Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (De 03/11 a 06/11/2020)
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 6º Ano
Ÿ Turma(s): “A”
Atividade I
Habilidades/conteúdos: (EF06GE17) Discutir
a importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar com a sua
disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e práticas
sustentáveis para preservação e conservação.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo
(rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos
hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como
suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional
e global.
Tempo previsto para execução: 4 aulas
O que registrar para avaliação do
professor: Ler as imagens, copiar e responder atentamente as perguntas, entregando
todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 09/11 com identificação
do(a) aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629
ÁGUA INVISÍVEL
Você saberia dizer a quantidade de água
que é gasta para produzir os alimentos? E na produção de um smartphone?
Para estimar essa quantidade foi criado um indicador: a pegada
hídrica, também chamada água virtual ou água invisível. Ela
corresponde ao volume de água doce utilizada direta e indiretamente durante uma
atividade ou processo produtivo. Confira alguns exemplos a seguir.
Fontes: Water Footprint Network.
Disponível em: <http://waterfootprint.org/en/resources/interactive-tools/product-gallery/>;
WWF. Pegada hídrica incentiva o uso responsável da água. Disponível em:
<https://www.wwf.org.br/?27822/Pegada-Hdrica-incentiva-o-uso-responsvel-dagua>;
Friends of the Earth. The land and waterfootprints
of everyday products. Disponível em: <https://friendsoftheearth.uk/sites/default/files/downloads/mind-your-step-report-76803.pdf>;
Sabesp. Uso racional da água. Disponível em: <http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=595>.
Acessos em: 23 abr. 2018.
Fontes: MEKONNEN, M.M.; HOEKSTRA, A.Y. National water
footprint accounts: the green, blue and grey water footprint of production and
consumption. Value of Water Research
Report Series, n. 50. Delft: Unesco-IHE,
2011. p. 30.
EXERCÍCIOS
1. Qual é a
importância de conhecer a pegada hídrica dos produtos que consumimos?
2. Crie uma lista das atividades que exigem o consumo direto de água em sua moradia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...