Roteiro 3
Data 26/11/20
6º Ano -
Educação Física
4º Bimestre
Capoeira
A capoeira é
uma expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos,
em ritmo de música e aspectos coreográficos.
Na capoeira os praticantes utilizam mais os movimentos com os pés e a cabeça e
menos os movimentos com as mãos.
O principal instrumento utilizado na capoeira é o birimbau. É ele que
dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente constituído de um pedaço de
arame, um pedaço de pau e uma cabaça. Os ritmos podem ser bem variados.
A capoeira surgiu no Brasil, como uma forma de resistência dos escravos
trazidos da África.
Atualmente, fala-se em “jogo de capoeira” ou em “roda de capoeira”, pois
normalmente os movimentos são apenas simulações de ataque, defesa e esquiva
entre dois capoeiristas. O objetivo do jogo é demonstrar superioridade em
quesitos como a força, a habilidade, a autoconfiança e, sobretudo, através do
gingado.
Gingado é o movimento de todo o corpo de forma ritmada, mantendo o corpo
relaxado, deslocando o centro de gravidade do corpo constantemente e mantendo-se alerta
para movimentos de esquiva, ataque e contra-ataque.
A prática da capoeira provoca o aumento da freqüência cardíaca, o
desenvolvimento muscular e a queima de gordura e desenvolve força muscular,
flexibilidade e resistência física.
Atividade
Nome: _____________________________________________________________ Série:
________
1. Na capoeira os movimentos mais
utilizados são com os pés e a cabeça?
( ) verdadeiro ( ) falso
2.
Qual é o principal instrumento da capoeira?
.......................................................................................
3.
Do que é feito o birimbau?
...................................................................................................................
4. A capoeira desenvolve
força muscular, flexibilidade e resistência física?
( ) verdadeiro ( ) falso
5.
Os movimentos da capoeira são apenas simulações de ataque, defesa e
esquiva entre dois capoeirista?
( ) verdadeiro ( ) falso
OBS: Enviar por foto ou e-mail.
E-mail:
eliasprofetajr@hotmail.com
Telefone (12) 98122 3114
Boa
atividade
Roteiro
2
Data 12/11/20
6º Ano -
Educação Física
4º Bimestre
Jogos de tabuleiro
O jogo
de tabuleiro ou
mesa é uma proposta de
entretenimento que utiliza normalmente um tabuleiro e algum tipo de complemento, como dados, cartas ou
fichas. Seguindo uma série de regras e instruções, os participantes têm que alcançar
algum objetivo para obter a vitória.
Os jogos ajudam em aprendizados
específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos
estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a
vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de
regras e de estratégias.
Jogos de tabuleiro mais populares
·
Xadrez. Um dos jogos mais antigos do mundo, o xadrez é jogado por
milhões de pessoas em todos os cantos.
·
Monopólio (Banco Imobiliário)
·
Damas.
·
Batalha Naval .
·
Detetive.
ATIVIDADE
Nome: _____________________________________________________________ Série:
________
Atividade
1-
Pesquisar e criar (
desenhar) um jogo de tabuleiro com suas próprias regras. Ex: xadrez, dama,
banco imobiliário, batalha naval.
Use a criatiovidade.
OBS: Enviar por foto ou e-mail.
E-mail:
eliasprofetajr@hotmail.com
Telefone (12) 98122 3114
Boa
atividade
Roteiro 1
Data
30/10/20
6º Ano -
Educação Física
4º Bimestre
Jogos eletrônicos
O primeiro jogo de
fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como
Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época. Em 1977,
a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis.
A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira
no desenvolvimento de jogos
eletrônicos no mundo (ao mesmo foi ela quem popularizou os
videogames domésticos). A partir daí, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais
rápido e o aprimoramento gráfico (design) dos jogos também.
ATIVIDADE
Nome: _____________________________________________________________ Série:
________
1-
Pesquisar jogos eletrônicos
de sua preferência com suas regras. Fazer uma comparação dos jogos antigos com os
atuais.
Situação de aprendizagem 01;
Apostila - 4
OBS: Enviar por foto ou e-mail.
E-mail:
eliasprofetajr@hotmail.com
Telefone (12) 98122 3114
Boa
atividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...