Roteiro de
Estudos – E.E. Célia Keiko Ikeda (De 16/11 a 20/11/2020)
Ÿ Disciplina: Geografia
Ÿ Professor: Elias Rivelle de Freitas
Ÿ Ano/série: 9º Ano
Ÿ Turma(s): “A”
Atividade I
Habilidades/conteúdos: (EF09GE18)
Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências
dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica,
hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
(EF09GE28*) Avaliar criticamente os usos de recursos naturais a partir
das diferentes fontes de energia (termoelétrica, hidrelétrica, eólica, nuclear
e geotérmica), analisar os impactos socioambientais decorrentes da utilização
em diferentes países da Europa, Ásia e Oceania e relacionar com as fontes de
energia utilizadas no Brasil e as práticas de uso racional de energia
Tempo previsto para execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação
do professor: Ler o texto, copiar e responder atentamente as perguntas,
entregando todas as atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 24/11 com
identificação do(a) aluno(a), número, roteiro e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629
Globalização
e meio ambiente
(Adaptado
de: Mundo Educação – https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/globalizacao-meio-ambiente.htm.
Acesso em: 06/11/2020).
A relação
entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução
Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes
para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção
no campo e na cidade.
Por
definição, a globalização é
entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo
ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de
maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se
conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores
culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano
interage e gera impactos sobre o meio natural.
No âmbito
da questão ambiental na
Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico
para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a
emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a
industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais
renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os
recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários
passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto
atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.
No campo,
os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas
agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e
as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a
biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade
no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e
extração dos recursos naturais.
As
consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são
bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos,
sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações
na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem
dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além
disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos
cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a
intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.
No mesmo
contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se
intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países
centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais
urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da
inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos
e da ausência de saneamento ambiental.
Contudo,
no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos
técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma
incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das
sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito
de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída
necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação
ambiental.
De todo
modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa
por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via
consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção
industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso,
além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação
entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam as
necessidades básicas para a conservação da natureza.
ATIVIDADES
1.
Quais as contribuições da relação entre Globalização e
Meio Ambiente foi importante para integrar as diferentes partes do planeta?
2.
De acordo com o texto, qual foi o principal marco histórico
para a intensificação das alterações do meio natural pelas sociedades?
3.
Como o processo de industrialização interfere sobre o uso dos recursos
naturais renováveis e não renováveis?
4.
Quais tem sido as principais discussões acerca do uso responsável
dos recursos naturais em relação aos avanços da Globalização?
Atividade II
Habilidades/conteúdos: (EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização
às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural
e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque
para o Brasil.
(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do
processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e
discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões
do mundo, em especial no Brasil.
(EF09GE23) Debater as origens e consequências dos problemas da
desigualdade social, da fome e da pobreza na sociedade urbano-industrial, considerando
a concentração de renda, dos meios de produção, de acesso aos recursos naturais
e da segregação socioespacial, em diferentes regiões do mundo.
(EF09GE18) Identificar e analisar as
cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos
naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica,
hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.
(EF09GE28*) Avaliar criticamente os usos de recursos naturais a partir
das diferentes fontes de energia (termoelétrica, hidrelétrica, eólica, nuclear
e geotérmica), analisar os impactos socioambientais decorrentes da utilização
em diferentes países da Europa, Ásia e Oceania e relacionar com as fontes de
energia utilizadas no Brasil e as práticas de uso racional de energia
Tempo previsto para execução: 2 aulas
O que registrar para avaliação
do professor: Responder atentamente as perguntas em Formulário Eletrônico,
entregando todas as demais atividades conjuntamente até às 16h00 do Dia 24/11
com identificação do(a) aluno(a), número, roteiro e série/turma para o e-mail rivelle@professor.educacao.sp.gov.br e/ou via Whatsapp – (12) 99203-6629
AVALIAÇÃO BIMESTRAL (COM
CONSULTA)
Link do Formulário Eletrônico: https://cutt.ly/mg4phQx ou https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDBkQOxBoQWtIsCcyt9TKbVhUNU5IUkxMUzQ5VlJYOEEwSVUwQzRYT0hGTyQlQCN0PWcu
O que Estudar: Processo de Urbanização; Desenvolvimento
Sustentável; Recursos Naturais – Renováveis e Não Renováveis; Fontes Alternativas
de Energia
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