terça-feira, 3 de novembro de 2020

6º A - Geografia - Elias - De 03/11 a 06/11/2020

 Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (De 03/11 a 06/11/2020)

Ÿ Disciplina: Geografia

Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas

Ÿ Ano/série: 6º Ano

Ÿ Turma(s): “A”

 

Atividade I

Habilidades/conteúdos: (EF06GE17) Discutir a importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar com a sua disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e práticas sustentáveis para preservação e conservação.

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional e global.

Tempo previsto para execução: 4 aulas

Ÿ O que registrar para avaliação do professor: Ler as imagens, copiar e responder atentamente as perguntas, entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 09/11 com identificação do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629

 

ÁGUA INVISÍVEL

 

Você saberia dizer a quantidade de água que é gasta para produzir os alimentos? E na produção de um smartphone? Para estimar essa quantidade foi criado um indicador: a pegada hídrica, também chamada água virtual ou água invisível. Ela corresponde ao volume de água doce utilizada direta e indiretamente durante uma atividade ou processo produtivo. Confira alguns exemplos a seguir.

 

Fontes: Water Footprint Network. Disponível em: <http://waterfootprint.org/en/resources/interactive-tools/product-gallery/>; WWF. Pegada hídrica incentiva o uso responsável da água. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?27822/Pegada-Hdrica-incentiva-o-uso-responsvel-dagua>; Friends of the Earth. The land and waterfootprints of everyday products. Disponível em: <https://friendsoftheearth.uk/sites/default/files/downloads/mind-your-step-report-76803.pdf>; Sabesp. Uso racional da água. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=595>. Acessos em: 23 abr. 2018.




Fontes: MEKONNEN, M.M.; HOEKSTRA, A.Y. National water footprint accounts: the green, blue and grey water footprint of production and consumption. Value of Water Research Report Series, n. 50. Delft: Unesco-IHE, 2011. p. 30.

 

EXERCÍCIOS

1. Qual é a importância de conhecer a pegada hídrica dos produtos que consumimos?

2. Crie uma lista das atividades que exigem o consumo direto de água em sua moradia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...