terça-feira, 13 de outubro de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO DE HISTÓRIA 7º ANO 3º Bimestre / Semana de Estudos Intensivos

 

ROTEIRO DE ESTUDO 7º ANO 3º Bimestre / Semana de Estudos Intensivos

DISCIPLINA: História

ANO: 7º ANO

PROFESSORA: CHRISTIANE

Orientações aos Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da Escola ou no material impresso, leia com calma e atenção e realize as atividades solicitadas. Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da realização das atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários das aulas de História. Bons Estudos!  Realizem as atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim pelo WhatsApp ou e-mail.

Olá alunos.

Espero que vocês e seus familiares estejam bem e se cuidando.

Continuando com nossos estudos, de acordo com as aulas do Centro de Mídias - SP e com o auxílio do caderno do aluno SP FAZ Escola e as atividades do blog:

Essa semana desenvolverei a SEI - Semana de Estudos Intensivos, que visa ajudá-los a recuperar habilidades - atividades- em defasagem e reforçar seu conhecimento.

Pensando sempre em ajudá-los diante do momento de estudos remotos (online) deixo abaixo uma lista de atividades imprescindível para que você tenha um bom desenvolvimento em história e claro, bons resultados em sua média final.

Como os Europeus dominaram as economias no mundo todo a partir do século XVI, sua lógica mercantil e domínio dos mares.

     É sabido de todos que o interesse dos Europeus ao virem para cá foi a busca de metais preciosos , sua extração ficou conhecida como Metalismo este processo se deu sobretudo na América espanhola mas na América portuguesa os objetivos dos europeus eram exatamente os mesmos ,encontrarem metais preciosos para extração , sem preocupação alguma com a ocupação do território , no início este procedimento , o sonho do Eldorado vai estar na mente da população europeia , ficar rico imediatamente numa terra além mar que abunda ouro e prata , tem alimentos e agua limpa em abundância , esta era a visão do paraíso . ]

    Num primeiro momento não encontraram estes metais aqui no Brasil , tão logo os portugueses fizeram a extração  do Pau-Brasil , para obtenção de tinta vermelha e também para construções de móveis , num processo predatório , sem comprometimento algum com fatores ambientais e humanos pois escravizavam os índios, nativos da terra , num processo densamente violento de extermínio. 

     Com a alta valorização do açúcar na Europa, instalaram a indústria canavieira aqui no Brasil, construíram engenhos, propriedades produtoras de açúcar e aguardente, que eram constituídos por casa grande, dos proprietários e seus familiares, senzala destinadas aos trabalhadores escravizados e a Capela centro religioso. Estes engenhos estavam localizados na região litorânea, de São Vicente em São Paulo a Itamaracá em Pernambuco, os que estavam localizados no Nordeste alcançaram prosperidade devido as condições climáticas, região de muito calor, e sua proximidade com a Europa, isto barateava os custos, tornando o açúcar mais rentável.  

     Aqui no Brasil os portugueses não tinham interesse algum em povoar, construir um novo Estado, pelo contrário, o único interesse era o exploratório, portanto colônia de exploração com fins de enriquecimento da Metrópole. Do ponto de vista político a colonial era inteiramente submetida aos desígnios de Portugal. No geral o ciclo da cana de açúcar no Brasil foi duradouro, século XVI ao XVIII, marcado pela violência e extermínio de povos indígenas para os estabelecimentos da civilização europeia: língua, religião, modos de trabalho e exploração do meio ambiente. O aprisionamento e a escravização eram feitos pelos Bandeirantes. Já num segundo momento foram trazidos para cá, num processo densamente violento, negros da África de regiões do atual Angola, Congo, povos Bantos e da atual Nigéria os Iorubas - Nagos, e os Geges.  Os índios foram substituídos da produção açucareira pois além da resistência oferecidas por eles de diferentes formas, os portugueses tinham o objetivo de monetarizar o mercado criando uma nova frente, o mercado de escravos. 

ATIVIDADES

1)Quais foram as principais características do ciclo da cana de açúcar na América portuguesa?

2) Por que os colonizadores eram violentos e optaram pela escravização dos índios?

3) Por que a mão de obra indígena foi substituída pela africana, quais eram os interesses? 

4) Explique a estrutura da indústria canavieira no Brasil Colônia.

5)  O que é uma Senzala? Descreva o modo de vida nelas?

6) Quais as funções dos capitães donatários? Cite pelo menos três delas.

7) Quais eram os objetivos dos Jesuítas em se relacionar com os indígenas?

8) Como as classes sociais estavam divididas na "pirâmide social" da América Espanhola?

9) Canavial, Casa Grande, Moenda, Senzala. Quatro locais típicos de um engenho colonial. Explique para que serviam cada um deles.

10) O que era o Mercantilismo, e por que eles eram praticados nas colônias espanholas e portuguesas nas Américas?

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