ROTEIRO DE ESTUDO DE
HISTÓRIA 8º ANO 4º Bimestre
DISCIPLINA: História
ANO: 8º ANO
PROFESSORA: CHRISTIANE
Orientações aos
Alunos: Leiam o material de apoio contido no blog da Escola ou no material
impresso, leia com calma e atenção e realize as atividades solicitadas.
Qualquer dúvida que surgir no decorrer da leitura ou da realização das
atividades entre em contato pelo grupo de WhatsApp nos horários das aulas de
História. Bons Estudos! Realizem as
atividades no caderno. Assim que terminar envie para mim pelo WhatsApp ou
e-mail.
O Século XIX e os discursos civilizatórios.
Fazer com que o aluno compreenda como se deu o processo da
Abolição da Escravatura;
Refletir sobre a presença negra na sociedade brasileira,
permanências históricas e rupturas.
Tem uma sequência de atividades em que você
aluna(o) irá pesquisar e responder através da internet e do caderno do aluno SP
FAZ A DIFERENÇA volume4, das páginas 195 a 200 tem alguns textos para apoio.
Falar de antirracismo é entender o
branqueamento
Uma luta antirracista precisa ser pautada
em mecanismos de combate ao racismo. Neste sentido, falar sobre embranquecimento é
entender como a configuração desta ideologia nos atingiu e atinge
enquanto população negra, e a partir disso, desconstruir estereótipos e
arquétipos que possam modificar a estrutura racista.
Quando falamos que nossos corpos foram embranquecidos,
contamos a história desse país. Nossas ações são pautadas por uma herança
baseada em uma ideologia, que está enraizada na nossa sociedade,
fortalecida pelo sistema racista. Por isso, para entender o branqueamento,
precisamos voltar algumas casas. Vamos lá?
Alerta: Eu sei que vai ser estranho para algumas pessoas,
mas vocês vão perceber que NADA do que aconteceu com a
população negra foi por acaso no Brasil. Tudo foi muito bem pensado e
articulado como forma de extermínio e eugenia de negros e negras. Ações que
somente se reformularam à medida do tempo, pois ainda se fazem presentes.
Como o branqueamento nos atingiu
Tudo começou com a vinda de negros e negras escravizados da
África. Nossos irmãos eram negros de pele retinta (tom de pele negra escura)
que vieram como objetos de exploração, seja qual fosse a natureza dessa, até
aqui nenhuma novidade. Mas, houve um ‘problema’ que os portugueses não pensaram
né, a população brasileira estava enegrecendo. Então, no século XIX e meados do
século XX, a elite brasileira estruturou a “ideologia
do branqueamento” baseada na premissa de que era necessário
embranquecer o país (tornar a população branca mesmo), uma vez que ser negro
era considerado ruim — isso não parece familiar pra você?
Quais foram as ações para o branqueamento?
Nós nos sentimos muito orgulhosos em gritar aos quatros
ventos que o Brasil é um país plural, pois somos miscigenados. Porém, o que
nunca nos contaram é que a miscigenação foi um processo estruturado, planejado,
instaurado e fortalecido para negros e índios (sim, eu sei que dói). Essa foi
difundida como forma de alienação de suas identidades, os quais acreditavam que
com essa medida, seus filhos seriam incluídos na sociedade, pois sabemos que
eles não eram considerados como integrantes da população. Para André (2008), a
miscigenação tornou-se eficaz, pois desenvolveu três formas de ação:
1) A violência sexual praticada pelos senhores
de escravos em mulheres negras e indígenas. Para enfatizar: Mulheres foram
estupradas com o objetivo de clarear a população.
2) Casamentos fora do religioso.
3) À chegada dos imigrantes no país. Essa é bem
legal também. Nossos governantes eram muitos bons, né, então, eles resolveram
adotar uma política externa no regime colonial, que facilitava a vinda de
imigrantes de todos os países do mundo para o Brasil, oferecendo a
possibilidade de trabalho e moradia. Mas, a verdade é que, novamente, o
objetivo era o clareamento.
Como o branqueamento nos atinge hoje?
O embranquecimento ainda é vivo entre pessoas negras devido
à desfragmentação identitária. Essa prática está alicerçada na
estrutura do racismo — vale lembrar que o racismo é um sistema de poder, logo,
suas ações estão associadas à uma configuração que o permita se fortalecer e
manter seu poder. Por isso, quanto mais enfraquecidos e desarticulados
estivermos, quem ganha é o racismo e a quem o convém.
Desde que tribos oriundas da África chegaram no Brasil como
escravizados, um dos principais mecanismos de desarticulação de revoltas e
fugas, foi a mistura dessas tribos, pois a cultura e a língua eram diferentes,
desta forma, dificultava a comunicação, e por sua vez, a articulação.
Referência:
ANDRÉ, Maria da Consolação. O ser negro: a
construção da subjetividade em afrobrasileiros. Brasília: LGE, 2008.
ATIVIDADES:
1) De acordo com a fonte, o que era a teoria do
“branqueamento” ou
“embranquecimento”?
2) O que é Darwinismo social?
3) Por que a Guerra dos Bôeres recebeu esse nome?
4) O que estabeleceu a Lei do Ventre Livre?
5) Pesquisar: O que foram os quilombos e como se formaram?
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