terça-feira, 1 de setembro de 2020

ROTEIRO DE ATIVIDADES DE ARTE - 6º ANO- PROFª KAREN

 

Roteiro de Estudos – EE PROFª CÉLIA KEIKO IKEDA

 

Ÿ  Dias  31/08/2020 A 04/09/2020

 

Ÿ  Disciplina: Arte

Ÿ  Professor: Karen Suellen dos Santos

Ÿ  Ano/série/Turma: 6º ANO

Ÿ  Período: TARDE

 

 

Ÿ  Atividades:

 

ATIVIDADE 1 : COPIE O TEXTO A SEGUIR:

 

ELEMENTOS DO TEATRO

 

Gênero teatral Comédia:  Explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público. 

Gênero teatral Farsa:  Apesar de ser dramático é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. 

Práticas artísticas:  Ações que resultam em produtos artísticos ou artesanais de todos os povos e matrizes estéticas e culturais (técnicas, saberes, apresentações musicais, de dança, teatro e circo, tradicionais ou contemporâneos). 

Dimensões da vida: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por elementos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se neste viés e pode ser abordada e relacionada com cada uma das múltiplas dimensões da vida a partir de experiências sensíveis.

Dimensão Social: Envolve os diferentes contextos nos quais seja possível ter contato com a arte: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc.

Dimensão Cultural:   O ambiente, em que vivemos, influencia nossos padrões culturais entre eles o tipo de produto artístico a que somos expostos, por exemplo, em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a ter mais contato e apreciar músicas do gênero sertanejo. Sendo assim, a partir do produto artístico que é apreciado, é possível perceber as influências culturais locais.

Dimensão Política: O viés político está ligado às influências culturais e estéticas de outros países e culturas, na produção artística local, regional etc.

Dimensão Histórica: A relação histórica se observa pelo registro de fatos e acontecimentos que ficaram marcados na/pela produção artística, por exemplo, a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida etc. 

Dimensão Econômica: Tem relação com o consumo de produtos artísticos produzidos em massa pela indústria cultural ou em quantidades restritas/artesanais como livros, objetos, fotografias, gravuras, mídias digitais etc.

Dimensão Estética: Está relacionada às relações sensoriais de apreciação, deleite, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente em diferentes situações vividas pelo sujeito e que envolvem um produto artístico.

 

 

 

Dimensão Ética:  Relacionada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

Circo tradicional:   É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e desmontagem.

Circo Contemporâneo:   Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo. Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético. Outra característica importante é que não há animais.

 

ATIVIDADE 2:

Se você fosse trabalhar no circo, quem você gostaria de ser? Agora você vai fazer um desenho de quem você será no circo, qual figurino irá usar e qual será a sua maquiagem.

 

ATIVIDADE 3:

Se você fosse participar de um espetáculo, qual personagem você gostaria de ser? Agora você vai fazer um desenho do seu personagem no teatro, qual figurino irá usar, qual será a sua maquiagem, como será seu cabelo, todas as características do seu personagem.  

 

 

Ÿ  Avaliação: (folha separada)

 

O acompanhamento da realização dessa atividade e a aprendizagem será a “entrega” registro escrito em  envio dos trabalhos via e-mail para: prof.karen.artes@gmail.com (informar nome, série e escola) ou quando retornar o ensino presencial.

O plantão de dúvidas sobre os roteiros de Arte, estão sendo pelo e-mail prof.karen.artes@gmail.com  nos dias:

·         2ª feira das 13:00 às 17:30hs e

·         3ª das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30hs

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário em nosso Blog...