Roteiro de Estudos – E.E. Célia Keiko
Ikeda (De 16/11 a 20/11/2020)
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 6º Ano
Ÿ Turma(s): “A”
Atividade I
Habilidades/conteúdos: (EF06GE17*)
Discutir a importância da água para manutenção das formas de vida e relacionar
com a sua disponibilidade no planeta, tipos de usos, padrões de consumo e
práticas sustentáveis para preservação e conservação.
(EF06GE05) Relacionar
padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo
(rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos
hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como
suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das
sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes
físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local, regional
e global.
Tempo previsto para execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação do
professor: Responder Formulário Eletrônico, entregando todas as atividades
conjuntamente até às 16h00 do Dia 24/11 com identificação do(a) aluno(a), número
e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (COM CONSULTA)
Formulário Eletrônico: https://cutt.ly/Qg4htrW
ou https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDI42uW7we6VPnHUZbUhJlb1UN005RFYzNTVEVExQRTdWMkJMUVFINkU0Ui4u
O que Estudar: Água; Distribuição da Água; Uso da
Água; Biomas, Domínios e Ecossistemas; Biomas Brasileiros
Responder as questões com MUITA
ATENÇÃO!
Atividade II
Habilidades/conteúdos:
(EF06GE05) Relacionar
padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo
(rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos
hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como
suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Tempo previsto para execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação do
professor: Ler o texto, copiar e responder as perguntas, entregando todas as
atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 24/11 com identificação do(a)
aluno(a), número e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br
e/ou via Whatsapp – (12)
99203-6629
SOLO
O solo, mais do que
simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato
terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e
vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da
decomposição das rochas. É o material orgânico ou mineral inconsolidado na porção
superior da crosta terrestre que serve de base para todas as atividades
socioespaciais e naturais. A área do conhecimento que se preocupa em estudar
especificamente os solos é chamada de Pedologia.
Trata-se de um recurso renovável, ou
seja, o solo é um elemento natural que pode ser por diversas vezes utilizado
pelo ser humano em suas atividades produtivas, embora a má utilização e a não
conservação dos solos façam com que eles se tornem incultiváveis. Para melhor
compreender a sua estrutura, elaboraram-se os conhecimentos a respeito
dos horizontes do solo, assim nomeados: O, A, B, C e rocha mãe.
Confira o esquema a seguir:
Os perfis ou horizontes
do solo representam diferentes características de um mesmo elemento
A seguir, um detalhamento das
características principais de cada perfil do solo.
Horizonte O – é o horizonte orgânico formado
a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem animal e vegetal.
Horizonte A – é o horizonte mineralógico que,
como o nome indica, é composto por compostos minerais oriundos da rocha mãe (a
rocha que se decompôs e deu origem ao solo) e também de outras áreas.
Geralmente, essa camada apresenta uma boa quantidade de material orgânico
decomposto, o que faz com que também se chame de solo humífero.
Horizonte B – é o horizonte de composição
essencialmente mineral. Ele é formado pela acumulação de argila e também de
oxi-hidróxicos de ferro e alumínio.
Horizonte C – é a zona de transição entre o
solo e a sua rocha formadora, sendo chamado também de saprolito. É
formado por alguns sedimentos maiores e menos decompostos, representando o
processo de decomposição da rocha.
Os elementos e as características do
solo costumam seguir uma combinação de diferentes características, tais como: o
tipo de rocha mãe, idade do solo, transporte de sedimentos advindos de outras
áreas, presença de matéria orgânica resultante da decomposição de seres vivos,
entre outras. Por esse motivo, diferentes classificações são utilizadas com
base em diferentes critérios preestabelecidos.
Por exemplo, se levarmos em conta a
profundidade, os solos dividem-se em rasos (menos de 50 cm), semiprofundos (50
a 100 cm), profundos (100 cm a 200 cm) e muito profundos (mais de 200 cm). Já
pela drenagem, eles podem ser classificados em excessivamente drenados, bem
drenados e mal drenados. Existem ainda muitos outros critérios que originam
nomes como latossolos, luvissolos, solos argilosos, solos areníticos e muitos
outros.
EXERCÍCIOS
1.
O
que é o Solo?
2.
Como
se chama a ciência que estuda os solos?
3.
O
que representa cada horizonte do solo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário em nosso Blog...