E.E. Profa. Célia Keiko
Profa. Vanessa Bracci
Artes
9 A
Atividade 2 – Apreciação I
Nesta atividade, é importante destacar para os estudantes que a cidade é um lugar em contínuo movimento e transformação. Explique que muitos artistas buscam, nos espaços públicos, um campo para desenvolver e expor suas propostas, suas ideias por meio da Arte.
Após essa conversa inicial, apresente aos estudantes algumas imagens que abordam fotografia, grafite, escultura, intervenção e arte pública contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros, para que possam apreciar e analisar os objetos de conhecimento que serão abordados nesta Situação de Aprendizagem.
É importante que você analise as imagens e os vídeos, antes de apresentá-los aos estudantes. Durante a apreciação, faça pausas e perguntas, reforçando os conceitos trabalhados na atividade anterior. É importante que eles façam anotações sobre a conversa.
Você pode acrescentar ou utilizar outras referências, de acordo com sua necessidade e/ou realidade.
1
1a
2
2a
3
3a
4
4a
5
5a
1. Escultura abstrata - Meteoro/Bruno Giorgi. Fonte: Victor32/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyw3. Acesso em: 13 abr. 2020.
1a. Escultura Alegórica. Fonte: Pete Linforth/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyicy. Acesso em: 13 abr. 2020.
2. Grafite Estêncil - Menina com balão/Banksy. Fonte: Zorro4/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hskth. Acesso em: 03 abr. 2020.
2a. Grafite 3D - Rio/Kobra. Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hsktz. Acesso em: 03 abr. 2020.
3. Intervenção urbana - Grafite - Mundano - Fonte: tatosievers/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxyzg. Acesso em: 13 abr. 2020.
3a. Intervenção urbana - Stickers - Fonte: ShonEjai/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxy98. Acesso em: 13 abr. 2020.
4. Fotografia documental - Combate a incêndio florestal. Fonte: dazu59/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxz4q. Acesso em:
13 abr. 2020.
4a. Fotografia de rua - Fonte: Marcos Souza/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hxys0. Acesso em: 13 abr. 2020.
5. Fonte multimídia - Parque do Ibirapuera - Fonte: Joel Santana/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyhll. Acesso em: 13 abr.2020.
5a. “Land art”- Fonte: USA-Reiseblogger/Pixabay. Disponível em: http://gg.gg/hyhmm/1. Acesso em: 13 abr. 2020.
Após a realização da apreciação, solicite aos estudantes que realizem uma leitura pessoal das imagens e registrem suas impressões, em seus cadernos. Para finalizar esta atividade, realize com a turma, uma leitura coletiva das imagens, para que as impressões ou ideias de cada um sejam compartilhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...