo Estado, pelo contrário, o
único interesse era o exploratório, portanto colônia de exploração com fins de
enriquecimento da Metrópole. Do ponto de vista político a colonial era
inteiramente submetida aos desígnios de Portugal. No geral o ciclo da cana
de açúcar no Brasil foi duradouro, século XVI ao XVIII, marcado pela violência
e extermínio de povos indígenas para os estabelecimentos da
civilização europeia: língua, religião, modos de trabalho e exploração do meio ambiente.
O aprisionamento e a escravização eram feitos pelos Bandeirantes. Já num
segundo momento foram trazidos para cá, num processo densamente violento,
negros da África de regiões do atual Angola, Congo, povos Bantos e da atual
Nigéria os Iorubas - Nagos, e os Geges. Os índios foram
substituídos da produção açucareira pois além da resistência oferecidas
por eles de diferentes formas, os portugueses tinham o objetivo de monetarizar
o mercado criando uma nova frente, o mercado de escravos.
ATIVIDADES
1)Quais foram as principais características do ciclo
da cana de açúcar na América portuguesa?
2) Por que os colonizadores eram violentos e optaram pela
escravização dos índios?
3) Por que a mão de obra indígena foi
substituída pela africana, quais eram os interesses?
4) Explique a estrutura da indústria canavieira no Brasil
Colônia.
5) O que é uma
Senzala? Descreva o modo de vida nelas?
6) Quais as funções dos capitães donatários? Cite pelo
menos três delas.
7) Quais eram os objetivos dos Jesuítas em se relacionar
com os indígenas?
8) Como as classes sociais estavam divididas na
"pirâmide social" da América Espanhola?
9) Canavial, Casa Grande, Moenda, Senzala. Quatro locais
típicos de um engenho colonial. Explique para que serviam cada um deles.
10) O que era o Mercantilismo, e por que eles eram
praticados nas colônias espanholas e portuguesas nas Américas?
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